sábado, junho 23, 2007

Yanqui U.X.O.


Este álbum de Godspeed You Black Emperor! foi a melhor aquisiçãoda minha vida, sem qualquer tipo de dúvida. É complicado de arranjar um trabalho destes senhores, pois a sua música é um conceito único - semelhante a Neurosis, portanto; são das poucas bandas que, mais que música, fazem arte - e que, graças a esse facto, não se consegue comercializar facilmente. É uma banda de culto, mas poucos sabem realmente algo deles; conhece-se o seu trabalho, mas não deixa de ser uma surpresa quando se adquire um trabalho deles.

Yanqui U.X.O. é um álbum perfeitamente abstracto (consegue superar F# A#) e ambiental, mas que não nos absorve na sua música: desperta-nos para a atenção para cada pormenor. Ao longo das suas 5 músicas (cinco longas músicas), é-nos traçado um percurso de intensidade, por assim dizer, que culmina na última música, "Motherfucker=Redeemer", numa orquestração forte e batida, mas imensamente melódica. Esta última faixa é o final perfeito, depois de uma hora inteira de música pouco encontrada nos cânones de tudo o que já foi feito.

Godspeed You Black Emperor! estão noutro patamar da música, não só contemporânea. É perfeitamente compreensível que seja menos ouvido que imensas bandas que se lhes assemelham - que não passam de aproximações às sonoridades destes artistas -, visto que estes se mantêm conceptualmente sui generis e inimitáveis.

5 comentários:

Júlio Rodeios disse...

godspeed you! black emperor é, possivelmente, uma das três melhores bandas de post-rock/experimental que existem.

"Yanqui U.X.O. é um álbum perfeitamente abstracto (consegue superar F# A#)"

relativamente a isto, não partilho a mesma opinião pois acho os três registos anteriores consideravelmente melhores. (sem, obviamente, querer tirar crédito a este.)

André Forte disse...

quando me referi ao facto de superar o F# A#, refiro-me à abstracção da música. não me referia qualitativamente, pois ainda estou a explorar o trabalho deles para poder formar uma opinião. :)

fiquei curioso para saber quais são as outras 2 bandas...

Júlio Rodeios disse...

a meu ver, é sempre difícil dizer que x ou y banda é a melhor do seu género tendo em conta que a música, assim como qualquer tipo de arte, é também algo muito pessoal. daí eu ter dito que gy!be estaria nas três melhores. :)

relativamente ao meu gosto pessoal, as minhas escolhas serão estas:

godspeed you! black emperor
a silver mt. zion
explosions in the sky

André Forte disse...

e é uma opinião tão legítima como qualquer uma! até porque partilho (parcialmente) dela :P

e obrigado pela dita opinião; são todas importantes e a música faz-se disso!

abraços

Unknown disse...

essa banda é anti-cristo ?