terça-feira, março 31, 2009

Estamos cercados...

Agora todas as bandas disponibilizam o seu mais recente single para download no seu site oficial: Placebo, Wolfmother, Marylin Manson, Kasabian...

A outra aposta é meter o álbum completo no Myspace (assim de repente lembro-me dos Yeah Yeah Yeahs).

Das duas, prefiro a última. Se conhecer o trabalho todo, é mais fácil saber se vale ou não comprá-lo (os Yeah Yeah Yeahs apostaram, consequentemente, numa má aposta de marketing - disseram-me que o álbum está mau; de qualquer forma ainda não ouvi).

Quanto tempo falta até que disponibilizem os álbuns na íntegra?

Festival Ilha do Ermal já tem nomes

Sendo esses nomes os brasileiros Sepultura e os americanos Obituary. Confirma-se, portanto, a vertente metaleira a que o festival nos habituou nos anos em que esteve activo.
Outra coisa muito boa, embora me pareça que isto apenas aconteça devido a ser o 1º ano de volta: o bilhete para os 3 dias de festival em Agosto custa apenas 45€! (mais barato que um diário no Optimus Alive!09...). O acto de Verão, e para já aquele que interessa, decorre de 28 a 30 de Agosto.

E hoje é o grandioso dia de...



Earth + Jorge Coelho no Passos Manuel, pela Amplificasom!

Será um dia grandioso e só eu sei o quanto me dói a consciência por não poder ir...

Hey, amanhã há...



...isto é, Don Vito + Nonebraska + The Sound of Typewriters.

segunda-feira, março 30, 2009

Octahedron?

O novo album dos The Mars Volta tem já data de edição e, pelos vistos, um nome. O album tem data prevista de lançamento já para o próximo dia 19 de Junho e chamar-se-á Octahedron.

Espera-se nos próximos dias uma notícia oficial, que certamente nos dará mais pormenores acerca do quinto LP da banda.

De referir também que a banda vai andar em Tour pela Europa em Junho/Julho, tendo já 13 concertos marcados.

Post a meias com o The Mars Volta Portugal

domingo, março 29, 2009

Buraka e um movimento Afro-Europeu

Acho que é sabido que Buraka Som Sistema não me diz muito. Percebo, compreendo, respeito e nutro uma pequena admiração por eles - no entanto, não ouço, nem penso em fazê-lo num futuro próximo.

E não sou eu apenas que nutro esta curiosidade (ainda que a minha seja a de um macaco que olha para as pessoas pelas grades da jaula sem ter grande curiosidade de ir lá catar-lhes piolhos): o Cotonete adiantou que a Al Jazeera escolheu a banda lisboeta para o destaque do programa semanal "Playlist", que fala precisamente de música. Falou-se do "novo som de Lisboa", e vieram mesmo até este cantinho à procura de compreender todo o movimento.

Acho isto curioso, pois parece-me que o som dos Buraka é mais aclamado lá fora do que cá dentro (mas foi por isso que a Al Jazeera cá veio, não foi?). Mas também acho fenomenal que tenham deixado Alfama, Mouraria e esses clichés todos para trás e tenham arranjado, finalmente, um local novo de Lisboa para lhe definir o som. Lisboa não é muito grande, por isso, se calhar, Buraka até é o seu novo som. Eu cá só fico feliz porque o Fado e os seus lugares-comuns chateiam quando são incessantemente repetidos.

O "Playlist" dos Buraka pode ser visto neste LINK.

PS: mas o o Cotonete não é só coisas boas. Saíram-se com esta pérola: "Ayo no Festival Alive!09: Pelo menos é o que anuncia no seu Myspace." Gosto de todas estas certezas, eheh.

sábado, março 28, 2009

Vai Começar a Dança

Que diz mais respeito às pessoas que fazem este sítio, mas também a todas as que nos acompanham. Falo da dança da Queima das Fitas de Coimbra. E para já a dança conta com - para além dos habituais Xutos & Pontapés e Quim Barreiros - Brandi Carlile e Patrice.

Aguardo portanto a banda anual que gostaria de ver no Parque ali em baixo.

quarta-feira, março 25, 2009

Omar Rodriguez e Zechs Marquise no Point Ephémère em Paris

Num sítio muito bem localizado, á beira de um afluente do Sena, o Point Ephémère é o local ideal para receber bons concertos: tem boa acústica e a lotação deles, ao contrário do afamado Razzmatazz, não é até não se poder fechar a porta, por isso, houve gente suficiente para não deixar o Omar triste e houve espaço suficiente para se respirar. Com este cenário eu ouvi um dos melhores concertos do ano de 2009, até agora.

No meio de uma fumarada dramática os Zechs Marquise entram em cena para me despojar de tudo o que estava á espera, que era muito azeite extra virgem. Pois deram-me azeite virgem extra quanto baste, foram directos no que queriam fazer, e ainda ouve tempo para um encore. Com Marcel Rodriguez-Lopez na bateria, e o seu irmão mais novo Marfred Rodriguez-Lopez no baixo, escondido nas sombras dos holofotes, ouve uma intimidade de irmãos onde os outros dois membros da banda, Marcos Smith e Matthew Wilkson nas respectivas guitarras, foram autorizados a entrar, dando ao concerto aquele ambiente familiar. O publico ficou á vontade para ouvir e dançar ao som das músicas sem estar focado nos membros da banda, sendo trazido de volta ao Point Ephémère por um muito conversador Matthew Wilkson, que após o concerto ficou em palco com o resto dos membros a arrumar o material (eles não têm roadies). Mais uma vez, foi um bom concerto, o melhor até agora. Não foi maçador como estava a contar, mas também não me deixaram com aquela vontade não de ouvir o esperado Omar e companhia.









Omar foi para o palco com Thomas Pridgen na bateria, o grande Juan Alderete no baixo, o Marcel, que entra outra vez em palco mas no orgão e sintetizador, um ilustre desconhecido no órgão, a Ximena a cantar em algumas músicas, mais um camera-man e o irmão Marfred também como camera-man. O Sr. Alfredo Rodriguez-Lopez começou muito bem, mas antes que déssemos por ela uma menina muito sorridente entra em palco e começa a cantar. Pouco a pouco fui percebendo que era Ximena, pois a diferença das fotos que tem no seu myspace para a presença que estava á minha frente é muito grande. E não fui a única a notar, porque depois de uma presença em palco exemplar, Marcel Rodriguez pareceu esmorecer ao tocar as musicas onde Ximena entra. Quanto aos outros membros, Thomas não nota nada nem ninguém quando toca, Juan escondido nas sombras ignorou e o outro teclista, tanto se lhe deu. Mas Ximena ganhou o público, não com a grande química que tem com o seu parceiro, Omar, que teve de a guiar pelo concerto, não pela sua forte presença em palco (na verdade é infantil, enrolando o cabelo com os dedos e fingindo que tocava bateria em conjunto com o Thomas), e não com a sua voz, pois foi abafada pelos outros instrumentos, mas com o seu sorriso infantil que derreteu os corações dos franceses (homens…). Nem eu nem a rapariga espanhola ao meu lado fomos contagiadas por ela. Aparte disso, o Sr. Alfredo deu-nos um belíssimo concerto, seguindo o exemplo dos Zechs Marquise, não exagerando nos jams e nos solos, sendo estes quanto baste. Os momentos altos foram precisamente quando este deixou de tocar para ouvir os companheiros tocar, principalmente o Thomas.






Omar deixa Paris contente,e com razão pois foi muito bom. Eu deixo Paris e o Omar com algum desgosto, pois queria apenas ouvir Omar e azeite extra virgem e não Omar com uma virgem.

Falta uma semana, cacete!

Pouco mais do que isso, para ser rigoroso. Mas estou entusiasmado, por isso não me contenho.


Storm of Light em Oeiras no dia 3 de Abril - no Novo Espaço do Teatro Independente de Oeiras - e no Porto no dia que segue, no Passos Manuel.


Aposto que vai ser do caneco!

terça-feira, março 24, 2009

NIN/JAs e shinobis...

O Trent Reznor lá voltou a fazer das suas e lançou pela net umas músicas novas, juntamente com umas dos Jane's Addiction e dos Street Sweeper do Tom Morello com quem há-de andar em tour. Se até agora só tenho falado bem do homem por detrás de NIN, aproveito este momento para dizer mal das suas companhias: o Tom Morello é bom tipo, bom guitarrista e simpático, mas os Jane's Addiction são sensaborões! Não se compreende...

Mas resta-me ouvir o dito NIN/JA - e aproveitar para ignorar a parta JA da coisa - para poder ver se estas companhias andam a desviar o rapaz.

O que quer isto dizer?

O Cotonete já anunciou o novo álbum dos Isis. É caso para ficar assustado, porque a banda aparece ao lado da Amy Winehouse? Feliz, porque começa a ter cobertura mediática e até se torna mais fácil de nos presentearem com um concerto?

Bem, não sei, nem quero saber. Isis foi uma banda que me cativou lenta e suavemente. Nunca tive aquela necessidade de ouvir tudo deles - tanto que ainda não o fiz -, mas o que ouço fascina-me. São metódicos e eficazes nas músicas: exploram cada momento da música profundamente, têm peso, têm melodia, têm intensidade...

O Wavering Radiant não foge a isso. No entanto, também não é Isis puro e duro, há pormenores que se estranham (e no fim lá se entranham). O álbum ganha muito por estar muito mais comedido que o seu predecessor, sem no entanto desprezar essa característica exploratório-aventureira da banda, que disseca cada fase das suas composições com pormenores - desta vez, essa dissecação é ponderada, tem conta, peso e medida. Felizmente, também trouxeram o peso que têm vindo a perder ao longo do tempo de volta e introduziram variações muito mais esquizofrénicas e imprevisíveis para as composições; de início é fácil andar a passear por elas sem perceber bem o que se passa, mas assim que se entra no esquema do álbum... Santa Senhora da Assunção e Bairrada, que a coisa assobia e ganha uma dinâmica descomonal.

É por álbuns como o Wavering Radiant que os Isis me merecem muito respeito, sem me levarem a perder a cabeça (são uns intelectuais destas coisas, no fundo).

domingo, março 22, 2009

O que Paredes de Coura 09 precisa...

... é disto! E com eles vinham Battles e estava um dia mais que feito.

quinta-feira, março 19, 2009

Dois Dinossauros em Portugal

Um é um dinossauro de escamas grossas, calejado, com albuns a sair a boa cadência. Bruce Springsteen vai estar em Portugal, ainda sem data - fala-se em 14 ou 16 de Agosto - nem local marcado. Volta a Portugal 16 anos depois da presença no Estádio de Alvalade.

O outro é um homem mais do amor, mas também do imaginário pop psicadélico. O seu nome não precisa de albuns. Elton John vai actuar no Estádio do Restelo no dia 27 de Junho, 17 anos depois do seu último concerto em solo português, 38 depois de Vilar de Mouros.

OK. É isto.

Estou Radiant!

Sim, é um trocadilho devido ao facto de ter encontrado o novo álbum dos Isis - num Sordo perto de si.

Vamos ver se me enchem as medidas, estes rapazolas.

terça-feira, março 17, 2009

Pyramids: Vem aí novo album



E para já é tudo o que se sabe, que está a ser masterizado e editado e todas essas coisas bonitas que se fazem. "Mais notícias em breve", dizem eles no seu MySpace.

Entretanto podem ler uma bela entrevista com a banda - caso raro - onde se fica um pouco mais por dentro da textura dos Pyramids. Leiam e percebem o porque de eu dizer isto.

segunda-feira, março 16, 2009

WTF?


E quando se pensava que os festivais deste ano não nos iriam trazer grandes surpresas... eis que surgem os Black Eyed Peas no Alive!09, no dia 11 de Julho...
Estou siderado. Speechless...




(é óbvio que este momento merecia uma moldura laranja...)

sexta-feira, março 13, 2009

Estava por aqui a pensar...

...e não é que me lembrei de ir rever isto:



Não sou fã de Nirvana, nem tenho muita paciência para eles. Mas tiro o chapéu perante esta música - e perante o vídeo. Bem hajas, Kurt! Se não fosse aquela espécie de solo a meio da música eu diria publicamente que esta música é uma perfeita delícia.

quinta-feira, março 12, 2009

Crack the Skye

Tenho de dizer: o António tem razão. Este álbum está muito coeso.

Grandes riffs, com guitarradas ultra-complexas a adorná-los, vozes (surpreendentemente) mais cantadas e bem encaixadas e, para não destoar, uma bateria fantástica. Acho que o som deles está a ficar mais aprumadinho, mais audível, só que não perde essência. Não está a ficar, de todo, pop, porque continua a ser complexo e muito rico, mas ao mesmo tempo torna-se mais orelhudo.

O que é que eles andam a tomar? Se eu soubesse estava em tour com eles e com os Metallica. E se eu não mereço essa tour, há que admitir que eles a merecem. Afinal eles conseguiram arrancar-me isto em apenas um dia de audições - eu sei que sou um pouco entusiasta, mas...

quarta-feira, março 11, 2009

The National no Sudoeste 09



Uns dizem Franz Ferdinand e os outros respondem com The National. Actuação marcada para o dia 6 de Agosto. A verdade é que se os primeiros de percebem em ambos os palcos - partindo daquele principio que o SW é um local mais mainstream, se quisermos, do que PDC - já a contratação dos The National não se apresenta com um fundamento tão sólido. Mas a verdade é que o SW tem apostado em alguns nomes de culto, e tem colhido frutos desse risco.

Ah, e diz que a Lily Allen e os Buraka Som Sistema também vão andar pelos lados da Zambujeira do Mar.

Franz Ferdinand em Paredes de Coura 09

Primeira confirmação adiantada pela promotora do evento. Depois de Lisboa Soundz, Super Bock Super Rock e Sudoeste, chega a vez de Paredes de Coura. Pessoalmente esperava uma coisa melhorzinha, um nome maior. Mas sim, uma aposta segura para cabeça de cartaz. Recordo que o festival decorre de 29 de Julho a 1 de Agosto, tocando os Franz Ferdinand dia 30, já com o novo álbum na bagagem, Tonight: Franz Ferdinand.

terça-feira, março 10, 2009

Pronto, já me estragaram os Mastodon...

Os Machine Head vão tocar no dia 9 de Julho no Alive!09. Serão certamente a terceira última banda a actuar no palco principal e relegam os Mastodon para uma actuação provavelmente de dia e cópia do SBSR 2007. Enfim...

segunda-feira, março 09, 2009

Stephen O'Malley em Portugal!!



Mais precisamente no Porto. O mentor dos Sunn O))), entre muitas outras bandas, vai estar a solo na Culturgest no dia 11 de Abril e os bilhetes - sonho do sonho - são a 5 euros.

Para muitos uma óptima oportunidade. Para os outros essencial.

domingo, março 08, 2009

Wake/Lift

Não sei qual a razão de os Rosetta escolheram tal nome para o último álbum deles (que já data de 2007), mas quase que diria que não podia ser mais adequado. "Seu exagerado!" Exagero seria dizer que é a melhor banda de sempre.

Deixem-me lá acabar o raciocínio: o que esta quadrilha de "astro-metaleiros" faz não é novidade alguma - e eles agradecem claramente as suas influências. Mas, verdade seja dita, as músicas são simplesmente avassaladoras e hipnóticas. É imossível não nos sentirmos completamente arrebatados pela intensidade de tudo, pela ponderação de cada instrumento, pela forma como eles se deixam ouvir e cedem espaços uns outros. E tudo isto se compreende numa música apenas, dependendo dos momentos - ruidosos, calminhos... Pelo menos neste Wake/Lift, os Rosetta são uma banda equilibradíssima.

Neste Wake/Lift, apesar da primeira reacção ser um despertar meio estremunhado (em que se mermura "isto não é nada impressionante..."), acabamos por ser levantados e levados. E eu ando cá com umas dores de cruzes, que nem me atrevo a contar mais.

A ver se me arrebatam nos outros álbums...

sexta-feira, março 06, 2009

Klaxons no Alive!09

Depois de Mastodon, TV On The Radio e Metallica, são agora os Klaxons que são teletransportados do SBSR 2007 para o Alive!09. A actuação está marcada para o Palco Super Bock, no dia 9 de Julho.

TV On The Radio e Klaxons num palco que não o principal? Qualquer dia até fazem festivais de géneros musicais que tenham um bom orçamento e tudo. Ah, Portugal na Europa...

quarta-feira, março 04, 2009

Omar, Zach Hill e companhia

São 4 sujeitos. Omar Rodriguez-Lopez, Zach Hill, Jonathan Hischke e Juan Alderete. Há um adjunto. Cedric Bixler-Zavala. Juntos fizeram um album chamado Cryptomnesia (?) que vai sair no próximo dia 5 de Maio. E pelo "trailer" há que dizer que sim senhor, parceria com estofo de campeão.



O alinhamento do album faz-me lembrar um certo Zappa:

1. Tuberculoids
2. Half Kleptos
3. Cryptomnesia
4. They're Coming To Get You, Barbara
5. Puny Humans
6. Shake Is For 8th Graders
7. Noir
8. Paper Cunts
9. Elderly Pair Beaten With Hammer
10. Warren Oates
11. Fuck Your Mouth

Ah, e isto tudo tem o belo nome de El Grupo Nuevo De Omar Rodriguez-Lopez.

TV On The Radio em Portugal

Mais uma banda anunciada para o primeiro dia do festival Optimus Alive!09. Foram, no entanto, relegados para o palco Super Bock, mas isto poderá significar que tocam mais tempo do que se fosse no palco principal. Só espero que não sejam subaproveitados como foram há dois anos no SBSR. Fora as condicionantes, excelente notícia.

terça-feira, março 03, 2009

Mastodon tocam novo álbum na íntegra ao vivo

É verdade. Em declarações à Billboard, a banda mostrou-se orgulhosa do novo trabalho, Crack the Skye, a ser lançado já este mês, dizendo que é o seu álbum preferido até à data. O guitarrista Bill Kelliher disse que iriam tocar o álbum na íntegra nos concertos da tour norte americana e, possivelmente (eu digo obrigatoriamente), alguns temas de álbuns anteriores. Claro que será extremamente improvável que isto aconteça na Europa, nomeadamente em Portugal, mas... pode ser que eles tomem tanto gosto à coisa que imponham à organização do Optimus Alive!09 esta condição. O baterista Brann Dailor pronunciou-se também acerca do conceito do novo trabalho da banda, palavras essas que podem ler em baixo. Recordo que os Mastodon irão tocar no nosso país dia 9 de Julho, concerto esse incluído no festival Optimus Alive!09 e dia esse em que já figuram nomes como Metallica, Slipknot e Lamb Of God.

Brann Dailor:
"It's about a crippled young man who experiments with astral travel. He goes up into outer space, goes too close to the sun, gets his golden umbilical cord burned off, flies into a wormhole, is thrust into the spirit real, has conversations with spirits about the fact that he's not really dead, and they decide to help him. They put him into a divination that's being performed by an early-20th-century Russian Orthodox sect called the Klisti, which Rasputin is part of. Knowing Rasputin is about to be murdered, they put the young boy's spirit inside of Rasputin. Rasputin goes to usurp the throne of the czar and is murdered by the Yusupovs, and the boy and Rasputin fly out of Rasputin's body up through the crack in the sky and head back. Rasputin gets him safely back into his body. That's the basic story, but it's all metaphors for personal sh*t."