domingo, janeiro 27, 2008

Fomos todos enganados...

Refused foi daquelas bandas que marcou a minha passagem pela idade do armário. Aquela fase em que eu andava com o "Discman" dentro da mochila, os "headphones" no máximo a pensar «eu ouço melhor música que toda a gente». No fundo, não mudou grande coisa: continuo estupidamente pouco flexível em relação às minhas opiniões obre música, o que é 'bom' e o que é 'mau', mas gosto de acreditar que já tenho alguma moral para falar (como acontecia no tempo do "Discman").
Agora ando com o bom leitor de mp3 e continuo a ouvir Refused... Porquê? Bom...


Não é por isto.


Nem por isto.

Mas quando fui tentar perceber o que é que me levava a gostar de Refused, compreendi que estava enganado: não era por ser Punk, por ser Hardcore com aquelas baterias 'cascalho' aceleradas e guitarras primárias, ainda que banhado por boas letras (muitas vezes estragadas por más vozes) - como todo o Hardcore - que eu devia gostar de tal banda. Devia gostar deles, porque eles são verdadeiramente Punk, ou seja, não tinham limites.
Deixem-me ilustrar essa realidade:





Depois de estarem cerca de sete anos a mostrar a toda a gente que tocavam Hardcore tão 'mau' (musicalmente falando) como muitas outras bandas, decidiram-se a mostrar o que sabiam. The Shape Of Punk To Come é um álbum de Hardcore, com misturas de música electrónica, Jazz e Hard Rock do melhor que já se ouviu, uma autêntica obra-prima. O baterista faz batidas incríveis, enquanto que o baixista faz linhas completamente fora de tudo e perfeitamente dentro da música; as guitarras têm de tudo, desde o pesado ao mais melódico; há mesmo uma música acústica, há violinos e violoncelos... E as letras continuam tão corrosivas em relação ao nosso mundo como sempre, talvez ainda melhores.

Se o que está acima não chegar:
boomp3.com

boomp3.com

3 comentários:

Diogo Duarte disse...

Ora isto sim, é música de intervenção!
"we want the airwaves back. We don't just want airtime, we want all the time"
"i breathe out and i scream, rewoke Malatestas dream"
"sabotage will set us free, throw a rock in the machine"

oaktree disse...

Um álbum verdadeiramente do catano! Também insiste em não sair do meu estéreo.
Penso que o "Songs to Fan the Flames of Discontent" já dava algumas pistas para o que viria a seguir, mas nada que fizesse prever um portento como "The Shape of Punk to Come".
***

André Forte disse...

o "Songs to Fan" é porreiro, sim. Mas quer dizer... depois do "Shape of Punk", o hardcore nunca mais foi o mesmo. Acho que até os crazy town tentaram fazer covers da New Noise.

e é bom, muito bom; brutal, fenomenal e incrível. Quem diz que o Punk é mal tocado, nunca tentou tocar um pouco deste álbum de Refused.