sábado, maio 24, 2008

Pinhead Society

Na década de 90, mais precisamente entre 1996 e 1998 houve uns miúdos lisboetas que deram muito que falar - a banda Pinhead Society. Na altura os membros da banda tinham apenas 15 anos mas, não obstante a sua idade, conseguiram captar a atenção dos meios indie e underground lusos.
Quanto ao estilo musical, é praticamente inevitável fugir à comparação à banda que os inspirou, os Sonic Youth. Numa altura em que o grunge já estava morto e quem reinava eram os Smashing Pumpkins e os Sonic Youth com o seu Washing Machine, estes jovens imberbes (como uma menina pelo meio, que por sinal até era vocalista) da capital vieram mostrar que também eram capazes de fazer música igualmente boa dentro do mesmo género no nosso país.
Geraram mesmo um mini-hype, chegando a tocar em Vilar de Mouros, Sudoeste e Coliseu dos Recreios, palcos onde tocaram antes de Sonic Youth. Mas o hype foi fugaz e os Pinhead Society preferiram a vida fora da "ribalta". O repertório que deixaram é curto - Stress, Blah And All That Mess!!! (EP) e Kings Of Our Size, o único álbum que, se fosse hoje, com a ajuda do myspace e da partilha intensa que a Internet trouxe, tenho razões para acreditar que atingiria um estatuto semelhante a um Olhos de Mongol (Linda Martini), por exemplo.
Resta-nos ouvir o legado deixado pelos cabeças de alfinete.
Deixo-vos com um cheirinho daquilo que se fazia de bom em Lisboa na altura.
boomp3.com

3 comentários:

Anónimo disse...

Só os descobri há pouco tempo, (através de um fórum, se calhar até foi por isso que te lembraste de falar neles) e gostei muito do que ouvi. Então o EP é muito bom!

Eduardo Negrão disse...

Por acaso também tenho lido muito sobre eles aí pela net, mas este post ja vinha a ser adiado há anos... eu li sobre eles na blitz, quando ainda era em formato de jornal, blitz decente portanto, nada do que é hgje com o Tiago já referiu mais abaixo.
O EP ainda está em teste, ainda nao ouvi com a atenção devida, so o album, mas acredito que esteja ao mesmo nivel.

Anónimo disse...

Ouve que vale a pena. Até acho que o EP esteja mais próximo dos SY que falaste no post, do que o álbum.