segunda-feira, maio 01, 2006

"Paisagens sónicas e experimentalismos líricos"

No passado dia 29 fui ao concerto dos Linda Martini na Fnac de Coimbra. O público não era muito. O espaço era pequeno. A música era genial.
As palavras faltam-me quando começo a pensar neste concerto. Há muito que não via uma banda com tanto feeling e qualidade. O seu rock experimental é bastante maduro e as músicas são soberbas. Não se trata de graxismo desmedido. Eles são grandes e, certamente, vão ser enormes.
Concretamente. As músicas desencadeam em nós uma catarse de sentimentos difícil de explicar. As letras (quando existentes) são reduzidas, mas têm lá tudo e, para ser sincero, o som deles não precisa de explicações. Não são precisas explicações óbvias para tudo... Quem já ouviou o e.p. saberá certamente do que falo. Músicas como "Lição de vôo nº1", "Amor Combate" e "Este mar", são por si só explicativas de tudo o quero dizer, mas para o qual me falta argúcia e engenho.
A sua simplicidade na complexidade é outra das suas grandes qualidades. Os Linda Martini demonstraram que, tocando genialmente, não é preciso complexificar as sonoridades. Porque o belo não é necessariamente difícil ou complexo.
Quanto aos elementos da banda também há muito a dizer. Todos eles revelaram grande cumplicidade, que me pareceu ir muito para além do nível musical. Os guitarristas eram mesmo muito bons, a baixista tinha um estilo muito próprio que cativava qualquer um e o baterista é no mínimo genial. Sem nunca entar no vício de ser um metrómeno, em que muitos bateristas caem, ele estava sempre lá, no tempo certo, sem no entanto seguir o ritmo dos restantes membros. O vocalista/guitarrista evidenciou um grande àvontade em palco e, sempre que podia lá soltava a sua veia humorística, sem nunca nos massacrar com piadas parvas ou clichés sensaborões.
No dito concerto foi possível ouvir músicas como "Efémera", "Lição de vôo nº1", "Amor Combate" e " Dá-me a tua melhor faca"(presente no cd a lançar em breve). O alinhamento das músicas foi bem escolhido. Por tudo o vivenciado por mim naquele momento, e pela música dos Linda Martini, parece-me que o título mais adequado para este post seria "Paisagens sonoras e experimentalismos líricos".
Os Linda Martini são a prova viva que a música portuguesa está de boa saúde e que não fica a dever nada a outras.

(Para breve as imagens do concerto)

Sem comentários: