segunda-feira, abril 27, 2009

Men Eater com duas músicas novas

Podem encontrá-las no Myspace.

As minhas primeiras impressões são deveras positivas: riffs sujos, bem esgalhados e com força. Pareceu-me uma boa continuação para o grande Hellstone. Fico à espera deste Vendaval - que sai já na próxima sexta-feira!

domingo, abril 26, 2009

Sim, eu gosto de Genesis

Eu sempre tive um problema com quase toda a gente que gosta de música: os Genesis. Começo a falar de música com alguém, a conversa ganha uma dinâmica interessante até se falar em clássicos. Zeppelin, Doors, Beatles, Pink Floyd, Black Sabbath, Frank Zappa, vale tudo até eu dizer "Genesis, até 75, são uma daquelas bandas incontornáveis." É neste momento que os outros costumam ficar espantados e incrédulos. Fazem mesmo aquele ar de "este tipo gosta de Phil Collins?!" E é aqui que está a questão: odeio tanto o Phil Collins, enquanto cantautor, quanto qualquer pessoa 'decente'.

Em 1975, o Peter Gabriel, um senhor que nos últimos 10 anos definiu uma sonoridade brutal - isto para quem não gostar de toda a carreira a solo dele, que é brutal -, saiu dos Genesis, fazendo com que o Phil Collins deixasse a bateria para cantar. Isto não só ditou a morte dos Genesis enquanto banda de Rock Progressivo, como foi também o início do fim da carreira do Collins enquanto músico de culto. O Gabriel saiu dos Genesis logo depois de terem feito uma das obras-primas do Rock Progressivo: The Lamb Lies Down On Broadway. Saiu depois de terem esgotado a sonoridade da banda, parece-me; pois fez muito bem, que saiu em grande.

Bem, vou-vos dar um cheirinho daquilo de que gosto nos Genesis:








Sim, os primeiros dois têm algumas azeitices. No entanto, acho que é claro porque é que gosto dos tipos - não se esqueçam de balizar o espaço temporal, faz favor. Mas façam favor de não se precipitarem em ideias sobre eu gostar de Phil Collins.

sábado, abril 25, 2009

"Hey, Cedric! Vamos fazer uma coisa na mesma onda de sempre mas com pessoas diferentes e ligeiras variações?"

"Bota gel nisso, Omar Alfredo!"

E assim surgiu, deduzo, um Cryptomnesia, do novo grupo do Omar Rodriguez-Lopez. De qualquer forma, é bom ver o mentor dos Mars Volta a investir novamente no psicadélico denso e imprevisível. Confesso que começava a ter saudades de fritanços altamento técnicos. Como dizem, um bocadinho de azeite dá outro sabor às coisas e só pode fazer bem à saúde (eheh!).

Eu gostei daquilo que ouvi, apesar de achar que o grupo, de novo, só tem os elementos e as aquelas gravações de pessoas a falar - claro que isto se nota no resultado final, e de forma bastante substancial, mas eu sou chato com estas coisas. E tenho de dar razão ao António: que grande trabalho vocal do senhor Bixler-Zavala!

"They're Coming to get you, Barbara" tem um toque de sentido de humor que me deixa bastante folgado para dizer que é a minha malha preferida do casaco quentinho que é este álbum.

sexta-feira, abril 24, 2009

Sempre que ouço isto...

...fico completamente fascinado. Esta banda é simplesmente incrível, senil, estranha e, para mim, a melhor do género no seu tempo. Muito, muito à frente.

Apreciem a excelência dos Gentle Giant e reparem como o teclas faz a mesma melodia em teclados diferentes (uau, eu sei que não é impressionante, deixem-me lá acabar), entrando uma mão um tempo depois da outra - não consigo fazer uma descrição melhor.


Esta é para a viagem. São eles a percorrer um álbum todo numa só música. No fundo é uma viagem curta...


A voz é sobrevalorizada... e a aparência também!

Per7ume

Pertume? Persetume? Que porcaria de nome (e, já agora, de banda). Aquilo que a rádio nos obriga a ouvir... E simplesmente por falta de alternativas!

O meu mega plano para tomar o mundo limita-se a isto: quando chegar ao poder exijo uma só para mim, rodeio-me com tipos de gosto bom e fundamentado (mesmo que seja completamente discordante do meu) e depois declaro a independência daquilo. Pelo menos a parte de uma rádio cujas músicas não me façam correr riscos desnecessários para chegar a casa rapidamente parece-me bem...

quarta-feira, abril 22, 2009

Vou ter de me habituar à nova música dos Placebo...

É que aqueles sintetizadores irritantes agora também aparecem nas músicas deles. Para quê? Eles antes optavam por sintetizadores depressivos, para quê o alegro-irritante? Há necessidade destas coisas? A sério que me faz confusão... Só espero que o resto do álbum não tenha mariquices e que eles tenham feito esta música para vender um bocadinho mais, senão o Molko vai receber um e-mail meu. Olá, se vai.


Eis o clip do novo single dos Placebo: For What It's Worth

terça-feira, abril 21, 2009

"Sinto o cheiro a carne queimada e peço a deus que seja humana"

Eis a grande saída do senhor Morrissey, durante o seu concerto no festival de Coachella. Parece que era um cheiro a barbecue por aqueles lados que o pobre rapaz até teve de sair de palco. Não é a levantar bebés que se trabalha a resistência, não...

O tipo é vegetariano há alguns anos (lembram-se de Meat is Murder, o álbum dos Smiths?). Eu até fico satisfeito por ver que Years of Refusal é uma frase que não se aplica às suas convicções. Bom tipo, além da ocasional boa música - eu não gosto de tudo dele, mas ninguém é perfeito, muito menos ele. Agora até fiquei com mais vontade de ouvir o álbum com a pior capa do ano (o Homer Simpson acrescentaria um enérgico "So far!...").

(abusei da minha condição de "tipo-que-posta-sobre-tudo-o-que-mexe", mas, sendo um entre todos os omniveros que fazem parte do nosso clã de mergulhadores - e que não são menos do que todos à excepção desse especial um -, não consegui resistir. Desculpem-me.) (Ah, e já agora, tomem lá!!!!)

Men Eater mudam de casa? Não, mas ela tem um aspecto novo

A posta ia-se chamar "uuuuuuuh!...", mas depois pensavam que estava a ser irónico. Mas a minha reacção, ironias de parte, teve mesmo essa como epicentro quando vi o 'novo' Myspace dos Men Eater, completamente remodelado para o novo Vendaval. É uma óptima razão para o fazerem.

segunda-feira, abril 20, 2009

Minsk e os seus belos cartazes


Mais um para ver! :D - permitam-me o modernismo.

Música Escrita #7

Deixo-vos com uma porção da análise feita na Drowned In Sound ao novo álbum de Mastodon, Crack The Skye, e também o link para a sua totalidade. Tem piada e classe. Espero que gostem tanto quanto eu e o meu falido sentido de humor:

«If Mastodon weren’t so astoundingly accomplished on a technical level, as musicians who’ve entirely mastered their heavy metal art, then taking the Atlanta foursome seriously would be very difficult indeed.

Firstly, there’s the name. Apologies to dirty-kneed archaeologists out there, but essentially naming yourselves Fuck-Off Enormous Extinct Elephant doesn’t tick all that many boxes of cool. Black Sabbath it sure ain’t, and everybody knows that if you’re absolutely insistent on naming your band after an animal, make it some variety of tiger. Tigers are way cool, elephants significantly less so – one will eat a sticky bun from your hand, the other the bun and your hand.

Secondly, there are the lyrics. We’ve had a whole album based on Herman Melville’s most-famous tome, and now we’re subjected to wordplay straight from the World Of Warcraft screen: “The demon skin is covered in fine mist / Opened his hand in my hand / Holding my eyes to the future / Hovering above myself.” Some pimpled and bespectacled teenager who won’t get laid for another five years is having a wet dream to lyrics like these, right now. Yes, that is a shiver that just ran down your spine. Mine too.

Yet, we forgive Mastodon these should-be shortcomings, because when every last avenue of critical analysis is extinguished, and every potential failing assessed, the band Still Fucking Rocks – harder, better, and faster than any of their peers. Throughout Crack The Skye they repeatedly deliver the kind of dizzying riff-work that’s designed solely to frustrate the shit out of Guitar Hero worshippers by out-manoeuvring even the fanciest PlayStation fingerwork. Players of said six-string parts, Brent Hinds (who’s also an accomplished banjo player) and Bill Kelliher, build layers of amplification so very thick that listening to portions of this record is akin to being trapped in a tunnel beneath the sea with roaring behemoths at both exits – it’s intoxicating in its beastly beauty, but all the while you feel there’s no way out, that either the walls will crumble or you’ll head towards a to-the-death duel you can’t possibly win.»

domingo, abril 19, 2009

Xutos Políticos?

Quando há porrada e a polícia está envolvida talvez. A nova música daqueles que, na minha opinião, já deviam ter arrumado as botas e as palhetas é tão política quanto as músicas de Tara Perdida (que não o tentam ser, sublinhe-se). Isto se tivermos em conta a ingenuidade com que a letra está (mal) escrita. Pronto, é Xutos e Pontapés, têm de fazer qualquer coisinha e desta vez tentaram meter os dedos nas várias feridas que nos têm vindo a abrir pública e desavergonhadamente. Acho importante, a sério que acho, o esforço, apesar de o resultado final ser tão parco em qualidade.

Claro que é um esforço que perde todo o valor quando no fim se saem com um "eu quero acreditar que esta vai mudar" (destruído e adornado - só os Xutos para o conseguirem - com um mítico "espero vir a ter uma vida bem melhor" sem sequer darem espaço para digerir a frase anterior), que não é nada mais nada mesmo do que um "estou revoltado mas fico à espera que mudem isto porque senão fico chateado, apesar de não planear fazer mais nada em relação a isso". Mas admiro o tal esforço na mesma.

Fica aqui uma banda que lhes pode servir de exemplo para futuros investimentos na arte da política:


PS: e o melhor é que demorei uma boa meia-hora para escolher a música dos RATM para escolher aqui... Há muito por onde pegar, caramba!

sábado, abril 18, 2009

É oficial: Minsk em Lisboa


Os Minsk já tinham um concerto anunciado para o Porto pela Amplificasom, no dia 5 de Maio. A Ritual Som, promotora que levou A Storm of Light até a Oeiras, aproveitou a boleia e agendou um concerto de Minsk para o Transmission Club, no Cais do Sodré, no dia 4.

É caso para dizer: MUITO OBRIGADO! Adianto um bravo "de nada".

Reservas neste mail: ritualsom"aquele-A-circulado-sem-conotação-política"gmail e o resto vocês já sabem (spam nesta caixa de correio não é graças a mim de certeza).

quinta-feira, abril 16, 2009

CSS na Queima das Fitas de Coimbra

Os brasileiros são a mais recente confirmação da Queima das Fitas de Coimbra. Actuam no dia 8 de Maio.

domingo, abril 12, 2009

sábado, abril 11, 2009

Strap The Button

Esta é uma banda relativamente desconhecida do Reino Unido e que se distingue à partida por ter 11 elementos. E com instrumentos tão naturais como guitarras, bateria e baixo, mas também coisas menos óbvias como glockenspiel ou até recorrer ao circuit bending.



Falo-vos aqui principalmente de um dos seus albuns - What Kind of Rat Bastard Psychotic Would Play That Song Right Now at This Moment? - que assume uma dimensão ao longo da sua rodagem que deixa indefeso quem não contar com imensos experimentalismos e fantasias noise. O seu som parece-nos em determinadas fases do album algo de familiar, mas mal este pensamento nos assola somos absolutamente negados por rasgos poderosos e barulhentos, ou simplesmente contemplativos e com peso. Sem explorar nunca campos virgens, os Strap The Button fazem música de grande qualidade, passeando com facilidade em várias realidades musicais. Em vários géneros, se quiserem.

Confesso que este album se me revelou assombroso. Apenas com 5 faixas, admito que não seja uma audição fácil, mas é de grande satisfação quando se chega ao fim. Podem encontra-lo num Sordo ao vosso dispôr.

quinta-feira, abril 09, 2009

Mais nomes para Paredes de Coura e Optimus Alive! 09

Dia 10 de Julho ganha assim um grande nome para o palco principal do Optimus Alive! 09 : os britânicos The Prodigy. Já Paredes de Coura começa a preencher o primeiro dia: The Rascals tocam dia 31 de Julho, juntamente com Franz Ferdinand e Supergrass.

quarta-feira, abril 08, 2009

NIN em Paredes de Coura 09

É oficial: os Nine Inch Nails vão estar presentes no nosso país dia 31 de Julho. Recordem as duas reportagens do Stage Diving sobre a primeira e última vez que a banda de Trent Reznor esteve em Portugal - aqui e aqui. Agora já podem olhar para o cabeçalho do nosso blogue com outros olhos.

Trent Reznor falou (e muito bem)!!!

Comecei agora a ver a entrevista Digg Dialogg a este senhor e ele começa logo à grande: "Como uma editora já não explora os rendimentos dos NIN, nós já nos podemos dar ao luxo, por exemplo, de disponibilizar músicas gratuitamente. Isto traz mais pessoas aos concertos. A música é de borla para quem a quiser, na Internet. Nós apenas somos razoáveis e fazemos aquilo que achamos melhor."

De volta a ti, Tozé Brito. Ah, isto se tiveres argumentos.

(gosto de falar como se ele viesse aqui só porque torna tudo mais aceso. De resto, não sei se o homem sabe sequer usar um computador - até dúvido que o saiba, tendo em conta aquilo que costuma dizer - quanto mais se visita este tasco).

Actualização: Aliás, a primeira pergunta é o Reznor a cortar à machadada esse pessoal das editoras que ainda vive nos anos 20 do século passado. Fiquei com muita pena deles. Têm a minha compaixão.

terça-feira, abril 07, 2009

Entrevista a The Rising Sun Experience


Fala-se por aí...

... que a grande banda a ser anunciada para Paredes de Coura 09 amanhã às 11h da manhã são os Nine Inch Nails. Ora, se isto se vier a confirmar, fico mais que satisfeito. No entanto, preferia esta mesma confirmação em nome próprio e defendo que os NIN para mim não são material para Paredes de Coura. Aliás, não são material para festival nenhum. Há simplesmente algo que não encaixa. Mas pronto, isto sou só eu. Amanhã veremos. As alternativas são Faith No More, Radiohead e Blur.

segunda-feira, abril 06, 2009

Por falar em bestas...

Há um grupo delas que é no mínimo odioso: pessoal dos direitos de autor e essas coisas. Porque não há artista sem um impacto massificado na população, graças a MTVs e outras parvoíces, que receba algo desses direitos que lhe são reservados.

Ora, trata-se dos direitos dos autores, ou daqueles que os querem explorar sem escrúpulos, como a SPA do atrasadíssimo Tozé Brito?

Aliás, essa anedota com tais iniciais tem as suas histórias. Ainda há dias me contaram uma de como eles incentivaram pessoas a organizar os seus eventos ilegalmente porque daria muito trabalho a tratar desses direitos do autor, que provavelmente se está a borrifar e eles sabem. Sim, uma anedota, portanto.

Mas pronto, quando as coisas são sérias, as anedotas sentem-se vexadas e tentam retirar a seriedade às coisas, que foi o que aconteceu recentemente com a Amplificasom (como podem ler AQUI).

Passo a citar: "É com revolta e frustração que vos informamos que uma tal organização prevista na lei e que se auto denomina como protectora dos direitos de autor exigiu licenças para os próximos concertos da Amplificasom. Não somos incumpridores, não queremos o mundo à nossa maneira, mas a partir do momento em que uma licença para um concerto custa mais do que o cachet da banda então é porque algo está errado e devia ser revisto."

Aqui está uma verdade. Com consequências: o próximo concerto da Amplificasom, This Will Destroy You + Without Death Penalty, viu o preço dos bilhetes subir (algo que não deve afastar as pessoas, pois sabe-se que quando algo é assinado por estes rapazes é porque tem selo de qualidade), e a sua próxima colaboração com a Lovers&Lollypops, Jarboe (sim, a mítica ex-Swans) + Black Sun, foi cancelada.

SPA, a destruir arte desde que existe.

PS: perdoem-me o tom revoltado, mas certamente que compreendem que estas coisas me tirem do sério. Eu acredito que também vos tire a vocês.

Lykke Li no Alive!09

A sueca que viveu em Portugal vai voltar a actuar num festival cá dos nossos, desta vez no maior e mais imponente, o Optimus Alive! 09. A nova sensação do indie irá naturalmente tocar no Palco Super Bock, que é como eles dizem secundário lá para os lados de Oeiras. E isto tudo acontece no dia 11 de Julho, a par de Fischerspooner, Los Campesinos e mais um par de nomes.

Agora uma questão: porque será que o "maior festival português" se transformou, de um ano para o outro, numa parada indie? Não me levem, outra vez, a mal. Só estou a perguntar...

É por isto que a Islândia foi à bancarrota!



Desde quando é que os Sigur Rós conseguem ser tão banais como uma banda indie com música alegre depois de serem uma banda com ESTA INTENSIDADE (perdoem-me as maiúsculas):

A Storm of Light, no Novo Espaço do Teatro Independente de Oeiras

Foi um concertaço, não me vou alongar muito.

Katabatic teve momentos muito bons, mas pecou por ser repetitivo e por estar muito preso ao género que querem explorar. Algo ali está a precisar de ser limado, mas assim que se descobrir o quê estou certo de que podem deixar uma marca importante.

Process of Guilt foi surpreendente. Se não fosse o facto de o vocalista estar sempre a gritar antes de começarem uma música, diria que as músicas estavam mesmo no ponto. Doom do bom, de riffs sujos, com momentos muito ambientais e muito peso.

A Storm of Light... bem, apenas digo que, além de uma presença incrível da banda em palco e da música que tocam, pesadíssima e simples, mas cheia de força e de uma intensidade arrebatadora, ainda tiveram os vídeos de Josh Graham a passar nas suas costas - e que vídeos, meus amigos, que vídeos!!! Não eram vídeos do género "vamos passar umas imagens enquanto tocamos, eram vídeos que valiam por si só, arte corrida, manipulada para estar no seu melhor! Arte! E a sincronia que tinha com a música, a intensidade de ambos juntos... Cacete! Valeu bem a pena!

Se não fosse a fumarada durante o concerto de Process of Guilt, diria que tinha sido uma noite perfeita. (vocês não fazem mesmo ideia daquilo que é não ver a banda em palco, com tanto fumo que estava dentro da sala). Foi mesmo bom, e no Porto não pode ter sido pior.

sexta-feira, abril 03, 2009

Alguém sabia disto?

Efrim Menuck, também conhecido como o vocalista de Silver Mt Zion, em entrevista em Leiria:


Fala da forma como a banda está, as posições políticas dos seus elementos e da forma como eles as vivem, do fim de GY!BE e da necessidade de conversar com as pessoas...
É uma entrevista muito bem conseguida. Estou chateado comigo por ter perdido esta pérola ao mesmo tempo que estou feliz por ela existir.


Já que estamos nestas coisas:

Isto não tem estado a correr bem

Era suposto ter ido a Earth. Tinha bilhete e tudo, mas à última do hora, zás, lixei-me e acabei por não ir. Adiante, pensei eu.

Ontem era suposto ter ido a Cinematic Orchestra. Boa, sempre dava para espairecer. Não, zás, não fui ao concerto. E eu a ficar com os azeites...

Se hoje algo me impedir de ver A Storm of Light alguém vai ficar com um telhado gigantesco (porque com a telha já está)!

Esta não tem sido uma boa semana, definitivamente...

Josh Graham, espero que dês um concerto do caraças, senão depois temos uma conversa.

quinta-feira, abril 02, 2009

Acrescento à posta anterior do Tiago



É só para manter o blogue com um aura musical, eheh.

Não digam que vêm daqui.

(isto para dizer que o DVD de Cult of Luna só sai a 27 deste mês. Aguentem-se!)

Ah, era a brincar... (e não é o Pinócrates)


Há poucas tradições jornalísticas que me irritem tanto como a das notícias falsas do dia 1 de Abril. O André já abaixo dava conta desta brincadeira, mas parece-me por bem deixar aqui uns pontos que me parece merecerem reflexão futura.
Desde que me lembro, o primeiro de Abril sempre serviu de pretexto para a divulgação de notícias falsas que, muitas vezes, fazem 1ºpágina. E aqui é que desponta a minha indignação. Quando um órgão de comunicação social relega para segundo plano a sua função (e obrigações) para colocar em primeiro lugar o entretenimento, algo está errado. O que aqui está em causa não é uma mera confusão do conceito de informação com o de entretenimento, mas sim a gravidade de, sem qualquer despudor, se veicular deliberadamente informações falsas. Este fenómeno parece-me, em certa medida, uma transposição da máxima carnavalesca do "é Carnaval ninguém leva a mal" para o espaço dos media. Acontece que todos estes pressupostos são ridículos. Se me amolgarem o carro no Carnaval fico muito, mas muito lixado, da mesma maneira que se me atirarem um balão de água o fico.
Ora, todas estas situações violam a lei. Atentar contra a integridade física, a propriedade privada ou (onde pretendo chegar) ao direito à informação, todos eles explícitos na Constituição da República Portuguesa. Assim, é caso para perguntar por que razão fecha a ERC os olhos a estas "brincadeiras". Chamem-me puritano, legalista ou simplesmente parvo. Aceito todas elas (principalmente a última). Porém, uma coisa é certa: não tem piada e viola a lei. E, pelo menos do meu ponto de vista, se é para violar a lei ao menos que valha a pena pois, caso contrário, é apenas mais um momento de falta de irrigação do lóbulo frontal.

quarta-feira, abril 01, 2009

Não sei em que acreditar...

E já foram algumas as boas notícias de que me vi obrigado a desconfiar hoje: Jesu em Portugal para acompanhar a Jarboe? Novo álbum de NIN?

Este último é a melhor peta do dia - Trent Reznor a deixar um álbum seu ser produzido pelo Timbaland?! A convidar o Justin Timberlake e a Fergie para actuarem num álbum com músicas suas?! Permitam-me: AHAHAHAHAHAHAH!

Mas nem tudo são parvoices. O senhor Reznor aceitou responder às questões dos fãs através do site Digg - Dialogg. Vejam AQUI aquelas a que ele terá de responder.