sábado, fevereiro 28, 2009

Funeral

Neon Bible... álbum interessante. Mas sempre que pego no Funeral, aquela aura negra arrebata-me. Mesmo dentro daquelas sonoridades ditas Indie, aquele lado destrutivo e depressivo dá um ambiente completamente único a todas as músicas. E esse é um ambiente que só se conseguia novamente na "No Cars Go" - ou, reformulando, que já existia na "No Cars Go" desde o tempo em que esta apareceu no primeiro EP dos Arcade Fire. Isto tudo sem contar, claro, com a força com as músicas têm.

Esta, para mim, resumo tudo o que escrevi em cima:

Rock n' Roll

Estava eu em aula, na quarta-feira, a tentar fazer as macacadas que me pedem para fazer, quando alguém me diz: "sofres do síndrome Bruno Aleixo (SBA) - falas de forma secante, mesmo quando se trata de contar piadas."
E eu pensei: "Whatever Happened to my Rock n' Roll?"



No fundo não aconteceu nada e esta foi apenas uma desculpa para meter aqui um vídeo dos Black Rebel Motorcycle Club. Como adquiri o grande BRMC por umas míseras 3,5£ ando a ouvi-los outra vez e, diga-se, são mesmo uma banda de classe. Só mais uma música, vá:

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Placebo em Portugal

Mais um nome a adicionar ao festival mais caro do nosso país - Optimus Alive!09. Tocam dia 10 de Julho, sendo a primeira banda anunciada para esse dia. Chegarão com mais um disco na bagagem, que será lançado em Junho.

Faith No More de volta!


Sim, é verdade, após 11 anos os Faith No More decidiram voltar ao activo, estando prevista uma digressão única pelo nosso Continente. Este regresso encerra em si algumas dúvidas, nomeadamente no que respeita à identidade do guitarrista.

E bem, se um dos meus sonhos era fazer uma notícia com um título onde figurasse um ponto de exclamação, esta parece-me ser a altura indicada.

A nova dos Depeche Mode

Já corre na net "Wrong", o primeiro single do novo álbum Sounds of Universe, a ser lançado a 20 de Abril. Sinceramente, não fiquei particularmente fascinado. Esperemos que as outras 12 músicas sejam melhores...


domingo, fevereiro 22, 2009

Já saltita



Crack The Skye - Mastodon

Ainda só ouvi duas vezes, mas parece-me simplesmente brutal. As músicas funcionam enormemente bem sozinhas e como album estão muito coesas. Esperem mais palavras sobre o bicho, nem que sejam do omnipresente André Forte.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Autobiografia do feeling

Assassination of myself


O vídeo parece-me um bocado "power point", mas gostei por tudo o que mostrou destes 'hippunks' (contracção de hippies com punks, não tem nada que ver com punks do hip hop), cujo trabalho acompanho há muito tempo e que me proporcionaram um dos melhores concertos a que tive o prazer de assistir. E é esse o interesse do vídeo afinal.

The (International) Noise Conspiracy, a 'rockar' desde mil novecentos e noventa e oito.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Novo Single dos YYY

Não tão orelhudo. Os mesmos gemidos. Engraçado. Agradável.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Deerhunter de volta!

É verdade, Bradford Cox e Cia. vão estar no nosso jardim, mais especificamente na discoteca Lux dia 1 de Junho. E desta vez não abrem para ninguém. Boa banda, bom concerto, boa notícia - é tudo o que tenho para dizer.

Qual DJ Vibe?

Grande Vibe é isto. Ou se calhar fiquei impressionado apenas pela quantidade de cortes que está implicada neste "auto-retrato musical" do Gabriel Shalom. Ora vejam:


Beardbox de Gabriel Shalom.

E vejam os links. Isso sim é fritaria da pesada!

domingo, fevereiro 15, 2009

Azeite Virgem Extra

Às vezes faz bem para regar uma bela salada. Uma salada bem colorida e saborosa é este vídeo, e por ser dos Mars Volta está especialmente bem condimentado - como é óbvio. Por ser realmente bom, decidi partilhar convosco.

Cygnus... Vismund Cygnus (Pt.1)


Pt.2


Pt.3


Finali

sábado, fevereiro 14, 2009

Olhos em bico

Não é a minha cena, claramente. Mas tenho algumas bandas com essas características faciais que me enchem as medidas. Mono ficou claro ser uma dessas que tal. Há os Envy, que fazem coisas bem fofinhas. Uns Blonde Redhead tem gente com olhos em bico (antes duas, agora uma senhora). Há o grandioso Damo Suzuki. Há ainda coisas como a Yellow Magic Orchestra - a qual conheço mal, mas tenho uma ideia vigorosa da sua importância.

O que "há" mais recentemente são os Hologram. É simpático, ambiental e electro-alegre com achegas post-rock. Têm momentos mesmo bem conseguidos, outros menos fascinantes. Deixo-vos O MYSPACE para retirarem as vossas dúvidas.

Ah, destas coisas, se tiverem interesse peçam as ditas bolachas, com conteúdo "baixável" na gíria dos nossos irmãos do outro lado do atlântico.

Rosetta

Podia ser a Helena, felizmente não é. É "Metal para astronautas," como eles gostam de descrever. É curiosa, essa descrição, pois a parte "nauta" da coisa não me parece descabida - principalmente porque as guitarras dos Rosetta me lembram, em muitos momentos, os Intronaut.

Fora isso, e apenas conheço o que ouvi no Myspace, tenho a dizer-vos que é peso e tem o seu Q de psicadéliQo. Tem aquele ambiente apocalíptico descritivo, sabem? Com guitarras angulares? Não?... Ora bolas, as guitarras são muito ricas e têm melodias muito complexas, mas que não são simplesmente exageradas; pelo contrário, tornam-se essenciais para o crescimento da música. Mas para conclusões decentes, ouçam-nos vocês mesmos por ESTES LADOS. Rosetta é cool e tem momentos mesmo bons. Destaco a "Clavius".

Ah, sim! Quase me esquecia, mas gostava de realçar que eles querem vir à Europa. E não será que, digo eu, nós até estamos... Não, não. Parece descabido demais dizer que a Europa apanha Portugal e que um concerto deles por aqui devia ser bastante interessante. Deixem lá...

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Hymn to the Immortal Wind


Belíssimo. Não tenho ainda muitas palavras, mas sempre que o ouço tenho vários arrepios - o que é bom, visto que insisto em ouvi-lo novamente; se fosse mau já tinha desistido. Eu não sei se é o melhor deles até agora, até porque Mono, para mim, têm muitas coisas boas na sua discografia. Neste aqui têm uma vantagem: as músicas são equilibradas e boas, não há choques - há surpresas. Aconselhável.

Esta é a minha preferida do álbum, até agora. Quer dizer, vamos pôr as coisas nestes termos: gosto delas como se fossem minhas filhas, mas esta aqui é málinda:

The Battle to Heaven


PS: parece-me óbvio que, apesar de o álbum ainda não ter sido oficialmente editado, já por aí saltita.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Mastodon em Portugal

Os Mastodon vêm apresentar o seu novo álbum, Crack The Sky, no próximo Optimus Alive!09. A actuação está marcada para o dia 9 de Julho, o mesmo dia de Metallica e Slipknot.

Pessoalmente digo: outra vez??????? Já no SBSR 2007 isto aconteceu e os Mastodon ficaram presos numa horita e ainda de dia...


A música da crise é alegre



Pelo Johannes Kreidler, um senhor que domina a cena musical da perda de dinheiro.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Ainda há Música nos Grammys?

Ontem decorreu mais uma edição dos enfadonhos Grammys. Quando se lê os jornais e os nossos olhos dão de caras com as capas das revistas, cai-nos na ideia de imediato que os Grammys são o que aparentam ser: uma masturbação do negócio discográfico. A única relação que aqui há com a música é que o primeiro vive do segundo. Seja com macacos de imitação ou com o maior génio musical.

Podia entrar na usual crítica aos principais prémios desta coisa. Alguém acha mesmo que aquela música dos Coldplay não é igual ao riff do Satriani? É que ela ganhou o prémio de melhor música...Mas indo onde quero mesmo: ainda há Música com M grande nos Grammys?

Vejamos, há 110 categorias (!!!), muitas delas de coisas bem mais interessantes que desconhecia por completo. E quanto a nomes? Os Daft Punk ganharam dois prémios destes, sendo a sua qualidade indesmentível. Frank Zappa também. E os The Mars Volta. E o terrífico album de B.B. King também. E para quem gosta de ouvir cinema, Hans Zimmer e Peter Gabriel (este último até levou 2). E se nos centrarmos na lista de nomeados, ficamos surpreendidos com Erykah Baduh (este nem tanto) ou Nine Inch Nails ou mesmo a banda sonora do Sweeney Todd. E será Gilberto Gil um mau exemplo? Ou David Gilmour?

E agora o que me chateia: porque é que todos estes nomes ficam presos em categorias menores ou de género musical? Todos nós sabemos a resposta. Mas acaba por ser um bocado como o futebol em Portugal. Toda a gente sabe ou desconfia o que se passa, mas ninguém faz nada e cria-se um desinteresse que demora muito tempo a curar. E tudo se torna numa fachada que enriquece. Mas não quem deve. Por muito que se diga que não se quer saber disto e que ninguém liga nenhuma, não vos chateia os Coldplay ganharem, onde quer que seja, a Melhor Canção do Ano?

Notas finais: porque um melhor album ou canção Gospel e não Post-Rock ou Prog? Mas a sério, é que há um prémio para o melhor album tropical latino...
E sabiam que Barack Obama já tem no seu curriculo 2 Grammys?

sábado, fevereiro 07, 2009

Trio de Ataque

Já foram anunciadas três bandas para o Optimus Alive!09. E são elas os Metallica, Slipknot e Dave Matthews Band. E com estes nomes o Alive! arrasa assim a concorrência - ao nível das massas - logo nos dias iniciais desta dança que são os nomes para os festivais.

E isto tudo vai acontecer no Passeio Marítimo de Algés, entre os dias 9 e 11 de Julho. Os preços são um roubo e vão dos 50 euros diários até aos 90 euros pelo passe de 3 dias.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Mogwai \oo/

Errors... Numa versão reduzida: foram chatíssimos. Confesso que me levaram a questionar as razões que me levaram a comprar bilhete para aquele concerto. O que salvou realmente a situação foi o o portátil dos Mogwai, que lá estava a passar screensavers deles num estádio de futebol e outras coisas interessantes.

Felizmente os Mogwai, em boa forma, lembraram-me porque é que quis estar ali. Dá para perceber porque é que são a banda alicerce do Post-Rock actual: deram um concerto para uma Aula Magna lotada e arrancaram um ovação de pé (merecida, por sinal) no fim, sem hesitações - o concerto foi intenso, silencioso, ruidoso, calmante... Foi uma viagem, de altos e baixos geográficos, mas com uma velocidade cruzeiro boa. Infelizmente, durou mais duas músicas do que o que deveria. O combo final ("Like Herod" seguida imediatamente pela grandiosa "Batcat)" foi no mínimo arrasador. Depois daquilo, deviam ter ido para casa ver um jogo do Celtic de Glasgow em vez de terem feito o encore. Mas vá, lá regressaram e eu lá fiquei para mais duas excelentes músicas - mas contrariado, atenção!

Foi uma boa noite. Os Mogwai, com a sua barriguinha de cerveja, ainda ensinam muita a gente fazer a música. Grande classe!

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

É hoje!!!!!

Os mais variados Top 10 da Hydra Head

Vejam por vocês mesmos. Tenho apenas a acrescentar que não é aquilo que parece. Pelo menos inteiramente...

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Follow The Map



O novo vídeo dos Mono. Eu gostei bastante.

domingo, fevereiro 01, 2009

Mas que raio são guitarras angulares?!

Alguém me explica?

É que quando associam isso aos Mogwai, que melodicamente até primam por uma simplicidade acentuada, e por isso intensa, eu fico sem perceber o que raio é que são guitarras angulares... Com delay? O delay não aguça nada, nem torna nada obtuso. Não entendo. O que é que são guitarras angulares, afinal? Algum iluminado...?