sábado, maio 17, 2008

Justice - Stress

Aqui fica o vídeo que anda nas bocas do mundo. Dirigido por Romain Gavras, este Stress tem gerado grande polémica pela sua violência explícita, tendo, aliás, sido banido de alguns canais televisivos. Nada como dar uma olhada para perceber o porquê da polémica:

11 comentários:

André Forte disse...

acho que eles fizeram um video assim para disfarçar a música...

Tiago Estêvão disse...

Sim, mas isto levanta a bela da questão: deve ou não ser poribido?

Quanto a mim isso não faz sentido. É mais um acto de falso pudor e de repúdio por actos encenados que se sobrepõe a outros actos de violência muito mais gravosos e com consequências bem mais brutais. Caso paradigmático é a revelação das fotos dos filhos do Fritzl que nem polémica levanta. Não é um murro mas faz mais moça

André Forte disse...

sim, é a tal coisa proibimos violencia gratuita e deixamos violencia psicológica por aí só porque o povinho gosta. é a sociedade do espectáculo...

vanessa disse...

Está brutal!
Proibiram nos canais, mas quem é que vê musica em canais de televisão? É para isso que o you tube existe.
E não podemos de nos esquecer que isto é a realidade de muitos miudos em Portugal, França, Brasil, só para nomear alguns.

Raistlin disse...

Como videoclip não gosto, mas pelo que vejo não tenta ser um videoclip.

Agora como crítica social funciona e o nome "Stress" junta tudo. O simbolismo está lá, mas a posição da banda em relação a isso é difícil de definir por causa dos símbolos deles nos casacos.

Só não percebo é porque é que montaram os símbolos nos casacos em vez de os coserem lá, é um desperdício de trabalho e de tempo.

Para mim Justice ainda é o D.A.N.C.E. e o DVNO.

vanessa disse...

DVNO é um classico, adoro o video, está mesmo 80's.

Tiago Estêvão disse...

Eles devem ter montado os símbolos por uma mera questão estética, parece-me. Já no vídeo da D.A.N.C.E. o mesmo se passava com as t-shirts. Deve ser por uma questão de imagem de marca.

André Forte disse...

eu não diria brutal... antes gratuito e sem grande sentido. não me parece, sequer, que tenha algo de social porque é perfeitamente abstracto. aquilo não acontece assim sem mais ne menos, nem no bangladesh.

gratuito parece-me adequado. e tanto a música como o clip me parecem desinteressantes.

Tiago Estêvão disse...

Tenho de concordar que chamar isto de crítica social é ir longe de mais. E que a música não é mesmo nada que de trocar as peúgas (posição que aliás extendo a toda a música dos Justice).
Mas pronto, isto também vem de alguém que escreveu "poribido" num coment acima...

António Pita disse...

Eu pensei que quisesses dizer que o video foi "por libido" mas já vi que não :P

Agora a sério, tenho que discordar com o André quando diz que aquilo não acontece. Acontece sim, e ainda por cima estamos a falar de França. Não assim sem sentido e gratuita, mas sim como forma de expressar o descontentamento e a raiva perante qualquer situação. Basta lembrar os episódios nos arredores de Paris há relativamente pouco tempo. Concordo que isto possa ser extremista, e regra geral não concordo com extremismos, mas o choque pode ser uma boa terapia de mudança de mentalidades. Os pulmões estrançalhados nos maços de tabaco são de uma violência extrema. Os spots publicitários dos tipos que tinham ficado paralisados com acidentes de viação, etc etc.

Matem-me com isto, sff

André Forte disse...

repara que me dás razão quando dizes que não acontece daquela forma gratuita, pois é precisamente que isso que eu digo. o clip não dá ideia nenhuma de haver uma razão para aquilo. no entanto, ambos sabemos que o que aconteceu nos arredores de paris não foi por dá cá aquela palha e vamos partir carros. havia, realmente um descontentamento e uma posição a marcar - e a prova de que algo está mal é de não se tratar de um grupo isolado de pessoas, como no clip, mas de ser um número substancial de pessoas.
de resto não tenho muita coisa para dizer, porque desconheço de todo a realidade parisiense.

mas tenho de concordar contigo no que diz respeito à violencia dos spots publicitários e outros surtos moralistas da sociedade de espectáculo, que acabam por tirar a razão toda a estas proibições.

estas proibições, no fundo, nem fazem sentido. incentivam à violencia? alguem ficou com vontade de fazer uma parvoice semelhante depois de ver o clip? numa situação de extrema impaciencia, eu ficaria com vontade de destruir a música deles... e seria só isso.