quinta-feira, maio 01, 2008

Foi só marketing

Radiohead não repetem proeza de In Rainbows


Segundo aquilo que vem no site da Blitz, o Thom Yorke referiu numa entrevista que o modelo adoptado pelo Radiohead para distribuir o álbum In Rainbows foi «uma resposta a uma situação específica» e não se repetirá novamente.

Nas palavras do vocalista da banda, «foi um caso excepcional. Era uma situação em que estávamos numa posição em que toda a gente nos perguntava o que íamos fazer. Penso que não teria o mesmo impacto se repetíssemos a ideia ou se escolhêssemos oferecer outra coisa novamente. Foi uma solução própria daquele momento».
Tradução: foi marketing do mais puro e não havia qualquer segunda intenção. Lamentamos, mas a partir de agora passam a pagar, e bem (que em Portugal o IVA para os produtos discográficos não é o mesmo que para os produtos culturais, sabe-se lá porquê...).

7 comentários:

Eduardo Negrão disse...

o reznor criticou-os bastante pelo lançamento do album gratis. Ja nao me lembro mt bem do que ele disse, mas acho q foi qq coisa como "acto injustificado" ou assim

A vanessa saberá mais, certamente

Tiago Estêvão disse...

Há lá valor mais alto que o dinheiro no bolso

André Forte disse...

é verdade...

vanessa disse...

Bom não sei ao certo o que o Reznor disse mas, na mesma altura ele estava a lançar o album do Saul Williams mas com uma estratégia diferente e ele foi criticado por causa disso e disse-se que ele estaria a imitar o género dos Radiohead e depois ele publicou online os resultados das vendas e dos downloads do album do Saul e coisas assim, mas o Reznor sabe o que faz e não tomou esta decisão só por agora, ele provou ao contrario dos Radiohead que se consegue fazer dinheiro com a venda e distribuição dos albuns assim, mas não podemos negar que os Radiohead realmente tomaram o 1o passo para acabar de vez o sistema obsleto das editoras, simplesmente não fizeram da melhor maneira.

Eduardo Negrão disse...

http://arstechnica.com/news.ars/post/20080313-reznor-says-radiohead-offering-insincere-industry-inept.html
Aqui esta o que ele disse.

- 160kbs
- falta de artwork
- o facto de já não estar a ser distribuído online gratuitamente
- foi apenas para chamar a atençao dos media

Estes sao alguns dos argumentos do frontman dos NIN. No entanto, eu acho que os radiohead estavam cientes disto tudo quando fizeram o que fizeram, os media é que saltaram logo para a conclusao de que eles estavam a revolucionar a industria da musica e etc. De certa forma os radiohead podiam ter esclarecido desde o inicio que nao era este o seu objectivo, em vez de ficarem com os creditos durante algum tempo por algo que nunca foi o seu objectivo. A consciencia deve-lhes ter pesado e agora explicaram o que se passava.

Viva NIN!
Viva Radiohead (mas a 320kbs)

PS: para quem me chamar menino pcausa da minha obsessão com 320kbs, eu tenho é um ouvido bastante refinado. O reznor tambem é menino entao!

vanessa disse...

Caro Negrão, o Sr. Reznor é o maior menino que existe, mas não é por isso que não deixa de ser um senhor no campo musical e agora um empresário de sucesso. eheheh
Mas também já lá vão 25 anos a fazer musica e a aguentar merdas das editoras, criticos e fãs obecessivos.

António Pita disse...

Aquela do Negrão foi para mim. Eu prefiro boa qualidade, obviamente, mas acho que um gajo tem de pescar com o que tem. Eu prefiro ouvir um album hoje, do que esperar um mes para o ouvir numa qualidade superior. Embora daqui a um mês vá buscar o album com maior qualidade na mesma. It's all about music anyway...