terça-feira, abril 22, 2008

The Big Sleep

Foi no nAnha que conheci os The Big Sleep e não podia estar mais agradecido à senhora Oaktree (justificava-se agora um agradecimento à Conan O'Brien: mãos juntas e vénia).
Esta banda, de Nova Iorque, conta com 5 anos de carreira e um espólio constituído por um EP e dois álbuns. A vozes são escassas, mas quando há são discretas, quer masculinas ou femininas. As guitarras exprimem emoções através de melodias doces e suaves. A bateria marca ritmos simples, rudimentares, contagiantes. O baixo, simples, preenche o vazio, acompanhado pelo ocasional piano. Face a esta sonoridade, devo-vos dizer que é do melhor post-rock que tenho ouvido ultimamente, sem ser nada groundbreaking. É post-rock do bom, fazendo, por vezes, um pequenino flirt com o psicadélico. Lembro-me de uma vez ler no myspace dos Linda Martini a frase "Paisagens sónicas e experimentalismos líricos", que até veio a ser título de um post sobre eles pelo sobejamente conhecido André Forte. Mas, desculpem-me os Linda Martini pelo furto, "Paisagens líricas e experimentalismos líricos" = The Big Sleep. Esta frase veio-me instantaneamente à cabeça à medida que fui entranhando as melodias e as ditas "paisagens sónicas" que os The Big Sleep me proporcionam (este instantâneo metido no meio da progressão da coisa não faz absolutamente sentido nenhum, mas é assim que eu sinto que aconteceu).
You Today, Me Tomorrow (EP), Son of The Tiger (LP) e Sleep Forever (LP) são os três trabalhos lançados até à data, sendo o último de 2008. A meu ver, uma vinda a Portugal não seria mais oportuna do que agora, em cima do lançamento do último trabalho (Paredes?). Deixem-se seduzir:

boomp3.com

Myspace da banda

4 comentários:

oaktree disse...

Disponha sempre! :)

Fiquei foi sem perceber se as paisagens eram líricas, sónicas, ambas ou uma progressão entre ambas... ;)

***

Eduardo Negrão disse...

ui, foi gralha. Sónicas, sónicas :P

Alexandre Pereira disse...

Há um ano e qualquer coisa quando ouvi os The Big Sleep, foi das melhores sensações que já tinha sentido. Até que enfim que alguém lhes reconhece o mérito que têm!

Cumps

André Forte disse...

posso dizer que somos pessoas sensatas :D