sábado, janeiro 24, 2009

Música com sons irritantes

Há uma banda que é campeã nisso e ainda consegue reunir uma fiel legião de fãs: Animal Collective. A mim não me aquece nem arrefece. Olho para eles como olho para a Pop Art (e esta, hein? Intelecto-crítico-pseudo-musicalis com pintura e pincelada?) - como um hype, etc e tal. Sei que estou a ser vago, mas para não o ser teria de perder uma enormidade de tempo, de que não disponho nestes instantes - talvez no futuro.

A questão é que há muitas bandas peritas nestas andanças, de fazer música com sons irritantes. Normalmente, são Indie. Excepcionalmente, são NintendoCore. Nintendo + Hard-Core. Um excelente exemplo disso, para mim, são os HORSE the Band com a sua fantabolástica e impressionante "Birdo". Ora vejam:


Não sei o quão pioneiros são eles no género. Sei que usar sintetizadores, e mesmo consolas, para fazer sons irritantes é moda velha.

3 comentários:

::Andre:: disse...

Já estava a ficar maluco com tanta boa crítica aos AC. Ainda bem que leio este tópico...

Tiago disse...

Como já tinham feito os Arcade Fire em 2007, é agora a vez dos AC: criação de discos capazes de fabricar ódios e paixões.

André Forte disse...

não é uma questão de ódio, é antes uma questão de não achar assim tão interessante. É que, ainda por cima, não é novidade fazer música com sons ultraelectrónicos... Por exemplo, o single que disponibilizaram no youtube começa terrivelmente, mas acaba bem, é interessante e catchy, consigo perceber isso; já a música que o Negrão postou há uns dias atrás me parece perfeitamente descabida e sem substância.

Chamem-me puritano, tradicionalista, ou mesmo retardado, mas a música ainda é daquelas coisas que gosto de ouvir com substância - e não é por isso que ouço coisas menos fritas ou irritantes. Só que AC, para mim, entra já num esquema em que se pega numa fórmula pelo seu exotismo e não pelo seu efeito. O conceito podia ser interessante, mas perde-se... Ou então eu é que perdi a paciência :P