quinta-feira, maio 29, 2008

«A Fraude do Myspace»

Já ouviram falar? Se não, acompanhem-me nesta leitura (que para mim é mais escrita, mas enfim...).

Quantas vezes não foram a um Myspace e pensaram "ena, tantas vezes que já se ouviu esta música... deixa cá ouvir também, que deve ser interessante"? Algumas, certamente. Então imaginem que há uma forma qualquer de aumentar o número de 'plays' que aparecem, a qual apenas exige um montante de dinheiro para ser accionada. Ora, uma banda qualquer não tem dinheiro... De qualquer forma, esses meios existem realmente:

«Pelos vistos, a trafulhice de aumentar artificialmente o número de plays no MySpace é uma prática generalizada da indústria discográfica, em particular das bandas e editoras de maior dimensão. Apesar do site da TuneBoom Pro, uma empresa especializada nesse tipo de serviços “escuros” ter desaparecido misteriosamente depois do esquema ter sido publicamente revelado, Eliot Van Busbirk do Listening Post recebeu uma mensagem de um leitor com uma lista de 46 alternativas para manipular o número de vezes que as músicas de um artista são reproduzidas via streming a partir do MySpace», diz-nos o site Remixtures (clicar para ver o artigo todo).

E tem-se falado por aí, nesse mundo que é a Internet, numa espécie de editora do Myspace, coisa sobre a qual, confesso, pouco sei. Mas é, definitivamente, uma agravante se tivermos em conta que perante esta situação, o Myspace nada faz.

Ao que parece, os hypes são predefinidos.

4 comentários:

António Pita disse...

tá giro...

André Forte disse...

é só isso, mesmo: giro. o tiago é que tinha aquela expressão extremamente intelectual que se aplicava aqui na perfeição... mas não me lembro qual é.

bem, isto não me afecta muito, mas sempre que for para dizer mal de uma editora (ou mais!!!), cá estou eu :D

António Pita disse...

Dois factos a não desprezar: primeiro, a hora do meu "tá giro"; segundo, a frase que o tiago profere nestas ocasiões é "isso é uma curiosidade interessante, mas não mais do que isso."

Obrigado

André Forte disse...

xi, pah... hora de chefe, seu boémio ou homem madrugador.

bem haja pela frase,já não conseguía articulá-la com tamanha precisão!