segunda-feira, novembro 16, 2009

Prayer Fest: primeiro dia

Muito há a dizer sobre este primeiro dia. Mas o que, infelizmente, marcou toda a gente foi o facto de os Minsk terem sido interrompidos por ordem da polícia. Já se sabia que força repressiva e cultura são duas coisas que não se conjugam, mas, tendo em conta o grandioso concerto que os Minsk estavam a dar, o que ali aconteceu foi um atentado à arte. Obrigadinha e voltem sempre, *acrescentar insulto à medida do freguês*.

Não fosse isso, podia-se dizer que tinha sido uma boa noite, uma noite perfeita - ou quase.

11 comentários:

prla1983 disse...

Eu detesto a polícia, especialmente a Portuguesa, mas se há entidade que não tem culpa do que se passou, são eles.

Sabia-se que a licença era até determinada hora, não é por acaso que a coisa estava para abrir portas 'as 18h e começar o primeiro concerto 'as 19h. Chegava e sobrava para 4 bandas.

Agora, se não há qualquer tipo de stage managing, se não há ninguém para dizer aos Altar of Plagues que não podem passar 10 minutos a fazer feedback e a trocar cordas de guitarra depois de se terem atrasado a chegar ao local, se as trocas de palco levam um tempo absurdo, se o Josh Graham é um parvo mal disposto que nem lhe apetecia tocar e implicou com tudo e com todos...

Quem não tem culpa mesmo são os Minsk que tavam a dar um _concertazio_ e pagaram por todas as incompetências anteriores.

André Forte disse...

tudo o que dizes é verdade e eu não entrei por aí precisamente por causa disso.

já era esperado que isto acontecesse, infelizmente. pessoalmente, fico chateado precisamente porque os minsk estavam a dar o concerto da noite.

mas a actuação da polícia não foi a mais afável, de qualquer forma, tendo em conta que eles à meia-noite em ponto já lá estavam e que ameaçaram o promotor de prisão. eu pouco sei destas coisas, mas tenho ideia que há uma política de dois avisos antes de se ameaçar seja quem for.

b disse...

sim, andré, tens razão. se qualquer evento público, tem uma licença garantida até x horas (neste caso, até à meia-noite, a polícia só pode/ deve aparecer depois dessa hora. como é sabido, qualquer evento pode atrasar-se, como tal a polícia é obrigada a passar dois avisos (pós-hora marcada e não estar no espaço antes da hora marcada, para "vigiar"). ao terceiro, o evento tem mesmo de encerrar e os seus organizadores podem ser identificados e sofrer multas. neste caso, pelo que percebo, nem avisos houve, nem desconto se deu. o que inacreditável, tendo em conta do que se tratava.

prla1983 disse...

André, sabemos que a Polícia prima pela falta de elegância e que grassa em geral uma incompetência medonha. Acredito que há bons polícias mas não duvido que na generalidade acham-se todos muito homens quando passam multas de trânsito e fogem com o rabo à seringa nas situações mais difíceis.

Agora ali não se pode estar à espera dos avisos. Em todos os sítios do mundo, ao promoveres um concerto com hora limite, nem te passa pela cabeça exceder essa hora e esperar a benevolência de quem assegura que a lei é cumprida. Ontem, isso claramente não foi tido em atenção e deu para o torto.

Só espero que os A Storm of Light não tenham à ultima da hora - a julgar pelo cartaz... - trocado de posição com os Minsk já a prever que isto iria acontecer.

André Forte disse...

pois, quanto a storm of light não sei. sei que se safaram bem por causa disso e que a organização já estava apressada por causa dos atrasos. foi, aliás, o promotor que pediu para que os minsk parassem (e se não fosse ele, não sei se paravam).

é chato, correu mal, mas ninguém me tira o melão com que fiquei, Paulo :P

prla1983 disse...

A ti e a mim, André. Aquela Three Moons foi o diabo em figura de banda, cheguei-me à frente só para levar com aquela buja toda e que grande concerto estavam aqueles camaradas a dar.

André Forte disse...

é verdade, Paulo. E se fosse só a Three Moons eu nem me chateava tanto. Mesmo a Means to an End foi do outro mundo, muito mais pesada que no álbum. Eu estou desolado.

Anónimo disse...

O que é importante é o respeito, e se há pessoas que cederam e aguentaram o barulho até as 24h, também a promotora devia ter feito o favor de acabar o concerto ás 00h! Eu não "escolhi" nenhum dos lados, mas reclamar sempre porque as autoridades nao fazem nada,e agora porque fazem, é no mínimo ser do contra...

Não sei de que festival se trata, mas gosto de muitas das bandas do cartaz, e acho que algumas das opiniões aqui são no mínimo estranhas. Respeitem as licensas e horários e toda a gente ganha :)

Leonardo Carvalho, um leitor assiduo, mas um opinador ocasional!

André Forte disse...

infelizmente, nem sempre é possível respeitar os horários, Leonardo. Ali aconteceu e não foi por culpa da promotora. Quando estas bandas andam em tour nem sempre conseguem estar presentes a tempo, o que complica tudo para toda a gente. Neste caso, correu muito mal, o que é uma pena.

Quanto a isso, vais encontrar uma coerência algo incoerente na minha opinião: é que simplesmente quero que as coisas aconteçam e prefiro que nenhuma autoridade se meta pelo meio. Pessoalmente, é assim que vejo as coisas a correr pelo melhor :) Até porque quando me queixo, não é porque não fazem, é antes porque o fazem: normalmente dificultam a realização destes concertos.

Em Coimbra, um exemplo que nos é mais próximo, acontece que a câmara não deixa que se realizem concertos de Metal no Convento de S. Francisco porque não quer "profanar um espaço sagrado" ou algo semelhante. Não estou a exagerar. As palavras podem não ter sido exactamente estas, mas a ideia é essa. No entanto, acontecem lá festas académicas e de música electrónica. Isto é puro preconceito. Inocentemente, acho que os abusos que se cometem em ambientes metal são meninices quando se fala no que aí acontece - e, indo por um caminho mais coerente, achar que arte é algo de profano é algo do século XVI.

Resumindo: prefiro que deixem as coisas não mãos de quem aprecia e ficamos todos a ganhar, os outros que não se metam :P

Anónimo disse...

Por concordar a 100% com esta tua opinião, e com outras já aqui apresentadas é que me senti obrigado a postar a minha!! :)

Um abraço, e continuação de bons posts!!

Leo

André Forte disse...

obrigado ;)