segunda-feira, abril 28, 2008

Super Bock Super Rock 2008










O festival Super Bock Super Rock este ano está a dar que falar, mas desta vez só se fala com desdém dele e dos seus organizadores. Se no ano passado o festival reuniu uma panóplia de bandas que encheu o recinto junto ao rio Tejo vários dias, este ano o cartaz, se nele não constassem alguns nomes como Beck, Iron Maiden, Jamiroquai, entre outros, seria um cartaz digno de uma Queima das Fitas. Uns dizem que é um cartaz azeitola, os metaleiros dizem maravilhas só por ter um dia dedicado a eles (como já tinha acontecido o ano passado), outros (muitos) referem-se ao cartaz como óptimo porque é menos uma boa quantia que terão de gastar este verão em festivais/concertos. Mas o que é certo é que há coisas que realmente não estão nada bem no cartaz deste ano, tais como:

- ZZ Top a abrir para Xutos e Pontapés. Os portuguese podem ter uma grande expressão a nível nacional, mas os ZZ Top são autênticos dinossauros do rock, pelo que esta ordem não faz absolutamente sentido nenhum. É como Shout Out Louds a abrir para Da Weasel no Marés Vivas deste ano.

- Dj Tiësto a cabeça de cartaz? Acho que isto nem num Creamfields aconteceria. Beck e Mika, os dois nomes mais sonantes da actualidade que figuram nesse dia, tocam antes daquele que já proferi e Digitalism.

- Burrice autêntica: Não bastava terem o último dia com um alinhamento péssimo (bastava tirar Dj Tiësto do fim para ficar um dia bastante agradável), conseguiram fazê-lo coincidir com o primeiro dia do Optimus Alive!08, cujo cartaz para esse dia é monstruosamente monstruoso. Ou seja, nesse dia espera-se prejuízo maciço para o SBSR.

- Preços: porque é que os bilhetes diários em Lisboa são mais caros que no Porto? Para além disso, os bilhetes diários são excessivamente caros para as bandas que tocam no festival. Alive: 45 €, o que inclui um cartaz excelente, qualquer que seja o dia (subjectivo a gostos pessoais claro). SBSR: 40 €, o que inclui cartaz fraco e nomes bons mal posicionados, provavelmente com tempo de actuação condicionado. Mas alguém no seu perfeito juízo hesitará entre os dois?

Este ano prevê-se que este festival seja sinónimo de prejuízo grave para a organização, a não ser que o dia dedicado ao metal (que acaba por ser o melhor dia, apesar de ser específico) - Iron Maiden, Slayer, Avenged Sevenfold, etc. - mobilize cerca de 50 mil pessoas até ao recinto como aconteceu no ano passado no dia de Metallica.

23 comentários:

António Pita disse...

Acho que os DJ's não são cabeças de cartaz. Acho eu. Não faria sentido nenhum. Acho que é para acabar, como o ano passado os Underworld.

ZZ Top a abrir para Xutos é das cenas mais ridiculas de sempre. Mas vamos esperar pelo anuncio das bandas com horinhas e assim para isso ser confirmado. A ser é inacreditavel.

Concordo que vão ter pouca gente no último dia, embora o Mika possa valer uma enchente.

Também concordo que o cartaz está uma boa bosta. Não é Super Rock, pelo menos. É carissimo.

P.S. - Da Weasel tem uma carreira longa, e são um nome maior do que Shout Out Louds. Acho que se justifica. A qualidade fica de fora nestas coisas.

vanessa disse...

Bom ou eles querem cometer suicidio financeiro ou são mesmo burros, por um dia de festival com aquele artaz a coincidir com o melhor dia do Oeiras Alive?
Não têm a minima das hipoteses, nem que oferecessem cerveja de borla.

Eduardo Negrão disse...

No ano passado Underworld tava com letras pequeninas no bilhete, ao contrário dos Interpol, todos bigalhões, que foram cabeça de cartaz imediatamente antes.

Mika ainda lá leva uns quantos. Dj Tiësto ainda arrasta uma boa mitralhada para lá. Tenho pena por causa de Beck, mas Alive fala mais alto.

P.S. - Sim, e Da Weasel não precisam de uma Orquestra de Jazz Hot Club para serem cabeça. São grandes

André Forte disse...

são grandes quê, eis a questão que me assalta... não são grande coisa, muito menos actualmente, mas têm mais nome, deveras.

tenho pela pelos shout out louds que nunca tocam a horas decentes em festivais tugas.

Tiago Estêvão disse...

Sinceramente duvido que haja problema significativo com a coincidência de datas. Quem vai ver Mika e Duran Duran dificilmente se meteria a ver Rage e Gogol. Acho que são targets bastante diferentes

Eduardo Negrão disse...

o P.S. era na onda da ironia, mas o que o pita disse até nao e mal dito.

Hmn, acho que Duran Duran é so nome pa encher. Actualmente, nao creio que eles sejam grande chamariz, já desmembrados e fora do habitat natural, os 80s.

Mika sim, será aquele que poderá salvar a patria naquele dia. O pessoal de Beck cheira-me q vai estar no alive...
Mas o dinheiro de Mika nao sei se chega para cobrir as despesas daquele dia

António Pita disse...

Serão targets tão diferentes? O ano passado foste ao dia de metal, mesmo não sendo tu um target disso.

A questão é, será que o pessoal do dia metal vai ver iron maden e depois mika? (ok, não respondam). Não, vai ver Rage no dia 10. Tirando os verdadeiros metaleiros que são homens para nem ir a Rage.

P.S.- não gosto de Da Weasel, era apenas a constatação de um facto.

oaktree disse...

Desde o início que nunca percebi este cartaz. Face ao SBSR do ano passado, o mínimo que se pode dizer da edição deste ano é que é uma vergonha...

O que pretende o Sr. Montez, afinal? Será que não conseguiu contratar bandas à altura da edição anterior, mantendo o mesmo nível de qualidade?

Será que anda a atirar aos cucos, a ver se pega?

Ou, mais interessante ainda (preparem-se que vem aí teoria da conspiração), aqui há uns tempos houve um passarinho do mundo da promoção/organização de eventos que me disse que o Sr. em epígrafe e a sua MnC estavam prestes a abrir falência... Será que este miserável SBSR não é mais do que uma tentativa para enterrar financeiramente e em definitivo a MnC, e assim poder realmente declarar falência com justa-causa, para dessa forma receber uma indemnização ou algo do género? (não sei como funcionam estas coisas).

Se calhar sou eu que tenho uma imaginação muito fértil, mas a mim isto dá-me que pensar...

***

Tiago Estêvão disse...

Respondendo ao Pita. A maioria dos metaleiros não compra geral. Prova disso foi o ano passado. Funciona mais na dinâmica do não metaleiro comprar geral e ir lá ver no que dá porque, assim como assim, pago já está.
E mais facilmente vai alguém do alternativo ver Metallica que um metaleiro ver Arcade Fire (música de gaja nas palavras de alguns).

Quanto ao que a Oaktree escreveu só o tempo dirá se está certa ou não. Mas que este rumor até tem o seu sentido e que explicaria muita coisa, lá isso explicaria.

Por fim resta saber se este SBSR não dará mais lucro que o ano passado. Falamos sem ter em nossa posse nem números relativos ao investimento feito comparativamente ao ano passado, nem previsões. Este ano há também uma mudança significativa, uma vez que há dois actos em cidades diferentes, o que poderá também influir nos números finais. E parecemos esquecer que à qualidade musical nem sempre correspondem as maiores enchentes.

André Forte disse...

olhem que para ver iron maiden há muito boa gente que nem metaleiro é que paga bilhete na boa para os ver. e sim, muitas vezes o bom metaleiro não foge muito da sua onda.

acho que também era conveniente ter em conta o conceito "festival de verão", cujo propósito é juntar muita juventude, vender cerveja e disponibilizar algumas bandas para aquecer o ambiente - o importante, muitas vezes, nem é o cartaz. basta pensar quantas não são as pessoas que foram, por exemplo, ao dia de arcade fire a conhecer apenas bloc party, no ano passado... ainda devem ter sido algumas.
esses fenómenos ocorrem, é verdade. hei-de arranjar testemunhos disso.

agora vamos ver se isso dos dois actos em duas cidades diferentes não dá buraco... pode ser que sim, pode ser que não. o facto é que a qualidade do cartaz pode não representar grande impedimento para muito boa gente que quer é ser "cool", como nós :P

Eduardo Negrão disse...

"quantas não são as pessoas que foram, por exemplo, ao dia de arcade fire a conhecer apenas bloc party, no ano passado... ainda devem ter sido algumas.
esses fenómenos ocorrem, é verdade. hei-de arranjar testemunhos disso."

Maior exemplo disto dá pelo nome de Sudoeste

vanessa disse...

Testemunha nº 1:
Eu fui a esse dia mas para ver Klaxons e não Arcade Fire, que mesmo sendo "gaja" digo-vos que a musica deles ultrapassa esse patamar.

André Forte disse...

arcade fire é fofo.

mas sei de coisas que eles imitam que são beeeeem melhores :D

André Forte disse...

e isso é verdade, negrão, muito verdade. é o verdadeiro festival do "quero ir a um festival!!! os meus amigos vão todos ao sudoeste..."

vanessa disse...

Sim, mas que pelo menos imitassem como deve ser.
E eles não são fofos, agora Iron Maiden sim é que é fofura.

André Forte disse...

de apertar bochechas...

vanessa disse...

Já estás a exagerar, não são assim tão fofinhos, só uma bochecha.

André Forte disse...

gritam muito, eles... demasiado barulhentos e assim. meia bochecha.

vanessa disse...

"Run to the hills.
Run for your life"

Iron Maiden rules,
hell yeah.

Vêem fofinhos mas só meis bochecha.

Tiago Estêvão disse...

Vou ter de discordar em absoluto contigo Vanessa. Nem eu vou à bola com Iron Maiden nem posso concordar que Arcade Fire não seja bom

oaktree disse...

Quais Iron Maiden, quais quê!! Rose Tattoo iz da shit!!
Eu garanto que nem os conhecia, mas quando vi o nome e o dia em que actuavam, logo pensei: "Hmm, só pode ser azeiteirice!". E eu geralmente sou muito perspicaz nestas coisas (é um gene que eu tenho).

Mas deixem estar que o Bruce Dickinson com aquela máscara de pavão e aquelas calças, que eu só posso classificar como 'péssima tentativa de imitação de penas de uma ave', não lhes fica nada atrás! (Acho que se ele trouxer essa indumentária para o SBSR, ainda pondero seriamente a hipótese de os ir ver... Aquilo é lindo, tal o factor cómico associado!)

E os Avenged Sevenfold?!... Ui! Desses então nem se fala!
Tão novinhos e já tão desviados do caminho da luz... Tsk, tsk!

***

oaktree disse...

Tudo isto para dizer que, quanto a mim, este ano nem do dia do metal se safa... Bastava uns Baroness lá no meio! Uns Baroness que fosse, e talvez aí eu deixasse de chamar 'porco capitalista aburguesado' ao Sr. Montez!
***

Tiago Estêvão disse...

O engraçado é que o comum dos metaleiros acha que sim senhor que este dia é grandioso. Mas pronto, é gente que é capaz de dizer "epá não gosto muito deste novo album dos 30 seconds to mars. O primeiro sim, mas este está muito comercial"