segunda-feira, janeiro 21, 2008

Kim Doo Soo - 10 Day Butterfly


Kim Doo Soo é um artista coreano de folk. Sobre ele pouco sei. Na Internet a informação é escassa, quase inexistente. Chega a dar a ideia que o senhor só toca na sua marquise. Provavelmente não ficará para a história da música. Não é exuberante, depressivo nem meloso. Simplesmente sereno e contemplativo.
Os contornos da sua música são precisos. Pinta paisagens de melancolia em suaves pinceladas. Mas é a paz latente na sua discreta voz que nos acaba por prender.

Prendeu-me o facto de a sua poesia nos proporcionar uma total abstracção dos significados presentes na letra. Apresenta-nos a poesia como padrão de sons, simplesmente. Como imagem acústica cujo significado não podemos perscrutar. Esta falta de efeito de ancoragem abre-nos linhas de pensamento e permite-nos sentir a música na sua essência. Mas, acima de tudo, permite-nos apreciar a musicalidade de uma língua distante, marca de uma identidade que surge forte e definida, não obstante as influências ocidentais patentes nas suas composições.

E é exactamente neste ponto que radica o meu fascínio por esta descoberta acidental. O facto de, apesar de cantar folk, soar a asiático proporciona-nos uma experiência no mínimo diferente.

No seu todo, o CD que ouvi, o "10 Day Butterfly", o seu 5º álbum, talvez peque por se alongar demasiado nas mesmas fórmulas. Mas, apesar de não ser um disco de uma vida, afigura-se como uma proposta diferente que merece a sua atenta audição. Destaco talvez a "The Way of the White Cloud" e a "Our Era Doesn't Look After a Soldier", canções que apesar de bem conseguidas não alcançam nunca a beleza da Bohemian, presente na colectânea "International Sad Hits Volume One", passível de audição aqui.

Sem comentários: