domingo, maio 30, 2010

O Arizona e a falta de música

Isto é algo que, naturalmente, nos passa ao lado, mas no estado do Arizona, nos US of A, aprovou-se uma lei anti-imigração que permite à polícia perseguir uma pessoa que considere suficientemente suspeita de não ter documentos legais do país. Isto é, qualquer pessoa que, por exemplo, fale castelhano ou, ainda pior, tenha um ar mais sul-americano está queimada. Isto é, com as letras todas, racismo.

Felizmente, isto não é algo que deixe impávidos músicos e artistas conscientes. Zach de la Rocha começou um movimento de boicote ao Arizona, que basicamente leva a que artistas simplesmente deixem aquele estado fora de qualquer actividade cultural — basta que haja artistas a aderir.

Dito pelos situacionistas, lá pelos anos de 60, "a cultura é a mercadoria que justifica todas as outras," isto é, através do consumo cultural criam-se grupos de pessoas autónomas que acabam por tentar levar um estilo de vida autónomo relativamente aos demais. É uma mercadoria importante por se relacionar directamente com a individualidade.

Há, claro, muito mais na cultura, nem que seja o simples facto de ser expressão pura e humana (há algo maior do que isso?). Mas é por reconhecer esta importância, de que falei acima, que ainda deposito tanta esperança na música, nas outras artes, e nos resultados que este protesto pode vir a ter. Será que o povo do Arizona vai reagir ao Sound Strike, se ainda não reagiu à lei racista recentemente aprovada?

Até ver, já há uma lista bem decente de coisas que me deixavam chateado (e solidário, mas acima de tudo chateado) caso isso acontecesse em Portugal:

Cypress Hill
Juanes
Conor Oberst
Los Tigres del Norte
Rage Against the Machine
Cafe Tacvba
Micheal Moore
Kanye West
Calle 13
Joe Satriani
Serj Tankian
Rise Against
Ozomatli
Sabertooth Tiger
Massive Attack
One Day as a Lion
Street Sweeper Social Club
Spank Rock
Sonic Youth
Tenacious D


Escolham os vossos.

Sem comentários: