sexta-feira, outubro 31, 2008

Não sei o quê das bruxas



Halloween é noite de góticos, por isso, depois desta pequena partida (os doces podem ser enviados para a minha humilde morada, rua...), deixo-vos a grande "Dark Entries", pelos enormes Bauhaus:

quinta-feira, outubro 30, 2008

Eu cá não reparei, e vocês?

Mas a verdade é que É O DIA! Agora numa pose menos 'groupie', queria só sublinhar que a partir de hoje, até Sábado, Thee Silver Mt. Zion Memorial Orchestra & Tra-la-la Band vão andar a espalhar ideias amigavelmente revolucionárias um pouco por todo o país. Começa na Galeria Zé dos Bois (louvados sejam), passa amanhã por Leiria (porreiro) e depois pelo Porto (mais uma vez, louvados sejam os senhores do Amplificasom e que continuem o mui bom trabalho).

Estejamos atentos, sob pena de sermos considerados herejes e condenados à surdez.

terça-feira, outubro 28, 2008

Quem disse que o Hardcore era mau?


Se há quem ponha as coisas nestes termos, que se deixe de macacadas e ponha os preconceitos para trás - de qualquer coisa, seja das costas, da cama em que os avós dormem, etc. Eu, apesar de ouvir algum Hardcore (muito, muito pouco), tropecei completamente ao acaso nos Akimbo - que lá se dizem do Hardcore - e garanto-vos que é coisa de homens com barba rija e mulheres feministas que queimam sutians.

Vou ser mais explicíto: o último Jersey Shores foi editado pela Neurot Recordings. Não chega? Mais explícito ainda: é bom; é Hardcore?, se eles dizem que sim, é. E também é bom.

Eles entretêm-se a tocar algo que, Hardcore ou não (eles lá dizem que sim...), tem uma onda bastante Stoner, com guitarradas bem melodiosas, balançadas e com peso, sem esquecer os baixos com groove e as baterias enérgicas e, às vezes, lentas o suficiente para se fazer um headbang de curvar toda a espinha (um torsobang, portanto). Em Jersey Shores há mesmo momentos puramente psicadélicos, com alguns delays carregados a fazer ambiente e algumas mudanças do percurso melódico da música capazes de deixar qualquer apreciador de pequenos imprevibilidades bem babado.
Resumindo, Akimbo é bom.

Obrigado, madame Oaktree, pelo tropeção.

segunda-feira, outubro 27, 2008

Faço um apelo!

Há umas semanas disseram-me que The Cross Of My Calling, novo álbum de The (International) Noise Conspiracy, já circulava na net. Eu acreditei e, na minha fé, fui procurá-lo desenfreadamente. A questão é que não o encontrei (e as minhas databases estão a mostrar um defeito, para além de terem muito pouco da discografia de Zappa)! Em lado algum!

Faço aqui um apelo: que uma alma caridosa partilhe comigo a bolacha! Ficar-lhe-ei eternamente grato!

Nota: cool cool, é a música que eles meteram no Myspace.

domingo, outubro 26, 2008

Tenho apenas a declarar...


...que a minha família é tão atenciosa que me ofereceu o Eternal Kingdom, dos Cult of Luna, na sua edição limitada.

Aproveito para partilhar um vídeo com a assinatura dos bons senhores do Amplificasom:

O intenso final da Ghost Trail

sexta-feira, outubro 24, 2008

Doomriders à carga!



Se o regresso de Doomriders aos registos gravados fosse assim... Como eu ficava feliz! Ia logo ali ao meu guarda-fatos buscar o meu casaco de cabedal sintético e punha-me a andar de mota pela margem Sul do Tejo.

Pelo excerto que ouvi do novo Split EP com os suecos Disfear, não me parece que chegue ao power e à intensidade da já mítica "Black Thunder"(que está no vídeo em cima). Já os Disfear me pareceram em melhor forma, mas não os conheço tão bem, por isso aqui está tudo bem. Bem, esperemos por um sucessor para o álbum Black Thunder e com a genica do mesmo.

Para os mais incautos que tropeçaram agora nestes senhores do Stoner, ficam a saber que os Doomriders são um side-project do respeitável Nate Newton, baixista de Converge e guitarrista de Old Man Gloom.

quinta-feira, outubro 23, 2008

Por falar em OVNIs


Cruzei-me com ISTO e lembrei-me DISTO.

A verdade é que os ditos UFOs existem, nem que seja na pele de uns UFOmammut, banda que me surpreendeu imensamente com o mais recente Idolum (o único que conheço deles, de qualquer forma): um trabalho intenso, pesado e psicadélico. Para quem gosta de sonoridades mais Stoner ou Sludge, mas que não dispensa a sua dozesinha diária de psicadelismo, este trio italiano é uma recomendação com "André's Digest".

quarta-feira, outubro 22, 2008

Ah, e para responder a uma posta anterior...

...aproveito e digo quais são as telenovelas preferidas do povo (por terem uma banda sonora com música decente): os Guys From The Caravan têm músicas a passar naquela novela que toldou a juventude, cujo nome envolve fruta e glucose; e noutra que repete novamente o golpe dos irmãos gémeos (só que com o Paulo Pires).

Red Snapper onde?!

Em Portugal! Os britânicos, que vão editar o novo mini-álbum, A Pale Blue Dot, na próxima semana, vão actuar no nosso jardinzinho em Lisboa e no Porto. Os concertos serão, respectivamente, no Santiago Alquimista no dia 6 de Novembro e na Indústria Porto no dia 7 de Novembro.

Já agora, o Myspace deles que apesar de já virem dos anos 90 sabem utilizar a internet decentemente e um pequeno vídeo:

Um festival interessante

É o que se pode, e deve, considerar o Efeito Borboleta. Sim, o festival.

Este evento decorre na vila de Tramagal (perto de Abrantes) no primeiro fim-de-semana de Novembro - nos dias 7 e 8 de Novembro, para ser mais preciso - e, além da tão necessária música, terá workshops e outras actividades paralelas.

O cartaz:
Sexta-feira, 7 de Novembro
- Canker
- Qwentin
- You Should Go Ahead
+ djs (Lgui e Happy)


Sábado, 8 de Novembro
- Murdering Tripping Blues
- Hyubris
- Heavenwood
+ djs (Lovemakers)

E o site do festival.

terça-feira, outubro 21, 2008

Isto está complicado...

As aulas começaram para todos, mas acho que aqui no Stage todos temos a mania de nos ocuparmos demais. Isso reflecte-se por estes lados, mas não vai passar a ser regra. Ou pelo menos não poderá. Havemos de voltar a toda a carga.

Mudando de assunto, aproveito para vos falar da surpresa da minha semana: Zechs Marquise. Sim é a banda dos irmãos do guitarrista de Mars Volta. Não é que eu gostei mais do álbum deles do que do mais recente Bedlam in Goliath? Eu não fiquei muito surpreendido com isto, por uma razão: o último álbum do Omar e companhia está muito bom, mas como está mais orelhudo as músicas fartam mais depressa. Our Delicate Stranded Nightmare dos Zechs Marquise é tudo menos um álbum acessível, tanto pelo excesso de azeite (sim, bastante azeite, virgem extra), como pelos devaneios constantes que vão desde maranços de sobreposição de efeitos a músicas electrónicas super-rápidas e muito estranhas. Mas isto são tudo coisas que acabam por fazer muito sentido no contexto do álbum.
Não é nenhuma obra-prima. Mas foi a melhor forma possível de se dissociarem do trabalho de Mars Volta. Zechs Marquise é o Rock Progressivo que surge das melodias Dub e pode tender para os maiores psicadelismos. É bom, garanto. Mesmo que não entre à primeira - assim como me custou a entrar comigo - é uma boa surpresa quando nos vemos dentro de Our Delicate Stranded Nightmare.

Deixo-vos um vídeozinho...


Lá está, azeite virgem extra, mas do bom!

domingo, outubro 19, 2008

sexta-feira, outubro 17, 2008

Vai Ferver!

Ou pelo menos espero eu que haja alguma discussão, como tem havido por todo o lado. E a questão é uma engraçada petição que anda por aí a circular, que pretende que a canção Movimento Perpétuo Associativo dos Deolinda substitua A Portuguesa como hino nacional português.

A petição é uma crítica mordaz à sociedade actual. Pode estar envolta de alguma ingenuidade - principalmente na exaltação política subjacente - mas pode (e deve) ser encarada com uma gargalhada.

E como isto é o Stage Diving, fiquem com a música:

quarta-feira, outubro 15, 2008

Má publicidade:


Guys From The Caravan em duas novelas da TVI. Desafio-vos a advinharem quais.

Brincadeira à parte, isto são óptimas notícias para os condutores de caravanas. Se quiserem saber mais sobre a banda passem pelo Ponto Alternativo e leiam a entrevista.

domingo, outubro 12, 2008

Teatro Satanico em Portugal


A banda italiana pioneira no Pós-Apocalíptico Experimental no seu país, e até na Europa, (parafraseando a entidade organizadora do evento, HellOutro) vem até Portugal no dia 25 de Outubro. O concerto vai ser na Casa de Lafões, em Lisboa, pelas 21h30.

Especialmente para este concerto, os Teatro Satanico gravaram um pequeno trabalho conceptual, com a duração de 40 minutos, de três faixas originais e inéditas que "explora a percepção da consciência no nosso cérebro mediante a interpretação particular dos Teatro Satanico." Chidakasha, título deste trabalho, vai ser editado pela HellOutro numa edição limitada a 333 números.

Citando a HellOutro, para partilhar algumas informações da banda:
"Aquela que será a primeira visita desta seminal banda Italiana ao nosso país, representa também uma oportunidade imperdível para viver a intensa experiência que é um concerto dos Teatro Satanico – precursores da música Industrial, Pós-Apocalíptica e Experimental no seu próprio país e no panorama Europeu, a sua carreira sempre perseguida pela polémica percorreu também incursões desde o Folk ao Noise, criando uma entidade sonora única que apenas pode ser sentida e experimentada, nunca descrita."

Parece imperdível, não?

Teatro Satanico
HellOutro
Casa de Lafões

sábado, outubro 11, 2008

O primeiro clip da caravana:



"The Guy From The Caravan" dos Guys From The Caravan. E é tudo.

sexta-feira, outubro 10, 2008

Toma lá, Reznor!


Desta vez não foi o mentor dos Nine Inch Nails a despedir alguém, foi alguém que se demitiu! Ahah!

Agora, humor fácil de parte, é realmente uma pena que Josh Freese vá abandonar a banda no final da tour que está a decorrer. O trabalho dele no mais recente The Slip está fenomenal e ao vivo o senhor é um metrónomo com mil sons.

Mas, lá está, o Reznor vai encontrar um tipo tão bom ou melhor, para variar...

quinta-feira, outubro 09, 2008

Música Escrita #6

Há uns meses o Negrão falou dos Bad Plus, certo?

Eis o que a Alarm Magazine tem a dizer sobre eles e os seus míticos covers, num artigo intitulado The Top 10 Cover Songs by The Bad Plus:

"Hard-hitting jazz trio The Bad Plus knows how to pen pieces of proprietary gold. But its three members are also known for their genre-leaping renditions of rock songs, propelled by the chops of pianist Ethan Iverson, bassist Reid Anderson, and drummer David King. Here are the group’s ten best covers (in order of release).

1. Nirvana: “Smells Like Teen Spirit” (These Are the Vistas)

This cover of Nirvana’s massive hit features super-scaling runs and occasionally dissonant harmonies from Anderson in one of the final choruses. It ends brilliantly with the quick piano tinkling of Cobain’s famed bridge: “And I forget just what it takes, and yet I guess it makes me smile. I found it hard; it’s hard to find. Oh well, whatever…never mind.”

2. Aphex Twin: “Flim” (These Are the Vistas)

The original version of “Flim” caught some listeners off guard on the Come to Daddy EP, what with its pretty piano line that evoked thoughts of Willy Wonka’s “Pure Imagination.” This rendition brings Richard D. James’ IDM beats to life under the melodic synchronization of Iverson and Anderson.

3. Ornette Coleman: “Street Woman” (Give)

Coming as a rare occasion, The Bad Plus cover a fellow artist in its genre - and a revered one at that. Originally from Coleman’s 1971 album Science Fiction, “Street Woman” is bouncy, heavy, cheerful, and threatening - all while skillfully alternating rhythms.

4. Pixies: “Velouria” (Give)

If you’re not looking at the track listing to Give, you’ll have no idea that you’re hearing a Pixies song until near the two-minute mark. This version begins soft and somber, spreading out Charles Thompson’s melody over King’s distant jingling and tapping. After the early minutes of building, King breaks into a rock beat for some of Iverson’s mean improvisation.

5. Black Sabbath: “Iron Man” (Give)

After you hear The Bad Plus’ rendition of “Iron Man,” you won’t go back. Far heavier than the original, this version cracks into full gear when Iverson’s low notes thunder over his down-trickling scales, which come raining ominously from the intro. Iverson again grabs the attention over King’s heavy beats, layering together chordal harmonies of Tony Iommi’s famous progression. For the outro, the group employs a gentle quarter-time interpretation of the original’s awesome ending.

6. “(Theme From) Chariots of Fire” (Suspicious Activity?)

Anderson’s grooving bass line clashes nicely as Iverson brings in the song’s inspirational melody. A free-jazz breakdown follows before Iverson resumes the theme over wildness from the rhythm section.

7. Radiohead: “Karma Police” (Exit Music: Songs with Radio Heads)

Soft brush strokes from King lay a delicate setting for the trio’s homage to Radiohead. After some loose rhythms under the main melody, the song gets huge when the piano returns with Thom Yorke’s “for a minute there…I lost myself” vocal theme. Iverson also handles the original’s walking bass line while King plays freeform beats.

8. Rush: “Tom Sawyer” (Prog)

The poster child for radio-friendly prog rock, “Tom Sawyer” gets one of the most “authentic” replications from The Bad Plus. Iverson and Anderson trade off handling Geddy Lee’s vocals on their respective instruments, but they can’t hold out forever - like clockwork, the tune punches in an improvised break before resuming its course.

9. Burt Bacharach / Hal David: “This Guy’s in Love With You” (Prog)

Faith No More also presented a live cover of this chart-topping Herb Alpert song, and though this can’t quite compare to one with Mike Patton’s emotive vocals, it’s just as sensitive as both versions. Randomly, it closes with a quick reprise of the main rhythm from “Physical Cities,” an original Bad Plus tune that comes earlier on Prog.

10. Neil Young: “Heart of Gold”

Without a released recording of Neil Young’s classic hit, The Bad Plus saves “Heart of Gold” for concertgoers. It often begins with an abstract intro and ends with the three joining together for a harmonized a cappella chorus."

quarta-feira, outubro 08, 2008

Para quem gosta de lagosta...



Os Lobster vão andar a passear-se pela nossa península. Uma (ou várias) óptima oportunidade para ver um (ou vários) óptimo concerto.

Eis as datas:
11 OUT / Sáb // Portugal, Cidadela de Cascais, Modalisboa
12 OUT / Dom // Portugal, Porto, Casa Viva
13 OUT / Seg // Portugal, Coimbra, Artes Jah Nasce
16 OUT / Qui // Espanha, Valencia, Red Shoe
17 OUT / Sex // Espanha, Madrid, Tba
18 OUT / Sáb // Espanha, Zaragoza, C.S.A. Arrebato
19 DEZ / Sex // Portugal, Lisboa, Avenida da Liberdade

Confesso que ali o concerto na modalisboa me deixa curioso. Será que vão partir o palco e levar os restos para casa?

segunda-feira, outubro 06, 2008

The Guys From The Caravan e o seu novo álbum

É verdade, os rapazes tão bem conhecidos neste blog vão, finalmente, editar o seu álbum de estreia (ainda que seja por uma editora toda pipi e essas coisas tristes...). Noah's Ark of Pain está por aí, oficialmente, no dia 13 deste mês.

A festa de lançamento é já na próxima sexta, dia 10 de Outubro, no MusicBox em Lisboa.

Música Escrita #5

Para os mais alarmistas: Editors conscientes


Há uns dias, andava eu no metro, deram-me uma revista dessas jovens e gratuita (novidade para mim, mas parece que já anda por aí há algum tempo), com um nome muito jovem do qual eu já não me recordo. Ao folhear o bicho reparei que havia lá um pequena entrevista dos Editors e, naturalmente, li-a. Dela tenho de salientar a última questão e a sua respectiva resposta - que servirá para descansar os mais cépticos (onde me incluo) sobre o que se tem dito em relação ao próximo álbum destes britânicos - a qual passo a transcrever na íntrega:

"O que podemos esperar nesse trabalho?
Tom Smith: Ainda é cedo para dizer. Temos dez temas ainda numa fase preliminar, gravei-os em casa com o meu piano; a guitarra acústica e o meu pequeno sintetizador, entreguei-os à banda. Vamos fazendo ensaios ao longo Verão. Tive várias ideias novas para lhes apresentar e estamos todos bastante entusiasmados, mas ainda é cedo para declarar seja o que for. Vamos ainda experimentar inserir mais sons electrónicos em algumas das músicas. Falámos dos Nine Inch Nails e de Depeche Mode, de como algumas das suas sonoridades criam uma sensação fria com os elementos electrónicos, mas não numa tendência dançante. Em algumas das músicas queremos criar um ambiente gélido e sombrio, mas mantendo-se puro e dinâmico. Seja como for, ainda é cedo, nós só terminaremos o próximo álbum em 2009 e ainda vamos pôr mãos à obra durante o próximo ano e criar novos temas, mas até agora está tudo bem encaminhado."

Acho que já há razões para não fazer grandes ondas em relação ao factor 'electrónico' do novo álbum...

Uma banda a sério no SBSR?


É verdade, os Depeche Mode estão confirmadíssimos para a edição do próximo ano deste festival, no Porto. Vá lá... tardou mas chegou.

sábado, outubro 04, 2008

André volta a voar


Não, não! Nada disso! Não é de mim que falo. Falo, sim, do senhor Andrew Bird que prepara um novo álbum para o início do próximo ano. A mais pura das verdades: o sucessor de Armchair Apocrypha (que eu não me dignei a ouvir e, por isso, evito comentar - mas digo que os anteriores álbuns dele são muito bons, na onda de uns Beatles inspirados e modernizados com muita pinta) sai no dia 27 de Janeira com o título Noble Beast.

E o seu alinhamento é...:
1. Oh No
2. Masterswarm
3. Fitz and the Dizzyspells 4. Effigy
5. Tenuousness
6. Nomenclature
7. Not a Robot, But a Ghost 8. Anonanimal
9. Natural Disaster 10. Confess
11. Souverian
12. On Ho!

sexta-feira, outubro 03, 2008

QUE MELÃO DO CACETE!

Não fazem mesmo ideia... se há alturas em que odeio estudar, esta foi A altura. Só de pensar que não vi Secret Chiefs 3, que vieram aqui mesmo ao pé... Com um escamartilhão empalhado!



O que eu não dava para ter uma maquininha do tempo...
(E aposto que o Tiago concorda inteiramente comigo.)

Ne'rmind the old site, welcome to the new

Drowned in Sound a festejar oito anos (acho eu) com pinta.

Nick Cave lança novo livro


Quase 20 anos após o "And the Ass Saw the Angel", de 1989, Nick Cave tem novo livro no prelo. "The Death of Bunny Munro", cujos direitos para todo o mundo foram adquiridos pela Canongate, deverá chegar às livrarias em Setembro do próximo ano.

Punk?

John Lydon num anúncio a uma manteiga... 

quarta-feira, outubro 01, 2008

Caribou ganham Mercury Prize

E para quem não percebe porquê aconselho vivamente que:

1 - Vejam um concerto deles
2 - Caso não consigam, vejam este vídeo