domingo, abril 29, 2007

Arte, para além de música

Neurosis é uma banda de genios que nunca há-de ser entendida. Mais que música, eles fazem arte, criam ambientes e proporcionam estados de espirito. Há mesmo n lendas sobre estudos de psicologia relacionados com a composição dos álbuns e situações parecidas, que roçam, talvez, o absurdo; todavia, assim que começamos a conhecer a banda começamos mesmo a ponderar a possiblidade desses factos.
Odiados ou amados, Neurosis é um grupo de pessoas que nunca pode ser colocado no mesmo patamar de todos os seus seguidores (Tool, Cult of Luna, Isis, Mastodon, etc.), pois, contrariamente a estes, nunca se tornaram profissionais. Sempre fizeram a música como quiseram e nunca sofreram uma "evolução" no sentido de serem uma banda grande e mainstream, mantendo-se num circuito mais underground. Claro que a banda é apreciada e respeitada mundialmente, à sua maneira, e com esse crescimento de fãs e de pessoas que os acompanham, acabaram por conseguir fundar a Neurot Records, editora importantíssima no movimento de novas bandas com novas sonoridades em surgimento.
Pessoalmente, acho-os geniais e admiro o pouco das suas vastas criações que conheço. Claro que não me quero ficar por esse pouco e pretendo conhecer melhor. Muito melhor.

Deixo-vos uma pequena demosntração da sua arte, que transcende a música, chegando a campos de imagem e de envolvência muito superiores e diferentes do nosso normal:


Neurosis - A Sun That Never Sets

Sem comentários: