terça-feira, outubro 30, 2007

Insistindo

...no último post. O seu objectivo era, unicamente, partilhar algumas músicas que nos são de certa forma distantes. Não pretendia, pois, dissertar sobre a qualidade das canções lá contidas (até porque os Ok Go nos são próximos e surgiram pela curiosidade da coreografia do clip). A realidade é que o o primeiro vídeo era péssimo: novela mexicana do Equador cantada, e mal. O segundo não pretendia ser, sequer, uma regra: há música muito boa no Brasil, nem há necessidade de enumerar para provar esta afirmação.
Quanto à música pop indiana, temos de concordar que ainda não chegou ao estado crítico da nossa música popular: não é uma batida simples e quadrada com uma miúda "boa" a abanar-se (porque se trata, acima de tudo, de uma questão de imagem e não de arte) e a cantar com a voz completamente modelada, que muitas vezes nem corresponde à realidade. Essas duas músicas têm energia, melodia e uma coreografia no mínimo brutal. A realidade é que o choque cultural nos leva, a todos(!!), a considerarmos ridículo algo que é bom na Índia - e que é surpreendentemente melhor que metade do que a MTV nos dá a conhecer.

A música, como todos os traços culturais, é uma forma de identificação: algo que seja distante da nossa cultura, passa a ser pior, pois avaliamos tudo pelo nosso padrão de "bom e mau". Mas esta é uma discussão das ciências sociais. Aqui só quero levantar a questão: em que medida é que a música ocidental pode ser um padrão para alguma coisa? Para nós, talvez, já que é a única coisa a que temos acesso...

Foi o meu contributo político-social-diplomata e um pouco económico. Acho que esta é a prova de que a música é um meio de comunicação, que nos leva a reflectir sobre a nossa condição.

1 comentário:

Anónimo disse...

I tend not to leave a comment, however after reading a few of the remarks
on "Insistindo". I do have 2 questions for you if it's allright. Is it just me or do a few of these responses appear like they are coming from brain dead folks? :-P And, if you are writing at other online social sites, I would like to keep up with you. Would you make a list of the complete urls of your public sites like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

Here is my web blog ... cellulite treatment cream