terça-feira, novembro 27, 2007

He Has Left Us Alone But Shafts of Light Sometimes Grace the Corners of Our Rooms

Foi um acaso, uma sorte. Não acreditava realmente na possibilidade de encontrar alguma coisa de A Silver Mt. Zion em loja alguma que não uma Fnac em Lisboa, muito menos o primeiro álbum da banda em Coimbra.
Mas encontrei o dito He Has Left Us Alone But Shafts of Light Sometimes Grace the Corners of Our Rooms na livraria Almedina, perdido no meio dos A's. Não perdi tal oportunidade.

Começa um acorde de piano. Outro. A tristeza vem com a música não só pela peso do acorde, mas pela sua lentidão. Com o acorde, algumas notas. Em alguns minutos, começamos a ouvir vozes quase imperceptíveis, das quais nos abstraímos para enquadrar o ambiente. Aguardamos. Cedo entra o violino, entra o contra-baixo e a música é simplesmente isto, com uma melancolia aterradora e de uma melodia a roçar o perfeito, não fosse o todo o ruído que a persegue de dezenas de vozes desenquadradas. Quando ficam só as vozes, já a "Broken Chords Can Sing a Little" passou, sinal de que já vamos na segunda faixa.
Calmamente, o ainda trio A Silver Mt. Zion vai acrescentando os seus instrumentos, nesta música tem um convidado: a bateria parece solar por cima da melodia repetida intensivamente pelo violino e contra-baixo, ainda que explorada na sua harmonia; a guitarra, no início pelo fundo, assume o papel melódico e as restantes cordas libertam-se. Com a quebra abrupta começa a hipnose de mais uma música, a mesma melodia e a mesma depressão, um contexto acústico: só o piano, o violino e o contra-baixo. A chamada "Stumble Then Rise On Some Awkward Morning"



Esta não precisa de descrições... Só de ser saboreada... até que o silêncio é interrompido por uma voz. Lembra Arcade Fire? Não. Win Buttler lembra o Efrim Menuck a cantar. Só acordes e uma linha de contra-baixo em tempo duvidoso, contratempo, como chamam os músicos. Esta canção é simplesmente bonita, de embalar e sorrir. Depois vêm os violinos e mais sorrisos. 'Don't tell me that I am free, 'cause I have not been well... latelly', cantam todos e começa a música: uma linha de baixo e o violino sola, o piano sola... Depois a pequena e modesta orquestra junta-se numa homenagem "For Wanda", outra melodia de embalar, mas esta é para recordar a beleza.

He Has Left Us Alone But Shafts of Light Sometimes Grace the Corners of Our Rooms é bonito, é bem construído, é completo, é bem interpretado, não é pretensioso... é uma obra de arte. A primeira das já cinco editadas por um projecto inicialmente desorientado e movido pelo experimentalismo e pela sede de crescimento. Amadureceram, todos, e isso nota-se nas suas composições mais recentes, com coros e mais músicos. A Silver Mt. Zion protagonizaram, em 2000, uma bela surpresa para a música, abstraindo-se do rock que os movia em GY!BE em busca da beleza da música: saiu música de câmara, saiu boa, excelente música.

Sem comentários: