domingo, junho 07, 2009

Sobre o problema do Battle For The Sun

Como já é hábito, Brian Molko e companhia não fizeram um mau álbum. Há sempre músicas cheias de 'feeling' nos trabalhos dos Placebo, mas a verdade é que este não tem nenhuma boa com algo de novo, que eles não tenham feito. Sim, a presença electrónica é inevitável desde o Sleeping With Ghosts, mas o seu sucessor só fez coisas boas com isso. Melhor ainda: os Placebo pegaram nas pianadas de "Special Needs" e fizeram umas grandiosas "Broken Promise" e "Song To Say Goodbye", sem nunca se esquecerem das distorções que lhes dão força nos três primeiros álbuns.

Em suma, e para se dizer a mais pura de todas as verdades, os Placebo têm evoluído claramente de álbum para álbum. O culminar disso foi Meds, visto que este Battle For The Sun mostra que o trio, agora com um novo baterista, não se conseguiu superar.

Agora, e digam-me se estiver enganado, o grande problema deste novo bicho está muito em parte no uso das electróncias (foram atrás dessas bestas dos MGMT's e afins...) e nos refrões longe da intensidade de outrora. Não? Eu escrevo isto com uma audição e meia do álbum, por isso posso - e desejo - estar redondamente enganado.

Pronto, ficam os clássicos vídeos para o exercício de uma reflexão comparativa:

(já que estamos nestas coisas, ponho a versão longa deste clip - que nem sabia que existia, mas olha, cá está)


2 comentários:

b disse...

Com este post e com a conversa do outro dia, já me lembrei de voltar aos meus tempos Meds e cá está ele a rodar. ;) sim sr.

André Forte disse...

grandioso, esse.