quarta-feira, novembro 26, 2008

Banda do Casaco

Fez agora, em 2008, 20 anos que este projecto editou uma compilação que reúne os seus melhores temas (vista pelo prisma dos próprios mentores).

Por mero acaso tropecei nessa edição homónima deveras interessante, de dois volumes, nos "arquivos" lá de casa e, confesso, fiquei algo esmagado. Um grupo que surgiu em 1974, no pós-25 de Abril, e cujo espírito crítico não se tece através de letras directas a falar de revolução, mas antes a falar do país em que realmente vivem, da sua realidade social, não podia fazer mais sentido do que neste caso, tendo em conta a sonoridade que exploram.

É, aliás, esta que me arrepiou verdadeiramente. Estes optaram por explorar a música tipicamente portuguesa segundo padrões característicos da pop de então e, de forma assustadoramente visionária, através de formas que lembram o Post-Rock actual (há passagens das músicas que me lembraram Silver Mt. Zion, uma banda que não propriamente revivalista). Tocar música transmontana com um contra-baixo tocado com arco a dar corpo, enquanto que guitarras clássicas fazem a melodia e a percussão típica faz o seu papel, eleva a música para patamares que são somente audíveis.

A Banda do Casaco é um projecto fantástico, que reúne nomes que não deixam ninguém indiferente, como Celso Carvalho, Zé Nabo, António Pinho, Nuno Rodrigues e Jerry Marotta, apenas para citar alguns, que prova, à grande!, a qualidade de algumas coisas que se fazem no nosso cantinho, no rabo da Europa. Eu fiquei siderado.

1 comentário:

Wellvis disse...

«Ola, Margarida» deve ser praí uma das músicas mais lindas da história da música.