quarta-feira, abril 28, 2010

Outra vez a Blitz?

Sim, outra vez. E há motivos (parece haver sempre). Por muito que procure deixar para trás o que se passa no online, chego sempre a um ponto em que a bendita Blitz me surpreende. Desta feita, foi simplesmente uma notícia que não interessa a ninguém que ouça música motivado pelo gosto: segundo diz alguém, o pénis do Mick Jagger é pequeno. E daí? Ele vai fazer uma música sobre o assunto, é disso que se trata?

Pronto, confesso que não diria nada sobre isto se, além da notícia, não fosse ver as tags com que a adornaram: "Mick Jagger" (boa, acertaram nesta) e os fantásticos e únicos "ex-namorada" (oi?) e "pénis pequeno" (Bullseye, mesmo em cheio. Desisto).

E desisto mesmo; não consigo perceber o interesse de certas coisas.

PS: para não falar das notícias que fazem a ridicularizar pessoas que já passaram pelo bom do vexame em programas de dança na TV. Isso é que é material de sonho para qualquer maldizente.

Tendo em conta que...

...muitas das coisas que nós ouvimos diariamente ou pelo menos com o mesmo tipo de gosto são, muitas vezes, de artistas de pouca expressão mediática, ou de nichos reduzidos, cabe-nos também a nós fazer uma divulgação. Quando os artistas são portugueses, essa obrigação a que eu chamo gosto torna-se ainda mais premente. Porque se nos podemos queixar que ninguém apoia e que só o que vende muitos álbuns é que tem dinheiro a sério - e toda a gente conhece os nossos tops - e que a inércia é enorme, bom, ao menos façamo-lo com a sensação de dever cumprido. Toda esta dissertação faria sentido para mim se terminasse neste parágrafo, mas o timing prende-se com o que passará para o próximo.

Os The Rising Sun Experience - dos quais já falámos no blog algumas vezes e que já foram entrevistados para o Ponto Alternativo - estão entre um grupo de 40 bandas de onde sairão 5 que vão actuar no Festival de Benicassim. A partir daqui já perceberam o mote, ide por este link e ajudem à divulgação da banda, da boa música portuguesa lá fora, e todas essas imagens bonitas. Se gostarem deles. Senão, todos amigos na mesma.

quinta-feira, abril 22, 2010

Ontem houve..., portanto, hoje há... e não é de perder! Mouth of The Architect!

Ontem actuaram no Musicbox com Riding Pânico. Para o Porto, a primeira parte ainda é uma surpresa. Esperemos uma grande surpresa e óptimo concerto destes senhores.

segunda-feira, abril 19, 2010

Gente estranha

Estava eu numa das minhas viagens sem sentido pela net quando me cruzo com o nosso António Pita a falar do aspecto dos Magma. Claro, estranhos eram eles, a inventar línguas e coisas assim mais progressivas e sem sentido aparente.

Claro que dessa época e onda o difícil é escolher O mais estranho. Basta pensar: os Gentle Giant com as suas roupas com brilhantes e momentos musicais para duendes em florestas verdejantes? os Genesis com o extravagante Peter Gabriel a rapar o cabelo a meio fazendo a anti-crista, enquanto imitava velhos e contava histórias? os Focus que faziam música com nomes do género "Hocus Pocus"? os Van der Graaf Generator e a forma de cantar peculiar do Peter Hammill? os Amon Düül II, cujo o dois eu nunca percebi?

Nestas divagações acabei por concluir que o mais estranho é o Ian Anderson, o frontman dos Jethro Tull. Podem ficar com este vídeo dele a fazer o que faz de melhor, claro, vestido com algo que se assemelha às roupas de um mendigo de luxo do século XV ou XVI (digo eu, que não percebo muito de traje tradicional):



Vá, o casaco já é um bocado "apresentador de circo do século XIX".

sexta-feira, abril 09, 2010

Abram alas, os GY!BE vivem!

Os Godspeed You! Black Emperor vão reunir e estarão presentes no All Tomorrows Parties no Reino Unido. Vão, aliás, ser os curadores do evento. E ao que parece vão também vão dar mais uns quantos - não muitos - concertos. Para não me tomarem como um sonhador da madrugada, fica aqui a prova lida e relida.

Boa cena.

segunda-feira, abril 05, 2010

E os Kylesa que se estreiam por cá esta semana?

Verdadinha. Imperdível, no mínimo:



É mais uma banda que vem pelos senhores que mais me satisfazem as necessidades musicais. Agradecia que eles continuassem, por favor. (E parece mesmo que o vão fazer, tendo em conta o que aí vem na agenda Amplificasom.)

domingo, abril 04, 2010

Grandes Bandas, Grandes Fotos - #3

A dobrar, Men Eater e Isis. Não direi mais do que isso.