sábado, setembro 08, 2007

Islândia a representar

As Amiina, as quatro senhoras que acompanharam Sigur Rós nas suas tours durante tanto tempo, aventuraram-se sozinhas. E finalmente, diga-se: ali não falta potencial. O seu álbum de estreia, Kurr, já editado no início do presente ano de 2007, é um grande marco da música de camera ambiental da actualidade e que merece ser escutado com toda atenção. Não só pela beleza dos instrumentos de cordas que acompanham o grupo e que marcou a presença deste no último Takk, de Sigur Rós, mas mesmo pelos restantes instrumentos pouco convencionais e pelos sons mais soturnos e misteriosos, geralmente protagonizados pelo bom serrote, esse instrumento de palhaços tão inteligentemente aproveitado por estas quatro senhoras que nos aguçam a vontade de estar à lareira e negar a realidade do exterior islandês.

A apresentar o já semi-novo Kurr, as Amiina deslocam-se a Portugal para dois concertos nos dias 4 e 5 do Outubro, na Casa da Música do Porto e no Santiago Alquimista da capital, dos quais só podemos esperar bons momentos de olhos fechados em que os presentes vão estar plenamente imersos na música, a aguardar, talvez, uma história de embalar; será um momento de felicidade sorrateira, que entra e satisfaz qualquer ouvido sem avisar ninguém.

Deixo-vos um pequeno clip de uma música do trabalho de estreia das Amiina. Não escondam surpresa, que é realmente bonito e quente (e o serrote... o belo serrote... e o restante! Nem conto mais...):
Seoul

Sem comentários: