quinta-feira, janeiro 03, 2008

Por onde levais estes homens?

Kele Okereke, frontman dos Bloc Party, diz que gostava que o novo álbum da banda soasse a Destiny's Child. O que me leva a questionar tudo o que alcançaram com os dois primeiros álbuns, principalmente com o primeiro, de 2005, Silent Alarm. Hino ao Indie.

O nome é o mesmo, os músicos também...Mas será a banda a mesma?

5 comentários:

Wellvis disse...

Claro que isto não é para ser tomado literalmente, acho que ele quis dizer nada mais do que o próximo álbum ser tão acessivelmente pop como o primeiro.

Eduardo Negrão disse...

hmn, nao acho o primeiro album dos bloc party pop. Claro q banquet nao é exemplo nenhum, foi das musicas que se tornou mais comercial nos ultimos anos. Mas destiny's child... isso é para além do pop! Se fosse o justin timberlake a dizer isto, ninguem estranhava. Agr os bloc party... nao cai bem, nada bem, por muito a brincar ou pco literal que seja.

André Forte disse...

a grande problemática aqui é outra. a banda ganhou expressão no rock e tem-se desviado nos últimos tempos, para tendências que, provavelmente, gostam mais.
o primeiro álbum era acessível, isso é verdade. o segundo não foi tanto porque é uma sonoridade completamente diferente. se virmos bem, percebemos que o segundo é bastante mais pop;o problema é que, como é diferente, a crítica desgosta (se fosse mais do mesmo, também seria mordaz).

se calhar a banda é a mesma, mas agora que já têm expressão, podem dar-se ao luxo de soar ao que lhes apetecer. o coliseu enche de qualquer forma com Bloc Party.

António Pita disse...

O primeiro álbum dos Bloc Party não é Pop. Quanto ao resto podem ter alguma razão...

Não acho que seja para ser tomado literalmente, mas, como o Negrão, acho de algum mau gosto para os acérrimos fãs (nos quais eu não me incluo). E concordo que só podem fazer isto graças ao nome que já têm. Quanto ao gosto pessoal, tive a oportunidade de ler um artigo a esse respeito, onde se podia ler, por exemplo, que Matt Tong (baterista da banda) tem como grande gosto musical Neil Young e Black Sabbath. Portanto acho que a grande influência (perniciosa talvez) é a de Okereke.

É um rumar diferente, só isto...

André Forte disse...

deveras. de qualquer forma, acho que o compositor é o Okereke. e, naturalmente, aquilo que ouvem pode não reflectir tendências.

de qualquer forma tens razão: é um rumar diferente. os primeiros fãs é que se entalam, se esperavam mais do mesmo. acho que fazem bem, que procurem evoluir.

(continuo a achar o silent alarm muito acessível; pop tornou-se por força das circunstâncias, não o era)