sexta-feira, agosto 03, 2007

Nova aquisição

Aquele que considero ser o melhor álbum de Hip Hop:


Instrumentais riquíssimos e as excelente participações de Erykah Badu e de Mos Def. Um álbum que remete muito aos influentes e eternos Blues, numa tristeza bela e melodiosa. The Roots reinventaram o Hip Hop ao longo da sua já longa carreira, procurando as suas bases e remetendo sempre às raízes. Este álbum é uma obra-prima do estilo, excedendo tudo o que dele se poderia esperar; quem julga já ter ouvido tudo no Hip Hop, se ainda não passou por este álbum, tem uma lacuna nessa conclusão. Há muito por descobrir em Things Fall Apart.

E as raízes do Hip Hop que os Roots apresentam tão claramente, por detrás da capa a preto e branco, não se ficam pelas sonoridades. Estendem-se mesmo ao objectivo primeiro do Hip Hop: levar o podre dos guetos ao mundo, levar a revolução com a alma de um negro nascido para música. As letras detêm uma revolta silenciosa por entre a crítica social tão forte que contém cada música.
Infelizmente, o Hip Hop tem sido desviado desta premissa original pelas massas e pelo dinheiro que produz. Fala-se de mulheres, sexo e tiros sobre uma batida repetitiva, esquecendo a revolta e as sonoridades ricas em melancolia que começou o estilo.
Felizmente, esse não é o caso dos Roots, muito menos deste trabalho.

Sem comentários: