sexta-feira, outubro 30, 2009

Aquela que será a pior cover de sempre.

Os colegas do Inarmónico escolheram um poderosíssimo candidato. É forte, é pesado e, acima de tudo, é péssimo. Basta ver a sua sugestão e a argumentação que a defende para saber-se lógica.

No entanto, eu estou convencido de ter um peso pesado na minha ideia. Diria mesmo melhor, é o MAIS pesado de todos. Scarlett Johansson é lindíssima, tem rasgos de boa actriz, mas, admita-se, é uma cantora terrível. O que se passa ali, musicalmente, é agoniante. Começou pelos Covers e escolheu bem: o Tom Waits. O homem não canta, pelo menos no sentido de cantar - tem uma voz única, uma num milhão, mas não canta, declama (e bem, raios me partam!) -, logo não ia danificar um grande legado, havia uma desculpa.

Segunda tentativa: quem escolher? Se calhar é melhor optar por alguém que seja conhecido por cantar incrivelmente bem, que seja um intérprete fora de série. Errado. Nada mais estúpido, tendo em conta a sua voz de rouxinol moribundo, mas ainda assim a dona Scarlett optou por reinterpretar nem mais nem menos do que Jeff Buckley. Sim, a "Last Goodbye" do Jeff Buckley.


O resultado é abominável. Uma música carregada de feeling, tanto na voz como no instrumental, foi completamente devastada pelo duo mortífero Scarlett Johansson e piano de música Pop de ir ao figo. Para quem não ouviu: tenham medo, tenham muito medo. Esta será a vossa música de Halloween.

quarta-feira, outubro 28, 2009

Vic Chesnutt

Lembrei-me que a Constellation voltou a meter um álbum deste senhor cá fora. Um óptimo álbum, por sinal; está ao nível do North Star Deserter, o que diz metade. A verdade é que essa primeira colaboração, com os Silver Mt. Zion e com o Guy Picciotto dos Fugazi, que originou o primeiro álbum editado pelos canadianos, não só deu frutos, bons frutos, plantou novas árvores. At The Cut é a prova disso.

Por acaso, encontrei uma entrevista que o songwriter americano deu há um ano e que pode explicar tudo da melhor forma. Vale a pena ser vista, tal como estes dois últimos álbuns merecem ser ouvidos:

Para quem aguardou muito muito muito

Aqui fica o primeiro single dos Them Crooked Vultures, que, para quem não sabe, são compostos pelo Josh Homme (Queens of the Stone Age), pelo Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana) e pelo baixista de Led Zeppelin, John Paul Jones.

A música, cujo excerto estava no Myspace, está agora na íntegra aqui:


Está Queens of the Stone Age com uns pózinhos de qualquer coisa mais. É bom, eu gosto de Queens of the Stone Age. Vocês não gostam de Queens of the Stone Age?

domingo, outubro 25, 2009

Finalmente, uma banda com um nome começado com um artigo decente.

Falo dos PAUS. Sinceramente, já estou farto desses chouriços - falo de Os Azeitonas, Os Pontos Negros e afins -, que fazem as suas cópias dos Strokes em português. Têm o seu espaço, mas não me agradam.

Já os PAUS, esses surpreenderam-me logo com a escolha do nome. Bem humorado. Depois com a ideia das baterias ligadas pelo mesmo bombo. Agora decidi-me a ir ao Myspace e ouvir a demo, que tem coisas mesmo muito boas. Ainda estou confuso com o que se passa ali, mas gostei do que ouvi. E aconselho que façam o mesmo (até deixo o LINK PARA O EFEITO).

Aconselho também que vejam as definições que já lhes atribuíram. Para mim, eles são Electro-Progressivo com pitadas de simetria harmónica. Aproveito para confessar que isto não faz sentido e que não tenho o jeito natural para etiquetar a malta.

quarta-feira, outubro 21, 2009

The Rising Sun Experience na FNAC de Coimbra?!

Não é mentira e é intrigante, no mínimo. Como é que eles vão meter lá as pedaleiras todas? Eu não sei, mas gostava de saber.

Se quiserem desvendar este mistério apareçam também no próximo Sábado, 24, às 22h00 lá no centro comercial em cima de uma colina, no lado de lá do rio Mondego, e pode ser que ainda se surpreendam com uma boa camada de música de qualidade.

Evolução dos POPO


Alguém se lembra dos The PoPo? Abriram para Nine Inch Nails em 2007 e o mais provável é nunca os vermos por estas bandas. Pois bem, a peculiar banda de Filadélfia na altura era composta por um vocalista/baterista/guitarrista, um vocalista/guitarrista/teclista, um baixista/baterista e um teclista/sintetizador. Confesso que foi um excelente concerto, e fez-me querer conhecer mais da banda. Tinham um álbum homónimo editado pela Buddyhead Records e pouco mais se sabia sobre eles. Só que entretanto... nunca mais se ouviu falar do microfenómeno The PoPo (e já pouco ou nada se sabia sobre eles, portanto quando digo nunca é mesmo nunca).
Mas renasceram das cinzas! Acontece que descobri hoje que os The PoPo já não existem! Deram lugar aos POPO, que é, basicamente, a mesma coisa. Quanto aos membros, saiu o antigo teclista. A banda é agora um trio de "post-hiphop", rótulo que eles próprios inventaram, constituída pelos irmãos Zeb, Shoaib e Hassan. Há agora um myspace novo, e um 7" chamado Kill Tonight, editado pela Mad Decent. E mais 4 faixas novas para escutar no myspace daqueles que se apresentam ao vivo como "The PO!PO!PO!PO!PO!..."

terça-feira, outubro 20, 2009

Vocês já ouviram...

...o cabeludo dos The Mars Volta a cantar em espanhol? Não é esse, é o Omar Rodriguez-Lopez. No seu album a solo mais recente - Xenophanes - o lider dos TMV faz o que nos tem habituado, mas com voz sua e a da sua companheira Ximena. O resultado é um belo album, musicalmente falando, mas com umas partes vocais que soam imensamente estranhas.


Só ouvi isto uma ou duas vezes, não diria já que é necessariamente mau - embora me incline para aí - mas lá esquisito é. Isso é.

De resto é uma das melhores coisas a solo dele. Pelo menos não se fica unicamente por ser B-side do projecto-mãe, digamos assim.

U2 x2

Para além do esgotado dia 2 de Outubro há outro dia 3. Confirmado hoje. Também em Coimbra.

Quem quiser ir para a enorme batalha das Wortens e FNACs, aviso que é já no próximo sábado.

Uma história bonitinha...

...que envolve um homicídio por afogamente, demónios, manicómios, paisagens e músicas novas dos Cult of Luna. Uma receita para a (in)felicidade, no fundo.
Aquele fim-de-semana de que os suecos falaram no Myspace, e de que falo aqui pela primeira vez, seria para gravar algumas paisagens sonoras e músicas novas para acompanhar o livro que conta a história toda de Holger Nilsson, o autor do diário que originou o mais recente Eternal Kingdom. Sim, o livro vai ser editado - descansem os que não sabem ler sueco (seus incultos), vai haver uma tradução em inglês.
As músicas novas irão acompanhar um audiobook, que vem com o dito cujo livro. Óptimas notícias.

segunda-feira, outubro 19, 2009

Como assim dúvida?

Escreve-se no The Guardian que os Bloc Party estão a pensar em dar um tempinho à sua relação, para irem experimentar outros compinchas e outras paragens. Citado, o baterista Matt Tong afirma que ele próprio "wouldn't mind trying something else for a while". Já o frontman Kele Okereke instala a dúvida: "We may take a year off, we may take three years off. We may never make a record again or we may head straight back in and do a record."

Sinceramente acho que já vem tarde. Um album tarde de mais, para ser preciso.

Boredoms

Faz 10 anos daqui a aproximadamente uma semana que saiu o excelente Vision Creation Newsun dos, diria eu, geniais Boredoms. Marca mais do que suficiente para relembrar esta banda, que embora ainda oficialmente no activo já não nos dá um album full lenght de originais desde 2004 - embora ainda este ano tenha editado o EP Super Roots 10.

Quem conhece ou faz ideia por onde andou Yamantaka Eye - provavelmente a figura mais proeminente deste colectivo japonês - sabe muito possivelmente que há selo de qualidade com honras das quais poucos se podem orgulhar. Eye trabalhou com o abaixo citado John Zorn, nos Painkiller ou os enormes Naked City; a banda andou em tour com os Sonic Youth e com os Nirvana, por exemplo; a associação ao Krautrock, e mais precisamente aos Can, tem muito de acertada.

Falo de uma banda que nasceu em 1986, que passou por muitas sonoridades, e que principalmente as fundiu bem. Que se retenham os albuns Pop Tatari, Chocolate Synthesizer (ah, Acid Police...) e o mote deste post, Vision Creation Newsun.

domingo, outubro 18, 2009

Novo album de John Zorn

Saiu - confesso que não sei bem quando, mas é deste ano - o segundo album de John Zorn de 2009. Intitula-se O'o e integra-se na Music Romance Series.



Depois do elegante bocejo que dei com o Alhambra Love Songs, é uma bela notícia, porque dá o mesmo quentinho por dentro que The Dreamers, por exemplo - diga-se, da mesma Serie.

Vou então por isto a tocar e por o gato ao colo. Serei um lover boy?

sábado, outubro 17, 2009

pg.lost vão andar a passear por Portugal

Podendo, é ir vê-los. Novo álbum na calha, novas músicas para apresentar e muitas oportunidades para os ver por esse país fora (se não fosse a data em Lisboa, com que fecham a minitour deste fim-de-semana, eu diria "por esse Norte fora." Claro que tenho consciência que era uma piada condenada à partida.) e satisfazer curiosidades.

O primeiro concerto deve estar agora a acabar, ou então está a meio. Sorte a vossa, malta do Norte, ainda têm oportunidade para os ver amanhã de borla (macacos me mordam!!!) em Braga e no dia que segue no Porto, concertos que, arrisco-me a dizer, têm as mãos dos senhores da Amplificasom, como de costume (benditos). Bem, o do Porto tem certamente o seu selo de qualidade.

Para que a malta do Sul não fique a chuchar no dedo, a Ritual Som arranjou um concertozinho por Lisboa, na segunda-feira.


Temos de admitir, com esta é que nos lixaram: sobra-nos o estúpido argumento da falta de dinheiro para não ver os suecos em concerto.

Não têm nada para fazer hoje de noite?

Estão em casa e sentem-se inúteis? Estão com insónias e dores de costas? Não tenho nada a ver com isso nem, ao contrário do que possam ter pensado, uma solução.

Mas ainda vão a tempo de tentar ISTO, que começa às 2h no Via Club, em Coimbra. Trata-se de Silverio, um "extravagante one man show de Silverio [que] conhece poucos limites no que respeita à ousadia, [e pode] mesmo roçar o ridículo." Não será de todo descabido: "Silverio pretende, com o seu electro-exagero reabilitar o flanco mais divertido do rock como veículo de uma vitalidade e irreverência em perigo."

Caso não estejam em condições de sair de casa, tentem o seguinte:

Tenho ideia que a organizadora é a Off the Record. A fonte, pelo menos, é a promotora de Coimbra.

sexta-feira, outubro 16, 2009

os PAUS


Pois bem, no seguimento do post anterior, foi revelada a nova banda que Joaquim Albergaria integra: os PAUS. E cheia de gente de qualidade está ela: Hélio Morais (Linda Martini e If Lucy Fell), Makoto (If Lucy Fell e Riding Pânico) e Shela (If Lucy Fell e Riding Pânico). Já roda no myspace uma demo bastante interessante. Dão-nos também a informação de que a bateria é "siamesa": duas baterias pegadas pelo mesmo bombo (em cima), sendo os baterias Quim e Hélio. Aguarda-se uma estreia ao vivo!

terça-feira, outubro 13, 2009

The Vicious Five acabam

Foi com bastante surpresa que li esta decisão súbita (ver no facebook da banda), pelo menos para o público. Há a promessa de que o baile vai continuar, mas através de outros projectos. Ficão as saudades do Quim e Cia e das festas que eles nos proporcionaram. Obrigado!


Eu tenho a minha, e vocês?

segunda-feira, outubro 12, 2009

A cultura vai ressentir-se (mais um pouco)

A autarquia de Coimbra continua nas mãos das mesmas pessoas. Precisamente as mesmas que têm colocado a cultura não em segundo plano, mas num vigésimo nono (sejamos positivos, é sempre o meu lema). Se esta ideia consegue ser desanimadora, há que lhe encontrar um ponto de motivação: a cultura, a verdadeira, ficará nas mãos de quem a produz realmente, sem a ajuda de ninguém. Cabe a cada um procurá-la e criar espaços e eventos propícios a isso.

No último fim-de-semana houve exemplos suficientes dessa vontade.

sexta-feira, outubro 09, 2009

Soundscapes #1

É hoje a primeira sessão de música instrumental organizada pela ArtRites, de Coimbra. A ideia, como o nome, claro, indica, é trazer à cidade dos estudantes os projectos de música instrumental que têm vindo a surgir nos últimos anos pelo nosso rectângulo fora.

Desta vez. vamos ter seis dessas bandas, três delas estreantes em Coimbra, e todas com algo novo para mostrar. Serão dois dias de boa música na cidade, o que é, admita-se, surpreendente.

Os tempos em que esta movimentada cidade tinha alternativas aos convívios de estudantes e às discotecas já pareciam longe, mas a verdade é que essa tendência, muito rapidamente, tem sido invertida. Se calhar, hoje, há algum convívio. Mas há mais três alternativas (no mínimo) para quem não quiser ver a sua noite resumida a isso - falei de todas elas mais abaixo -, sendo o Soundscapes de hoje uma muito boa hipótese. Temos a estreia dos ex-Cosmic Vishnu, os Aspen, que com um EP editado pelo anterior projecto já provaram que se davam bem com o Stoner Instrumental e Psicadélico; desta vez vêm mostrar de que material é feito o seu Post-Rock. Há também o regresso dos Löbo, passados 6 meses desde que vieram a Coimbra com os Men Eater, durante a sua digressão nacional de apresentação do álbum Vendaval; agora são os Löbo que vêm apresentar algo: o EP Alma, cuja edição não tarda, será tocado quase na íntegra. Os Alice in Wonderland, agora com uma rodagem maior, muito maior, vão aquecer as hostes com os seus riffs.

Amanhã haverá um cartaz mais linear, mais dentro do Post-Rock clássico, mais paisagista. Traz, finalmente, os Katabatic os La Flag a Coimbra e marca o tão aguardado regresso dos Allstar Project.

A não perder.

terça-feira, outubro 06, 2009

The Bad Plus - For All I Care

Depois de saber que os The Bad Plus vêm à cidade dos estudantes na sexta-feira e à capital no sábado, fui ver se havia novidades da parte dos americanos. E a verdade é que há grandes notícias: editaram o último álbum, intitulado For All I Care, e foi já em 2008! Bom, acontece que, após as primeiras audições, o álbum mantém a qualidade e identidade da banda mas com 2 novidades, sendo uma delas importante. A banda norte-americana escolheu fazer, desta vez, um álbum sem temas originais, isto é, apenas com covers "jazzianas" de temas que fazem parte dos gostos pessoais dos seus elementos. Visitaram outra vez os Nirvana, foram buscar à gaveta os Pink Floyd e até nos Bee Gees pegaram.
A outra novidade é a incorporação de uma vocalista convidada. Pela primeira vez temos palavras na música dos The Bad Plus, pela voz de Wendy Lewis. Será que isto tira a identidade pela qual a banda se esforçou em manter ao longo destes últimos anos? À primeira vista eu diria que não, até porque, pelo que já ouvi, não há um abuso do contributo da vocalista, prevalecendo o contra-baixo, piano e bateria. De qualquer maneira, é um alvo de mais audições sem qualquer sombra de dúvida. Relembro: sexta feira dia 9 de Outubro no TAGV em Coimbra e sábado dia 10 de Outubro no Museu do Oriente, em Lisboa.

segunda-feira, outubro 05, 2009

Esta semana temos:

O regresso dos Caspian à península avizinha-se. Vai ser uma tour ibérica agenciada pela Amplificasom, com todas as primeiras partes feitas pelos portugueses Katabatic. E é assim que nós passamos fronteiras. A sublinhar o concerto de amanhã em Braga, no Insólito Bar, e o de dia 7, quarta-feira, no Transmission Club (organizado pela Ritual Som):

A sublinhar ainda o Soundscapes #1, organizado pela promotora DIY ArtRites, que marca o regresso dos Löbo a Coimbra. Porquê que se sublinha tanto esse regresso? Porque os presentes vão poder ouvir duas músicas do EP Alma que ainda não foram tocadas em concerto. Espera-se peso, acima de tudo.

Claro que aos setubalenses ainda se juntam algumas estreias na cidade dos estudantes: Katabatic, Aspen (ex-Cosmic Vishnu), La Flag; e conta-se ainda com um regresso dos Allstar Project e com a presença dos locais Alice in Wonderland Syndrome. Eis o cartaz:

Com sorte para os mais abonados de dinheiro, ainda no primeiro dia do Soundscapes #1, sexta dia 9, há o concerto dos norte-americanos Bad Plus no Teatro Académico Gil Vicente. Para estudantes, o preço é 8€ (mais 2€ para os demais), o que é uma verdadeira pechincha. Eu aponto para a dobradinha: The Bad Plus às 21h30 e, depois de hora e meia de concerto, Soundscapes #1, que começa às 23h. Plausível - e uma escolha sensata.