segunda-feira, setembro 10, 2007

MTV Video Music Awards

Não posso deixar de partilhar a minha opinião...

Os artistas mais premiados este ano foram Justin Timberlake e Rihanna.
Acho que o Justin, dentro dos artistas da Pop actual é, sem sombra de dúvida, o mais razoável e audível de todos - visto que nem se preocupa em reinventar o que faz e se limita a ser a sombra do rei, Michael Jackson. Mas acho no mínimo dramático que o single do ano seja de Rihanna... principalmente o que pior letra (repara-se, "debaixo do meu guarda-chuva, uva, uva uva"), melodia e clip tem. A não ser que sejam esses os parâmetros, que nessa situação já faz algum sentido. Até porque, do muito pouco que tenho ouvido, o útlimo da mesma artista é bem mais rico musicalmente.
O que torna a situação mais grave ainda, na minha opinião, é a música "Umbrella" ter sido escrita, inicialmente, para a Britney Spears. Esse facto leva-me a questionar sobre a validade destes prémios (que é claramente nula): provavelmente a Britney ganhava, se tivesse ficado com os direitos da música, não é?

Em suma, todo o aparato em torno dos mais premiados e dos prémios mais importantes é reflexo simples de um só parâmetro de avaliação: as receitas, o dinheiro, que gira em torno da música. Afinal, a música mainstream está cada vez mais distanciada da sua realidade e existência enquanto arte, já que é cada vez mais um negócio conduzido de forma fria e para consumo.
Felizmente, existe a Internet que prejudica a desumanização da música e dá espaço à arte para se expandir.

Para se informarem sobre os restantes vencedores, visitem o Diário Digital.

Sem comentários: