terça-feira, março 27, 2007

Arcade Fire com Neon Bible no SBSR

Parece-me imperativo ver Arcade Fire no SBSR deste ano. Foi um falha minha, não os ter visto há dois anos em Paredes de Coura, pois sabe-se que é dos melhores concertos que a América do Norte já nos trouxe. Em adição a este facto, os canadianos apresentam um novo grande álbum, Neon Bible, fiel aos próprios Arcade Fire, negro e extremamente alegre, fazendo o contraste de estados de espírito presente em Funeral. Mas desta vez, traz uma lufada de ar fresco, uma ambiência nova: as gravações decorreram numa igreja canadiana. Parecendo que não, a ambiência apresenta-se com um renovada face, talvez em virtude de se saber desta situação, mas é uma verdade; Agora, o lado negro dos meninos de Montreal não parece ser a morte de 6 parentes, mas a própria religião que assombra a sociedade Ocidental.

A nova ambiência pode parecer estranha aos que se familiarizaram com o álbum de 2004, mas cedo percebem que os Arcade Fire ainda lá estão, e que foi uma mudança ponderada e analisada, uma boa mudança, para algo de novo sem que seja lhes mude o nome ou lhes retire as razões porque merecem respeito. Aliás, merecem ainda mais respeito com tal mudança, que só demonstra alguma ambição da parte deles.

Para melhorar a figura de Neon Bible, aquela que desde sempre eu considerei ser a melhor música da banda está presente: No Cars Go. A música não só é Arcade Fire, como não podia estar melhor enquadrada. Fico feliz por terem esperado tanto tempo para a enquandrarem num trabalho do género - visto que a música já data do Arcade Fire EP. Fora isso, nenhuma música merece destaque, ao contrário do que aconteceu com Funeral, pois é um trabalho extremamente equilibrado e de qualidade alta e constante. Acho que grande parte delas davam, mesmo, bons singles.

Eu dar-lhes-ia os parabéns por Neon Bible e por todo o trabalho apresentado até agora, se imaginasse que eles iriam ler isto ou se soubesse que eles percebem português...

Sem comentários: