segunda-feira, maio 18, 2009

Löbo - Älma EP


Venho vangloriar-me de um privilégio que estes rapazes me deram. E, já agora, aproveito para falar do EP e ficamos quites.

Pois, eu tive o prazer de ouvir o bichinho todo, apesar dele ainda não estar remasterizado, nem tampouco editado - contudo, tem circulado pelas nets e já se têm feito reviews, pelo que eu decidi fazer-me à festa também.

Quem já viu Löbo ao vivo conhece bem a música de abertura: uma monstruosa "Aqui em baixo a alma mede-se com mãos cheias de pedras" é uma demonstração incrível e fiável do peso e do negrume destes rapazes ao vivo. Adjectivos para quê? Vão ao Myspace e ouçam-na. No entanto, a versão gravada e a versão com que eles nos varrem ao vivo são diferentes: no Alma, é lenta e ambiental, em concerto é um peso descomunal.

Todo o EP tem uma ténue linha a distingui-los de um Drone imensamente electrónico (atenção!!!! Excluam as batidas senis e pensem em teclados e efeitos como o cacete. Não se assustem.), denso e melódico, de um Doom épico e extremamente ambiental. E não é fácil escolher um exemplo bom para isso, tanto "Matei os meus mestres - Silenciei os meus ídolos" como "Por fim só. Livre", para dizer algumas, são músicas que estão com um pé no Doom e outro no Drone, se bem que a nível melódico esta última tem o que a outra tem em peso. O Alma tem um equilíbrio e uma coesão impressionantes e vale cada um dos 35 minutos que dura. Falta ver como é que estas músicas resultam ao vivo, que potencial não está em falta. É um EP negro e épico.

Só espero que não demore muito até que seja editado...

4 comentários:

Zé ArtRites disse...

"Adjectivos para quê? Vão ao Myspace e ouçam-na"

ou então vão esta sexta feira dia 22 à Via Latina (Coimbra) e assistam ao vivo eheh

André Forte disse...

ia-te pedir mesmo um cartaz por causa disso, para fazer uma posta, mas o pita adiantou-se. De qualquer forma, não duvides que o pessoal aqui da tasca vai. ^^

Unknown disse...

Tive o prazer de os ouvir em Vouzela... Apesar da organização e divulgação ter deixado muito a desejar, Löbo deu aos (poucos)presentes no local um concerto incrível... talvez até capaz de levantar os mortos dos seus túmulos ou, quem sabe, fazer os seus atentos ouvintes entrar em comunhão com as almas do Limbo =)

Momento único.

André Forte disse...

as musicas sao muito boas e resultam muito bem ao vivo, essa sera uma das verdades. a outra sera a entrega deles: invejavel e total ^^

Fico feliz por estarem a dar concertos bons - tambem acho que nao devem fazer menos.

Aqui em coimbra, para mim, foi o concerto da noite. Grande feeling...