quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Myspace divulga as bandas que vão marcar 2008

Previsões não se fazem, isso todos nós, os cépticos, sabemos; se forem crentes, acho que o deus em causa chama-se "Mercado" e é dotado de uma espécie de mão invisível. Só que neste caso não fui misterioso na forma de trabalhar. O Myspace divulgou as dez bandas que vão marcar 2008, assim como os géneros musicais que vão estar nos píncaros:

As bandas:
  1. Partyshank
  2. Peggy Sue And The Pirates
  3. Riuven
  4. Naz T Da Younger
  5. Tape Deck
  6. Conan and Mockisans
  7. Ebony Bones
  8. Joe Lean And The Jing Jang Jong
  9. Dead Disco
  10. Make Me a Model


Os géneros:

Toystep/Joystick Jungle
Bassline
Tape Music
Acousmatic
IDM (Intelligent Dance Music)
Screamo

De etiquetas musicais sei alguma coisa, mas não sei como é que elas andam na moda. Agora de bandas, sei algumas curiosidades: a grande maioria das aqui presentes são britânicas, ainda não gravaram nenhum LP (long play, entenda-se) e - pois claro - têm página no Myspace. Naturalmente que um estudo assim pouco tem de fidedigno, basta compreender que a população inquirida é composta por uns escassos 2 500 indivíduos britânicos, entre os 18 e os 24 anos. Aquilo que este estudo consegue é, no máximo, condicionar alguns gostos. A única coisa que tem de astrológico é o facto de conseguir levar pessoas a ouvir o que eles dizem para ouvir, qual lua cheia.

8 comentários:

António Pita disse...

Screamo.

Nem digo mais nada.

André Forte disse...

ha screamo fixe! há uma banda japonesa disso muito boa, os Envy.

oaktree disse...

WTF?! Toystep/Joystick Jungle?? Acousmatic?? (acústico e automático?... acústico e gosmático??)
E o screamo, meus amigos!! O screamo que já nasceu, rebentou, morreu e está mais que enterrado, e só agora é que estes tipos se lembram dele!
Francamente! Deve andar por aí muita gente ociosa e desocupada para se por a inventar merdas destas...

Mas agora falando muito a sério, soube de fonte seguríssima que este ano o que vai estar em grande é o neoindustrialpostemopunkfunkelectroclashtrashabillyscreamo houseghettotech. Ora vejam aqui.

André Forte disse...

ora... não morreu morreu. está... moribundo, zombie-style.

e sim, estas etiquetas de ir ao figo tornam a música muito confusa. já é o pincel que é quando temos de explicar o que é neurosis ou cult of luna, imaginando que esses nomes significam realmente alguma coisa eu ia sentir ainda mais dificuldades em dizer o que gosto de ouvir...

mas a juventude gosta dessas coisas, «underground»

oaktree disse...

"Zombie-style"... Ahahah! Gostei!
Só agora é que reparei que tinhas falado nos Envy. Não lhes chamaria screamo... Temos antes aquela designação tão simpática de japanoise, em que tudo o que é japonês e minimamente barulhento é posto no mesmo saco.
E já agora, porque não um tuganoise? É lindo, kitsch e bimbo, tal como a gente gosta!
Voltando aos Envy, comprei um álbum deles na 'Funac' a 2,50€ (!!) e tenho para cá um outro. Não me recordo é do nome de nenhum dos dois porque são daquelas coisas muito grandes traduzidas do original em japonês e, de momento, não me apetece ir ver à lista.
Fica um freebie do último álbum deles.
***

André Forte disse...

aquilo, para mim, também não entra muito na cena screamo. é estranho, tem aquelas macacadas da moda alternativa - muito boas, diga-se - e é cantado num japonês ridiculamente melodioso. é fixe. podia ficar no saco "fixe".

mas... eu feito parvo a pensar que eles tinham parado no insomniac doze. às vezes penso que estas bandas têm um complexo zappa e se põem a editar álbuns como quem chove... ^^

André Forte disse...

fico-te extremamente grato pela bolacha, madame oaktree ^^ fico-te a dever uma.

oaktree disse...

Disponha sempre :)
***