terça-feira, novembro 21, 2006

Olhos de Mongol

E finalmente consegui o tão esperado álbum! “Olhos de Mongol”, dos Linda Martini, vai fazer um mês que já saiu. Estava-me atravessado ainda não ter acesso a nada (com excepção do primeiro single, que está no Myspace) do último trabalho deste rapazes e rapariga que aprendi a respeitar.

A “Cronógrafo”, o primeiro single de “Olhos de Mongol”, pareceu-me muito desenquadrado daquilo que se conhecia do EP e, admito, custou-me a entrar. Mas, bem ouvidas as coisas, mostra a maturidade que a banda atingiu nos últimos tempos. Linda Martini escreveram o próprio destino e largaram o Post-Rock pura e imaculadamente fiel às origens.
O Post-Rock deles é, agora, dotado de uma sonoridade muito própria. O que conseguiram extrair das músicas experimentalistas foi o próprio experimentalismo e exploração das músicas. Mas sente-se aquilo que me parece ser uma recuperação das raízes, um peso e balanço algo característico. Há coisas que não se esquecem, mas os Linda Martini lembraram-se da melhor forma.

O álbum está, no mínimo, muitíssimo bem conseguido. O equilíbrio entre as músicas, o alinhamento... está o que me parece ser evoluído – que perfeito é um conceito discutível. Não há um único momento de quebra ao longo dos mais de 40 minutos de música; há, sim, as típicas ambiências que só são possíveis de conseguir de certa maneira, ou seja, com um ritmo menos acelerado – apesar dos contratempos da bateria – mas que não conduzem a um marasmo, muito pelo contrário, tornam a sonoridade mais envolvente.

"Olhos de Mongol" vale a pena, muito sinceramente.

3 comentários:

André Forte disse...

e cada vez me convenço mais: valeu bem a pena a compra.

Si disse...

nesta semana ja te ouvi dizer marasmo duas vezes. pareces o tv qndo aprendeu a dizer clichè :P **

André Forte disse...

devo ter cantado a expressão, ficou-me na cabeça :P