domingo, março 29, 2009

Buraka e um movimento Afro-Europeu

Acho que é sabido que Buraka Som Sistema não me diz muito. Percebo, compreendo, respeito e nutro uma pequena admiração por eles - no entanto, não ouço, nem penso em fazê-lo num futuro próximo.

E não sou eu apenas que nutro esta curiosidade (ainda que a minha seja a de um macaco que olha para as pessoas pelas grades da jaula sem ter grande curiosidade de ir lá catar-lhes piolhos): o Cotonete adiantou que a Al Jazeera escolheu a banda lisboeta para o destaque do programa semanal "Playlist", que fala precisamente de música. Falou-se do "novo som de Lisboa", e vieram mesmo até este cantinho à procura de compreender todo o movimento.

Acho isto curioso, pois parece-me que o som dos Buraka é mais aclamado lá fora do que cá dentro (mas foi por isso que a Al Jazeera cá veio, não foi?). Mas também acho fenomenal que tenham deixado Alfama, Mouraria e esses clichés todos para trás e tenham arranjado, finalmente, um local novo de Lisboa para lhe definir o som. Lisboa não é muito grande, por isso, se calhar, Buraka até é o seu novo som. Eu cá só fico feliz porque o Fado e os seus lugares-comuns chateiam quando são incessantemente repetidos.

O "Playlist" dos Buraka pode ser visto neste LINK.

PS: mas o o Cotonete não é só coisas boas. Saíram-se com esta pérola: "Ayo no Festival Alive!09: Pelo menos é o que anuncia no seu Myspace." Gosto de todas estas certezas, eheh.

Sem comentários: