sexta-feira, agosto 31, 2007

Ouve-se a voz da sensatez...

...acima da censura repressiva dos tiranos. Manu Chao, cantor-compositor franco-espanhol, afirmou esperar momentos difíceis com a eleição de Sarkozy, acrescentando mesmo que a população francesa e europeia "está a envelhecer e as pessoas idosas têm medo da mudança", justificando assim a derrota da socialista Segolène Royal. Manu Chao chegou ao ponto de comparar o actual presidente francês com Silvio Berlusconi, fachada da direita italiana. Na mesma entrevista, o músico demonstrou simpatia para com o trabalho de Hugo Chávez: "Acho que Chávez é melhor do que muitos outros. Posso afirmar que as coisas realmente mudaram na Venezuela."

Manu Chao, ícone do movimento anti-ocidentalização (e não globalização, ao contrário do que se faz crer), mostra assim a sua consciência sobre o mundo em que vive, um mundo em que só os ditadores assumidos com toda a clareza é que demonstram alguma preocupação em relação ao povo que controlam - relembro que Hugo Chávez baixo o número de horas diárias de trabalho, só para deixar um exemplo claro.

Fica o novo single de cantor-compositor:
Rainin in Paradize

quarta-feira, agosto 29, 2007

Control

Tem sido badalado e já temos trailers: Control, o filme sobre Ian Curtis, vocalista de Joy Division, não tardará a assaltar-nos a todos. Imperdivel, no mínimo: espasmos, dança, doença e a perda de controlo... Não vos conto o filme, ou a história que ele retrata. Vão ver, que a banda sonora será dos próprios pais do Post-Punk (Joy Division, está claro), mais David Bowie, New Order, Velvet Underground e Iggy Pop.
O Filme estreia dia 5 de Outubro no Reino Unido. Esperemos que não tarde para o resto do mundo.









He's lost Control...

terça-feira, agosto 28, 2007

Ora...

Parece que os Rolling Stones ainda não abandonaram os palcos... Aquela macacada toda de abandonarem o palco devia ser marketing para garantir mais público nos concertos. Quando as excentricidades apertam com a algibeira...

The Raconteurs já se estão a preparar para editar um novo disco. O primeiro tinha o single giro, de resto era mais um projecto de Jack White, mas com baixo e um baterista decente. Vamos ver o que nos espera.

Igualmente, os Bloc Party já preparam um próximo trabalho. O terceiro álbum da banda já está a ser gravado. A ver se o próximo single ainda sai este ano, como o baixista disse numa entrevista. A ver se somos banhados com mais alguma quebra de anteriores registos... Confesso que não sei o que esperar dos britânicos.

sexta-feira, agosto 24, 2007

Adeus...

Morrissey declarou que a actual digressão será a sua última. Deduz-se que os concertos marcados para L.A. e N.Y. sejam os seus últimos. Com isto também se acaba com o boato de mais uns concertos de The Smiths (que se falavam para o Coachella).

Fica-nos um grande legado de Rock Alternativo Independente pelo seu pai, Morrissey.

quarta-feira, agosto 22, 2007

Prince é pouco...

Kanye West considerou-se o Prince do seu tempo, enquanto que o lugar de Michael Jackson pertencia a Justin Timberlake, que admitiu ser o seu grande rival na música.
Parece que o Prince "morreu" e parece que ele só fazia Hip-Hop, na modesta opinião do productor. Quem já percorreu a carreira de Prince percebe que supor que este génio só compunha Funk é um erro grave: do Pop, ao Rock, ao Jazz, Soul e mesmo Hip-Hop, Prince já fez do bom e do melhor. Aliás, eu admito que o Prince me irrita por ser tão bom compositor, que com as coisas mais simples e mais ridículas faz música de qualidade e com tudo para serem hits, para serem standards, ou simplesmente para serem admiradas.
Estas opiniões para os jornais deixam um pouco a desejar, mas acho que o lugar do rei da Pop está bem ocupado: Justin Timberlake é um Michael Jackson branco.

Fonte: Diário Digital

Será desta?

Esta será a última tour de The Rolling Stones, anunciou uma fonte próxima da banda. Tenho ideia que já há bastantes anos que percorremos estes últimos concertos e últimas tours dos dinossauros do Rock... Será desta?

segunda-feira, agosto 20, 2007

Não ao esquecimento:

Já passados alguns dias... Rest in Peace Max Roach.

domingo, agosto 19, 2007

Transgénicos, a cultura da morte

Os transgénicos, esses "seres" venenosos", invadiram Portugal há já bastante tempo... São aquilo a que chamo de reprodução de morte, o cultivo de substâncias mortíferamente lentas no seu efeito devastador para a saúde pública e para vida, quais drogas.

The (International) Noise Conspiracy - Reproduction Of Death


Finalmente um grupo de activistas com as prioridades definidas de forma coerente e sensata decidiu-se a agir e conseguiu o que nunca se havia conseguido por via da burocracia: expor os transgénicos, colocá-los à luz da discussão pública e alertar tudo e todos para os seus reais perigos. É louvável. Ou, pelos vistos, não... Eu e os media/opinião pública formada pela sociedade do espectáculo não concordamos neste ponto. Consideram extremista a única acção que conseguiu alguns frutos numa já longa luta contra estes produtos infectos, que são os transgénicos, contrariamente às acções burocráticas de muitas organizações que funcionam por dentro do sistema. Argumentam em defesa da propriedade privada. Há mesmo quem diga que este acto só resultou em propaganda positiva a favor dos transgénicos. Ora, que parvoíce: os únicos lesados pela acção foram os activistas, e não os seus ideais.
Quanto à propriedade privada, nem vou argumentar. Não por falta de argumentos, mas porque tenho as minhas prioridades bem definidas e considero que esse ponto carece em sensatez e não merece uma discussão tão mediática. A minha prioriade, a grande prioridade, é a Vida e o direito que se tem a ela. Questiono-me o que se faria com propriedade e sem vida...
Ainda assim, há quem critique o Movimento Eufémia Verde e quem tenha coragem de atacar a sua acção, a única que obteve resultados positivos, entre todas as demais. Uma acção inteligente e bem executada: à luz do dia, das câmaras e dos olhos de todo o país, um "apontar do dedo" dinâmico e convicto. Eu não tenho a coragem, ou a estupidez (pois há quem diga que trabalham de mãos dadas) para criticar negativamente uma acção pacifista e com consequências que não prejudicam o que realmente importa: a Vida.



Há bons esclarecimentos sobre esta situação:
Sismografo (1) e (2); e o blogue de Miguel Portas, Sem Muros (1) e (2).

Ok, compadre! (Radiohead)

Os Radiohead não vão editar o seu já misturado e muitíssimo aguardado sétimo álbum este ano. Apesar de já passados pelo estúdios e de concluída a preparação do trabalho, os britânicos ainda não têm nenhum contracto com alguma editora no que toca ao novo registo, pelo que o lançamento deste fica adiado para o próximo ano.

quinta-feira, agosto 16, 2007

Got a Bone to Pick With Capitalism

Refused mantiveram-se constantes ao longo da sua carreira, tocando o Punk/Hardcore mais revoltoso e com letras do mais inteligente de sempre dentro da história do movimento. Até que, em 1998, movidos por algum germe de genialidade, pegaram na revolta e na sua inteligência e traduziram-na num álbum de uma excelência musical que deixa qualquer incauto de queixo caído. O instrumental é inacreditável e a voz é de um raiva contagiante. The Shape of Punk to Come falhou enquanto previsão daquiloo que seria a música do género dentro de alguns tempos, mas adquiriu o valor de um verdadeiro tesouro e de obra única. Quem conhece o trabalho, uma autêntica obra-prima, questiona-se "mas que raio passou pela cabeça desta gente para fazer um álbum assim?" Foi, de facto, uma surpresa paraquem conhecia os Refused, verem que não eles específicamente, mas alguém era capaz de fazer Punk com riffs à Jimmy Page e baterias completamente Jazz; principalmente, depois de não mostrarem uma grande evolução e de brindarem o público com um Punk bastante característico e pouco composto.

Observem o poder (e a juventude de Dennis Lyxzen, actual vocalista de The (International) Noise Conspiracy):

New Noise
Não é por acaso que não falo da morte do dito "Rei". Na realidade, pouco me diz um homem que comprava músicas a negros e usufruia de um título que não lhe pertencia, no mundo da música. É, no entanto, justo que socialmente ele seja considerado o rei do Rock 'n' Roll, pois era ele a imagem da recém aparecida onda musical. Numa América tão fechada em si mesma (como foi desde sempre e ainda é) e tão atrasada em relação às próprias raízes, o Rock 'n' Roll, como música de negros, nunca chegaria tão longe se não tivesse um icóne socialmente aceite. Elvis Presley era um menino bem apresentado, saudável e enérgico, que participou no conflito do Vietname e que agradava a todo o bom Redneck, e americano da parvónia.
Pronto, afinal acabei por falar... já que aqui está este texto, agradeço sensívelmente e com algum desdém ao suposto "rei" pelo contributo que deu ao chutar a música dos negros para um patamar internacional.

quarta-feira, agosto 15, 2007

The Hives não são racistas

Eles são bons rapazes, divertidos e controversos. The Hives apresentam sucessor de Tyranossaurus Hives a 8 de Outubro deste ano. The Black And White Album foi gravado em Miami, na Suécia e em Londres (essa Atlantida das tecnologias, com formatos diferentes para todas as geringonças) e conta com algumas participações interessantes, como a de Pharrell Williams. O single "Tick Tick Boom" vai abrir as portas mercantis ao novo registo da banda em meados de Setembro.

E porque sou simpático:
Walk Idiot Walk @ Letterman

terça-feira, agosto 14, 2007

Parecem crianças

Mark Ronson, respondeu à crítica do guitarrista de Portishead com um belíssimo "ele devia crescer". Geoff Barrow, dos Portishead disse há uns dias que o produtor consegue transformar uma boa música num simples hit de supermercado, numa conversa sobre o trabalho do último com Bob Dylan. Ronson aconselhou Barrow a rever o seu percurso pelos anos 90 (o que quer que ele queira dizer com tal afirmação...).

segunda-feira, agosto 13, 2007

Peter Gabriel, o percurso

Peter Gabriel - aproveitando as referências dirigidas no texto anterior - é um dos compositores de maior excelência, dinâmica e coragem dos últimos 40 anos. Este deixou os Genesis aquando do seu período aureo, precisamente depois de editado aquele que é unanimamente considerado o álbum de Rock Progressivo, The Lamb Lies Down On Broadway.

Abandonar uma banda quando esta assegura a vida e o sucesso requer audácia, algo que não faltou a este senhor que alegava ter esgotado o projecto. Infelizmente para os Genesis, a saída de Peter Gabriel resultou na confirmação das suas razões para abandonar o projecto, adquirindo um sabor a fatalidade: as composições da banda caíram na banalidade, perdendo todo o encanto teatral que só Peter Gabriel lhe atribuia e que levou consigo para os seus projectos a solo. Este encanto era o que distinguia os Genesis das demais bandas, que através de uma representação levavam a sua mensagem e a sua simbologia mais próximo do seu público, mesmo que através das maiores loucuras e das mais perigosas e singulares acrobacias (não me esqueço do vídeo que o meu pai me mostrou do vocalista da banda aparecer em palco metamorfoseado numa especie de casulo em ebulição e cheio de bolhas, para desaparecer pouco depois e regressar como um velho marreco para descrever e interpretar a grande "Music Box" de Nursery Crime; e ainda busco o vídeo em que Peter Gabriel, com um fato de insecto, sobrevoa - com a magia de um cabo - a plateia completamente rendida ao aparato e à sua notável e excelente banda sonora). No fim ficou aquele que vejo como o melhor baterista de todos os tempos, Phill Collins, a cantar e a fazer palhaçadas com uma pandeireta, deixando para trás o seu verdadeiro talento, isto é, tocar bateria, e a vivacidade que as letras de Gabriel tinham quando cantadas pelo próprio autor que lhes não desconhecia qualquer sinal de pontuação; a verdade é que nunca mais se conseguiu reproduzir essa característica. Mas, quer com Gabriel quer com Collins, os Genesis sempre foram a banda de Progressivo com as melhores vozes.

Após recusar a segurança de um futuro próspero, Peter Gabriel experimentou a solo. Cedo percebeu que toda a melodia pode ser rítmica com os estudos que desenvolveu na World Music. De um estilo completamente vanguardista, a sua descoberta musical começou a caminhar pelo tribalismo musical e pelo Soul. Apercebendo-se, finalmente da sua insignificância musical, começou a recorrer aos melhores músicos, e aos músicos certos para os seus objectivos, indo buscar o melhor de cada um. Se ouvirmos as mesmas músicas ao vivo, mas em fases diferentes, percebemos que a sonoridade está incrivelmente ligada à banda com que Gabriel tocava na altura. Esta era a negação do seu ego, que ainda diz ter sido demasiado na altura, em prol da riqueza das suas composições.
Esta realidade de Peter Gabriel é uma demonstração das suas capacidades, não enquanto músico de estúdio, mas sim enquanto bicho de palco. Não se percebe o génio dele pelos seus álbuns, mas sim pelos suas actuações - se quiserem adquirir algo dele, tentem os Live primeiro - tão teatralmente compostas e genialmente interpretadas, sem descurar de uma genuinidade que só aquele à vontade em palco permite.

Actualmente, após um longo percurso pela música tradiocinal mundial, Gabriel consumou o seu percurso musical, depois de mais de 30 anos. Mais uma vez, composições de uma excelência assustadora, maduras, com pormenores não seus, mas dos seus companheiros que só desta forma conseguiriam enriquecer ainda mais as melodias. Pessoalmente acho que Peter Gabriel se redescobriu num Avant-Garde, ainda com toques do que caracterizava os Genesis como banda única.

Ficam dois exemplos:

In your Eyes (há 13 anos atrás, com Manu Katche, actual baterista de Sting e um dos melhores percussionistas vivos)



Downside Up (há cerca de 6 anos, com a banda actual, dois vocalistas convidados - que creio serem os Cocteau Twins - e uma orquestra, reproduzindo a música de forma aproximada ao álbum OvO: The Millenium Show)

Real Time - Van Der Graaf Generator

Dentro do Prog-Rock, o mais genuíno que se encontra são mesmo estes senhores, os mais próximos do génio de Gentle Giant, sob a liderança de uma das mentes mais brilhantes da composição do século XX, a par de Peter Gabriel e Brian Eno. Falo, como é claro, dos Van Der Graaf Generator de Peter Hammill.


Estes senhores têm registado algumas aparições nos últimos tempos, tendo mesmo actuado em Espanha (é verdade... aqui tão perto e não passaram por Portugal). E como nenhum concerto acontece sem qualquer razão, eis editado Real Time, um álbum que contém a grande maioria das suas músicas mais celebradas, quebrando assim o limite da compreensão que tinham estabelecido e rendendo-se aos mercados que nunca lhes foram favoráveis.


Van Der Graaf Generator, por ser um grupo de Rock Artístico tão sui generis e com uma sonoridade tão própria, sem grandes afirmações masturbatórias por parte dos seus membros - ao contrário do que acontecia na quase totalidade do Rock-Progressivo - ficou sempre na sombra, sendo somente acompanhada por uma pequena legião de fãs. O génio do principal compositor da banda e o respeito pelos Van Der Graaf enquanto grupo de Rock só adquiriu algum valor substancial com o reconhecimento das suas capacidades pelos restantes representantes do meio, consumado em algumas participações de Peter Hammill em trabalhos de Robert Fripp, Brian Eno e Peter Gabriel.


Real Time é o regresso aguardado de Van Der Graaf Generator, uma banda caracterizada por um vigor jovem e rebelde que se afirmava por entre os egos dos violinitas e pianistas clássicos do progressivo, chocando à moda do Punk ainda por vir. Agora, ainda soam jovens e rebeldes, movendo-se na estranheza das suas melodias, só que têm queda de cabelo, osteoporose, hipertensão e problemas cardiovaculares.

domingo, agosto 12, 2007

O Colombo da música

Faleceu Tony Wilson, o senhor que está por trás da descoberta dos grandes Joy Division. Também surgiram os New Order e os James graças à sua perspicácia e muito lhe devemos por isso.
O Co-fundador da editora Factory morreu com 57 anos e deixa-nos um legado musical digno de muitas e muitas memórias e agradecimentos.

Caso para se dizer "Rest in Peace, Tony Wilson".

Só se vender a 50 cêntimos

50 Cent ameaçou retirar-se da música se o seu álbum vender menos que o de Kanye West. Ambos os trabalhos vão ser editados no controverso dia de 11 de Setembro e o início da corrida para as vendas já foi anunciado pelo rapper das 9 balas no rabo. Ficamos para ver e a torcer por Kanye.

Mais interessante, Paredes de Coura arranca hoje e eu ninguém da equipa vai marcar presença no festival, em princípio. Mas como estamos numa de colaborações... O festival só acaba no dia 15, vamos com calma.
Devotchka e Sizo, no palco «After Hours» a não perder.

Scarlett Johannson

Bem... não duvido da beleza dela... mas:



Ora, depois de ter actuado com The Jesus and Mary Chain no grande festival de Coachella (como mostra acima) - mesmo que de uma forma pouco afinada - o álbum de estreia de Scarlett Johannson já foi anunciado: um trabalho composto unicamente por covers de Tom Waits. Isto não seria muito grave, não fosse o álbum ser produzido pelo rapazinho de TV On The Radio e contar com a participação do guitarrista de Yeah Yeah Yeahs. Também não é grave, é espantoso e inesperado, na verdade... Não se sabe bem o que esperar daqui, mas não tem de ser uma criação «Spearesca» (de Britney Spears, entenda-se), mesmo que motivada pela participação num single de Justin Timberlake.
O próprio Tom Waits ficou curioso com o facto - como mostra nesta entrevista - já que entende que quando toca uma música de outrem, interpreta-a de forma pessoal, quase que a rouba. Portanto, vai ouvir a Scarlett a tocar algo que não lhe é estranho, mas é novo...

Talvez sim. Há quem diga que vai ser um trabalho vencedor de um Emmy e que vai chegar às platinas. Não sei se isso é bom, mas tenho as minhas dúvidas. O dono do estúdio onde o trabalho está gravado partilhou algumas situações, como as sonoridades graves que constituem as músicas e a ausência de baixo - tipicos Yeah Yeah Yeahs, no seu Fever to Tell. É algo a acompanhar, nem que seja por se tratar da bela Scarlatt Johannson.

sexta-feira, agosto 10, 2007

Novos álbuns:

Depois de 6 anos sem editar nenhum álbum de originais, a morte dos Wu-Tang Clan não era abordada pois estes não só continuaram no activo, como ainda editaram um trabalho ao vivo, adiando-se os rumores todos.
Se a especulação já espreitava, que desista: o novo Wu XM Radio está anunciado e certo e conta-se que invada as lojas em Novembro (a minha aposta é que na net se encontre em finais de Setembro).

Já o vocalista de Tool, Maynard James Keenan, anunciou que um dos seus projectos paralelo, Puscifer, editará um novo trabalho, intitulado V Is For Vagina, nos últimos dias de Outubro (e quanto a estes já não assumo responsabilidades da disponibilidade na net; quando se trata do Sir Rockstar Keenan, nunca se sabe).

Sudoeste 07 - último dia

Já parte da família de mergulhadores...

Finalmente, o último dia do festival. Em comparação com os primeiros dias, este último esteve às moscas. Não por faltarem grandes nomes, pois alguns dos mais aguardados tocavam precisamente neste dia, mas provavelmente por se iniciar no dia a seguir mais uma semana de trabalho para grande parte dos presentes. À chegada ao recinto viam-se muitos fãs dos The Strokes, aguardando o concerto de um dos seus elementos Albert Hammond Jr., que iniciou o dia no palco principal. Mas no palco principal o nome mais esperado era, sem dúvida, os James. Regressados dum longo hiato coube-lhes a tarefa de mostrar que o título do seu mais recente lançamento – Fresh as a Daisy – não era puro marketing.
No palco mais pequeno, para uns o secundário e para outros, que dali não desandaram, os nomes mais aguardados eram os Of Montreal, Trail of Dead e, acima de tudo, The National. Os dois primeiros a estrearem-se em Portugal e os terceiros a regressarem depois de terem tocado há dois anos em Paredes de Coura. Apesar do cansaço, este dia ainda reservava concertos a figurar no top do Sudoeste 2007.

Com o seu (des)penteado e cara de desenho animado, Albert Hammond Jr., músico dos (pouco) exímios The Strokes, sobiu ao palco principal ainda o sol pairava naquele deserto alentejano. Reuniu uma pequena multidão e proporcionou-lhes, certamente, um concerto agradável. Já a mim, nem por isso. Mas confesso, apesar de tudo, que entre os The Strokes e o seu guitarrista a solo de Fender Stratocaster nipónica ao pescoço, venha de lá o segundo.
Seguiram-se os desinteressantes Razorlight, que na sua banalidade estrelada proporcionaram um concerto desinteressadamente chato. Entraram ao som dum tango repetidamente interrompido por uma batida poderosa em jeito de alerta para o que se seguiu. E o que se seguiu foi, nada mais nada menos, do que um tipo de branco, com umas calças apertadas a olhar com profundidade para as meninas da frente, sem descoser o seu ar sério e sentimental, enquanto soltava uma ventania morna do palco capaz de desarrumar o cabelo das adolescentes histéricas presentes. O guitarrista dava uns saltinhos tão tímidos que chegava a fazer lembrar o guitarrista do Avô Cantigas, comedido para não assustar as criancinhas. Até tenho medo de referir que tocaram uma música dos The Doors, pois ainda ficam tão tristes quanto eu fiquei.
Os Phoenix eu desconhecia e, como preciso de me alimentar para sobreviver, decidi ir jantar para poder estar em forma para a tempestade que se avizinhava no palco secundário. Mas, para não dizerem que não disse nada sobre eles, fica a nota de que o guitarrista parecia o Jack Sparrow do «Pirata das Caraíbas».
É difícil não ter ouvido pelo menos uma música de James, portanto, não poderiam ter começado o concerto de outra forma senão com um dos seus hits. Logo no início despacharam três das suas músicas mais conhecidas, “Born of Frustration”, “Tomorrow” e “Sit Down”, garantindo assim uma grande actuação, acompanhada desde o início por palmas e pelo coro de vozes da maior multidão da noite. O simpático e carismático Tim Booth mostrou como os James ainda sentem o que tocam, totalmente inebriado pela música e perdido em constantes espasmos que o assaltavam numa espécie de transe. É bom, mas cada vez mais raro, ver um músico entregar-se com tanta alma à sua música, sentindo-a e transmitindo essa energia aos que assistem. Acabei por não assistir até ao fim, pois outro concerto que aguardava com ainda mais interesse estava prestes a começar no palco secundário. Mas não duvido que se assim continuou até ao fim terá sido um dos melhores concertos do festival.
Aos Babylon Circus coube a simbólica tarefa de encerrar o palco principal da edição 2007 do festival do Sudoeste. E, num palco por onde passou uma grande variedade de países e estilos musicais, o festival só podia encerrar num verdadeiro ambiente festivo, contagiados pela energia dos dez elementos que compunham este circo. Percorreram o palco de forma incansável, transbordando energia para a multidão, e percorreram uma misturada de estilos que foram desde o Punk/Rock, à musica cigana, ao Reggae ou até ao Jazz, fazendo lembrar outros nomes que por ali tinham passado nos dias anteriores. Infelizmente, não fiquei até ao fim mais uma vez, pois para mim o fim do festival estava programado para o «Planeta Sudoeste».

Aí comecei o dia com 2008, banda a que ainda pude assistir ao último acorde e à saída dos seus elementos do palco. Foi um número que vi algumas vezes neste festival e se era por aqui que a banda queria marcar a diferença não foi bem sucedida, pois teve uma saída perfeitamente banal, com umas palminhas dos presentes e com a retribuição do gesto agradecendo de forma simpática.
Por distracção, e com alguma pena minha, acabei por perder os Tara Perdida, uma espécie de Xutos & Pontapés do underground português. Mas pelo que ouvi dizer foi dos concertos a dar mais trabalho aos seguranças, descansadinhos durante todo o festival sem terem que aturar mosh’s ou stage divings. Diz quem viu, e não foram poucos, que foi um grande concerto.
Os primeiros estrangeiros da noite foram os Guillemots, projecto que desconhecia até então. Compostos por bateria, sopros, contrabaixo e um vocalista/ teclista com ar excêntrico, sentado no órgão num cadeirão de madeira, mostraram o seu Rock cheio de pedais de efeitos e barulhinhos electrónicos. Não deixaram grande recordação.
Aguardados por uma grande multidão e sob uma música épica, entraram em palco os estreantes Of Montreal, um projecto que me passava um pouco ao lado, e contínua a passar, mas que pelo menos passou a constar nas minhas memórias. Isto porque dão um concerto no mínimo original, cheio de elementos teatrais a recriar um ambiente meio surreal. Em palco, os elementos chamavam a atenção com as suas roupas excêntricas, estando o guitarrista vestido de anjo, o vocalista de voz irritante vestido a qualquer coisa que não deu para perceber bem o quê (com direito a mudança de roupa a meio do concerto) e o tipo da parte electrónica num traje que fazia lembrar “A Morte”. Durante o concerto iam entrando em palco algumas figuras estranhas, tais como uma Lagosta gigante, um espécie de ninja todo vestido de preto e com uma máscara brilhante a cobrir a face, ou um tipo de fato e gravata que entrou aos saltos no palco, tipo pandeireta da tuna académica, e acabou muito direitinho a ler o jornal sem chatear ninguém. Há que reconhecer que foi um dos momentos mais interessantes do dia, independentemente do som não me dizer nada.
O concerto da noite foi, sem dúvida, para os igualmente estreantes ...and You Will Know Us By the Trail of Dead. Surpreendentemente, foram poucos os que assistiram ao excelente concerto que esta banda facturou. Com momentos de uma intensidade inigualável neste festival, a contagiar de uma forma arrebatadora aqueles que sabiam o que podiam esperar e decidiram assistir ao concerto, os Trail of Dead deixaram no palco «Planeta Sudoeste» uma actuação poderosa para o qual muito contribuiu o uso de duas baterias em simultâneo em algumas músicas. Alguma das músicas dos álbuns mais recentes, e mais criticados pelos seus fãs, resultam de forma esplêndida ao vivo, ganhando outra dimensão com a alternância dos membros entre os diferentes instrumentos e com a riqueza que esse factor proporciona. Para mim, este discreto concerto que passou ao lado da maioria, foi uma das melhores prestações a registar nesta edição do festival Sudoeste.
Com os The National, a banda mais aguardada pela maioria dos presentes no palco secundário, dei por encerrado o festival. Já tinha ouvido falar muito bem desta banda ao vivo e sou apreciador dos seus trabalhos em Cd, mas considero que o burburinho que se gera em seu redor é, em grande medida, um hype. E o concerto, apesar de ter momentos interessantes pela força das suas músicas, ficou muito aquém das minhas expectativas, não só pela má qualidade do som mas também pelo estado do vocalista Matt Berninger, totalmente embriagado e quase aos tropeções pelo palco, chegando, a dada altura, a esquecer-se da letra de uma das músicas. Sem ter que cair no discurso do politicamente correcto e basear a minha opinião sobre o concerto apenas nestes factores, tenho que admitir que esta decadência não é propriamente o que procuro num concerto daqueles. Talvez por o tipo de som não se enquadrar com aquela imagem.
No entanto, ficou demonstrado que o público tem a capacidade de tornar um concerto atrapalhado num belo momento, com a capacidade que tem de se abstrair do cambaleante vocalista, acompanhando em coro a banda e sentindo intensamente cada música do concerto. Fico à espera que os The National voltem para um concerto à imagem daquilo que sempre ouvi deles e com a força que ainda conseguiram fazer passar numa escala menor, na sua plenitude.

Para mim, a edição de 2007 do Festival do Sudoeste terminou aqui. Despeço-me com um grande obrigado ao Stage-Diving pelo convite para partilhar este relato, esperando contribuir sempre que possível, e assumindo como da minha total responsabilidade qualquer coisa mais ofensiva que possa ter dito.

Até breve,
Diogo Duarte



Fica o registo do autor de um blogue que é regularmente acompanhado pela redacção do Stage Diving e que respeitamos imenso (tal como esperamos que nos respeite a nós...). Fica um enorme bem haja pelo trabalho e pelo divertimento que esta colaboração proporcinou. Podia dissertar sobre a experiência que foi esta parceria de sismos provocados pela energia da dança e do stage-diving, com a força da música, mas acho que é uma autêntica perda de tempo e, se nem eu me interesso por esse tipo de devaneios pseudo-intelectuais (quando eu próprio sou um pseudo-intelectualoide de corrida)...
Torna-se fácil de destacar como a música e a opinião político-social (seja ela corrosiva, partidária ou não, inteligente, anti-sei-lá-o-quê) fundamentada podem trabalhar juntas e, provavelmente, uma disperta interessa em alguém a partir da outra. Quem acompanha o Sismógrafo percebe que as suas temáticas rondam muito estas temáticas, ainda que fujam a correntes de pensamento que se observem no quotidiano de cada qual ou socialmente aceites. A cultura e o pensamento político devem trabalhar juntos, tanto por se tornarem mais acessíveis e inteligíveis, mas também porque a cultura faz parte do dia-a-dia de cada um e a política devia fazer também (não digo que votar seja bonita e essas coisas todas, deixo isso ao critério dos subjectivos; digo, sim, que o ser humano é político e as suas acções nesse sentido não se ficam pelo voto). O acto de compreender sobrepõe-se à simples observação; para compreender, todos os meios e pontos de vista constituem uma necessidade.

Agora, vamos procurar mais algumas colaborações... Parto em busca de alguém que tenha fotos e que esteja disposto a partilhá-las connosco.

Terminado este mergulho especial no mundo dos festivais, o stage deixa o contador de sismos para retomar o rumo que tem vindo a assumir.
Mais um grande obrigado ao Sismógrafo!

quinta-feira, agosto 09, 2007

Sudoeste 07 - terceiro dia


Ao 3º dia de festival, as noites incompletas ou mal dormidas já começavam a pesar no corpo dos presentes. A afluência também era cada vez menor, em comparação com o primeiro dia, apesar de ainda restarem alguns grandes nomes e concertos para pôr o pessoal a mexer. No palco principal o destaque ia para os The Streets, os Australian Pink Floyd e os Groove Armada, enquanto que no palco secundário os concertos mais aguardados eram os de Vanessa da Matta, Patrick Wolf e Koop.
Ainda antes de iniciar o dia musical, e para ajudar ao cansaço, tive a infeliz oportunidade de assistir ao rebentar de um dos elásticos que segurava o Smart que era usado no Bungee Car, uma espécie de bungee jumping mas dentro dum carro. Foi um susto dos diabos ver aquela coisa pequena às cambalhotas no ar com pessoas lá dentro, ver os vidros a estilhaçar e tantos outros bocados do carro a soltarem-se. Felizmente, tudo acabou bem e os ocupantes do veículo só sofreram umas escoriações. Curioso foi notar que passados dois minutos do sucedido, já se formava uma nova fila de jovens imberbes ansiosos por entrar dentro do carro e sentir aquela adrenalina que os “acidentados” sentiram. Mas os coitadinhos sofreram uma desilusão, pois o divertimento foi interrompido temporariamente, como não podia deixar de ser, para tratar dos estragos e repor a ideia de segurança necessária àquele tipo de actividades.

Como o remédio para o susto só podia vir de uma boa dose de música, fui imediatamente tratar disso e é do que falarei em seguida. No palco principal, o dia começou com os Air Traffic. Em tempo de crise na segurança aeronáutica, estes controladores aéreos não me descansaram nada. Não sei se estava muito distraído, mas não houve nada de importante assinalar sobre a sua prestação. Uma banda rock com piano, às vezes perto da balada e outras a acelerar mais. Uma proposta não muito estimulante que não servirá para mais tarde recordar.
O segundo já me despertava muito mais interesse: Sérgio Godinho. Artista incontornável no panorama musical português, brindou algumas gerações com a sua música e palavras. No Sudoeste apresentou-se de forma muito descontraída e totalmente despretensiosa, o que lhe garantiu um concerto muito agradável. Entrou pelo palco a correr sob o lusco-fusco e debitou desde logo alguns clássicos e outros êxitos mais recentes: “Às vezes o amor”, “O rei vai nu”, “A democracia” ou “Marcha centopeia”. Sempre comunicativo e com um sorriso na cara, Sérgio Godinho descansou o fim de tarde com a sua voz já histórica, vivida e nostálgica.
Seguiu-se outro português, este mais recente e humilde reconhecedor da sua divida para com Sérgio Godinho; falo de Sam the Kid. Confesso que a sua música me diz pouco, mas é preciso reconhecer que ao vivo ganhou muito com a presença de uma banda: o baixo enchia o som de uma forma contagiante e a bateria, muito mais orgânica, dava outra dimensão à música. Foi o primeiro a compor a multidão em frente ao palco e a arrancar um monumental coro com a música Abstenção. Foi engraçado ver o público a gritar a alto e bom som, com toda aquela convicção efémera das massas, “o povo unido jamais será vencido!”. Após este momento inicial o concerto esmoreceu um pouco e dispersei-me por outras andanças até ao final do mesmo. Ainda fui a tempo de assistir a um momento muito simpático, em que Samuel Mira chama ao palco, em jeito de homenagem, o seu pai e a sua irmã que contemplaram e acenaram à multidão meio envergonhados.
Pouco depois foi a vez de as ruas invadirem o palco do Sudoeste com a sua poesia. The Streets era um dos nomes mais aguardados da noite pelos presentes e até eu mesmo tinha alguma curiosidade em ver como o projecto resultava ao vivo e naquele ambiente. O concerto não me fascinou mas teve alguns momentos interessantes, com Mike Skinner muito comunicativo, dirigindo-se ao público frequentes vezes no seu português macarrónico: “Mãos em cima”, “Saltem!” e por aí fora. A assinalar ainda um baixo poderoso que lançava um vento das colunas capaz de me despentear as pestanas, fosse nas incursões feitas ao Drum’n’Bass, ao Reggae ou ao Hip-Hop.
Devido a um atraso no voo dos Groove Armada, o seu concerto passou para último lugar e assim os Australian Pink Floyd tocaram antes. O meu pensamento para estes tipos era: “e porque não ver uma banda de tributo aos Pink Floyd num palco gigante e perante umas 30 mil pessoas?” Muito se fala sobre este projecto e há até quem diga que esta banda toca as músicas ainda melhor que os originais; eu cá não duvido. Mas confesso que se fosse ver Pink Floyd ao vivo não os queria ver a tocar tudo perfeitinho, presos aos Cd’s e esse tipo de coisas. Queria uns Pink Floyd como estes habituaram quem os conhece: genuínos e criativos, a divagar pelas suas paisagens sónicas e psicadélicas. Sobre esta versão australiana só tenho a dizer que são um grande fiasco: o instrumental é exactamente igual aos Cd’s, sem tirar nem pôr, e apenas a voz destoa grandemente. Diga-se que isto tira toda a magia e interesse da banda, pois tocar igual não é difícil; o verdadeiro mérito está no criar e no recriar. E é aqui que reside o absurdo da sua existência, pois não se pode exigir que toquem como os Pink Floyd, que improvisem sobre músicas que não são suas, com sentimentos que não totalmente seus. Isto levanta uma questão interessante: mas que raio faz uma banda de covers num festival deste tamanho e ainda por cima como cabeça de cartaz? Fica para reflectir.
No palco principal, a noite acabou com os Groove Armada num concerto que não podia agradar mais nesse fim de dia cansativo. Inesperadamente agradável, fechou a noite numa espécie de embalo, com a voz doce da vocalista acompanhada por muitos sing-alongs do público festivaleiro. O som estava incrivelmente bom, com uma definição do melhor que ouvi durante todo o evento, carregado de groove mas sem nunca perder a suavidade e a calma que transmitia. Cativava e electrizava os corpos em movimentos dançantes sem nunca cansar demais. A Herdade da Casa Branca não se podia ver invadida por uma armada melhor do que esta.

A par de Groove Armada, o concerto de Patrick Wolf no palco secundário foi o melhor do dia. Antes dele ainda assisti aos Eta Carinae, uma banda brasileira, que não deixou grande recordação; a Vanessa da Matta, que frustrou a minha curiosidade e as ideias que me tinham incutido sobre os seus concertos, cantando sobre banalidades e frases que se perdem num vazio pseudo-intelectualoide (talvez contagiada pela presença de Tiago Bettencourt, dos Toranja, minutos antes no mesmo palco); e Sondre Lerche, um tipo norueguês com cara de gozão, mas que demonstrou, com os seus pupilos, estar a passar um bom bocado em cima do palco e a transmitir com sucesso esse sentimento aos que assistiam ao concerto.
Mas a maior romaria no palco secundário, durante os quatro dias, deu-se com o concerto de Patrick Wolf. O público estendia-se muito para lá dos limites da tenda para assistir ao concerto explosivo que esta figura andrógina registou na edição do Sudoeste deste ano. O som de Patrick Wolf, para quem não conhece, é algo de bastante agradável e original. Às vezes podemos encontrar parecenças com Antony and the Johnsons ou até com os Arcade Fire, por causa dos violinos, mas a sua música percorre o Jazz, o Folk ou até alguma música erudita. Logo que entrou no palco foi possível perceber a quantidade de gente que lá estava para o ver, com algumas raparigas a lançar uns gritos histéricos e a darem uns saltinhos frenéticos. Mais um concerto a que deu prazer assistir, com uma personagem muito interessante pela sua sensualidade e presença em palco. Todo maquilhado e com brilhantes na cara e no corpo, sapatos de verniz, calções curtos e justinhos adequados à sua figura esguia, colares de bolas à volta do pescoço ou pendurados à cintura: era esta a indumentária que prendia todo o público. Para desespero dos seguranças, Patrick Wolf não se cansou de andar pelo meio do público, de ser apalpado, de ver as suas roupas quase destruídas e tudo mais. Não tardou muito para que ficasse em tronco nu e para que voltasse mais não sei quantas vezes para junto dos fãs, alternando com umas quantas quedas aparatosas e reboladelas em cima do palco. Certamente que este será um concerto a ficar na memória de muita gente e é ainda mais certo que serviu para alimentar o desejo de um regresso para breve.
A noite terminou com Koop, que deixou no ar uma atmosfera muito própria. Se não fosse o pó, seria impossível escapar à sensação de que estávamos num club de Jazz. Em contraste com os fatos elegantes dos músicos e o vestido glamouroso da cantora jazz Hilde Louise Asbjørnsen, a dupla Magnus Zingmark e Oscar Simonsson vestia uns tops curtinhos. Passaram o concerto muito discretos, escondidos atrás das suas mesas de mistura e instrumentária electrónica quase ofuscados pela pequena orquestra que os acompanha. Mais um concerto que gostava de ver com os outros olhos e com outros ouvidos num sítio diferente.

Amanhã há mais!

quarta-feira, agosto 08, 2007

Sudoeste 07 - segundo dia

Para um tipo que foi para a Zambujeira do Mar sem grandes expectativas, o segundo dia reservava alguns objectos de curiosidade mas nada de absolutamente incontornável. Sem a riqueza e diversidade do primeiro dia, era Bonde do Rolé que chamava mais a atenção no palco secundário, pois apesar da música intragável as suas prestações ao vivo já são míticas e, no palco principal, o meu interesse ia quase todo para os Cypress Hill e para os Cinematics, sobrando ainda qualquer coisinha para os Buraka Som Sistema, que deram um novo folgo ao kuduro e ficaram demasiado pequenos para caber neste país à beira mar plantado.
Antes de continuar, fica já o primeiro comentário: a tal banda de música e mensagem intragáveis, os Bonde do Rolé, deram o concerto da noite e um dos melhores de todo o festival. Posto isto, avancemos que eu já lá chegarei.

A primeira paragem do dia foi no palco principal para assistir ao concerto dos Cool Hipnoise, a quem coube a tarefa de substituir uma banda qualquer que tinha cancelado a sua presença. Concerto sem grandes apontamentos mas que ainda assim serviu para pôr as centenas de presentes a dançar e a fazer barulho. A isso não foi alheio o pedido da banda, que se inspirou na melhor poesia de retrete para realizar esta rima: “Hey Zambujeira, faz uma barulheira!”. A seguir veio Armandinho, nervoso com a sua estreia fora do Brasil, trocava as palavras mas sem nunca perder a simpatia. O público presente pareceu gostar e Armandinho ainda pediu no fim “uma salva de bandas” para os seus músicos. Eu cá acho que o que ele queria pedir era uma salva de palmas, mas o que é certo é que a seguir veio mesmo uma salva de bandas e a maioria passou-me ao lado.
Ido o Armandinho, entram os Outlandish que me prenderam durante longos 5 minutos e me abriram o apetite para uma boa jantarada. Ainda deu para ver quatro tipos a rappar com um ar meio perdido, metade do público indiferente e a outra metade a dançar (aquela metade que, por qualquer força estranha da natureza, até costuma dançar com a publicidade nos intervalos das bandas), e a banda fascinada e agradecida a despedir-se com umas fotografias à multidão para mais tarde recordar.
Com a barriga cheia e com um passeio dado pelo local, julgava-me preparado para receber os Cinematics, grupo que em CD não me convenceu totalmente por ser demasiado parecida com aquela banda chamada Editors que, por sua vez, é demasiado parecida com Interpol. Atenção que, contrariamente a Cinematics, considero Editors e Interpol duas bandas excepcionais, não há é paciência para a banda que segue a banda e por aí fora sem que a isso acresça qualquer novidade. O concerto começou com simpatia, teve bons momentos, como quando tocaram a música Break, mas não chegou para convencer, sendo tão cansativo como a versão em CD. Banda sem grande originalidade, com as influências mencionadas, e outras como Arctic Monkeys, sempre presentes em demasia.
Frustrada a esperança que tinha de que Cinematics ainda me surpreendesse, ainda restava a vinda dos Cypress Hill que aguardava com ainda mais interesse. Estes rappers são um verdadeiro clássico e dispensam apresentações. Os melhores dias já lá vão, pelo menos em termos de popularidade, mas o que é certo é que a prestação no Sudoeste serviu para confirmar que ainda estão em grande forma. Muito power e muita entrega, tanto dos músicos como do público, a confirmar que não é preciso ter a batida mais poderosa do mundo para pôr dezenas de milhares de pessoas a saltar. Sempre simpáticos e comunicativos, falando para o público em castelhano, a banda despediu-se com a "Rock Superstar" e com uma entrega de abraços e beijinhos para a fila da frente do concerto. Nota ainda para o traje do B-Real que veio equipado a rigor para a visita ao deserto, cobrindo a cabeça com um turbante ao melhor estilo das arábias.
Para fechar, veio o electro-kuduro (ou lá o que é aquilo) dos Buraka Som Sistema. Prova de fogo esta para o grupo que, salvo o erro, não tem nenhum membro habitante da Buraca. Com o nome a crescer lá fora e a ser mencionado nas melhores revistas com críticas lisonjeadoras, os Buraka tiveram a tarefa de fechar o maior festival do país. Uma aposta da direcção do festival com um final indeterminado mas que, apesar de tudo, acabou por correr bem. A prestação não foi muito consensual e eu faço parte da facção a quem o concerto não agradou, mas o que é certo é que poucos arredaram pé e, da grande maioria que se encontrava virada para o palco, eram poucos os que não dançavam. Logo aqui já há uma vitória: pôr as massas a dançar um estilo durante muito tempo marginalizado: o kuduro. Salvo este mérito, o som é pobre e demasiado cansativo, composto por uma batida repetitiva, um inicio de música sempre igual e uma vocalista que entra numa histeria infernal até ao fim do concerto. Confesso, no entanto, que me juntei ao coro da música que tem como refrão “filho da puta”, arremessando o meu impropério a ninguém, tal como fazia a maioria; mas depressa me cansei e conclui que a experiência teria sido bem mais libertadora quando, com os meus 5 anos, descobri que devia ser muito porreiro gritar asneiras só pelo prazer de chatear o pessoal.

No “Planeta Sudoeste”, assisti às prestações de Nastio Mosquito, Data Rock e Bonde do Rolé. O primeiro é uma espécie de poeta angolano que disserta sobre vaginas (ou mesmo conas), sobre pintelhos e mulheres bonitas ou feias. Não percebi bem se aquilo era um tipo bem senil ou uma tentativa de fazer stand-up comedy, mas desisti de tentar perceber e achei aquilo espantosamente terrível. No entanto, o tipo alternava esse número de stand-up com música e aí as coisas mudavam de figura: as letras tornavam-se interessantes, a voz dele igualmente e o som, com um tipo a divagar numa guitarra cheia de efeitos, ganhava outro poder. O que é certo, é que os presentes pareciam gostar mais da avalanche de parvoeira que o tipo debitava e lá fui eu, solitário, à procura de poiso melhor (ou então fui comer uma fartura, já não me recordo bem).
Depois de me perder pelo recinto e pelos artistas do palco principal, lá voltei à pequena tenda de circo para assistir ao concerto dos Data Rock, um grupo meio estranho constituído por quatro tipos de fato de treino vermelho, capuz na cabeça e óculos escuros. Foi um momento muito divertido, ver estes atletas de jogging a puxar constantemente pelo publico e a executar interessantes exercícios de aeróbica. O público vibrou o concerto todo, sempre a saltar e com um sorriso na cara com as prestações e coreografias dos artistas.
Enquanto isto, pelo recinto falava-se dos Bonde do Rolé e alimentavam-se as histórias e os mitos em torno dos seus concertos bombásticos. Símbolos do Funk da Favela que fez explodir no Brasil grandes concertos orgiásticos, este grupo liderado por uma rapariga pequenina mas meio possuída de nome Marina, tinha-me provocado um certo asco auditivo à primeira escutadela. O que é certo é que as histórias são tantas que o interesse em vê-los ao vivo não esmoreceu e só posso ficar satisfeito com isso. O concerto foi uma verdadeira bomba: a tal Marina não parou de saltar um segundo, tirou ovos de dentro das cuecas enquanto pedia ao público para “soltar a franga”, lambia os sovacos e pedia aos presentes para fazer o mesmo de forma a satisfazer o fetiche com axilas do DJ. O público extasiado respondeu à medida e passou metade do concerto a gritar “Marina mostra a vagina!” para grande alegria da artista. O outro vocalista também não parou um segundo, mas confesso que a minha atenção foi quase toda para a essa rapariga de fato de banho que partilhava as funções com ele, e estou certo de que compreenderão porquê. A tal Marina provou que se pode ser gordinha, baixinha e cheia de celulite e ainda assim transpirar sensualidade: bastava estar atento aos comentários de alguns rapazes e ver os olhares bicudos que saiam do público em direcção ao palco. Os Bonde do Rolé, depois desta prestação explosiva de onde saltaram poderosas fagulhas até ao canto mais remoto do recinto, ainda voltaram a aparecer no palco principal durante o concerto dos Buraka Som Sistema para partilhar com estes mais uns passos de dança e outra música qualquer meio intragável.

Nota ainda para o saltinho que dei ao palco do reggae, aonde tive a oportunidade de assistir a alguns minutos do concerto dos Soldiers of Jah Army. Antes de mais, há que referir que a visita a esta área é uma experiência social interessante pois é sempre divertido ver inúmeras tias da linha de Cascais, com os seus cabelos descolorados e bronze cenoura, a partilhar um pezinho de dança com pessoal com rastas até aos pés e roupas tricolores feitas de cannabis. Já os Soldiers of Jah Army não foram uma experiência tão interessante: um vocalista com uma voz que de tão fininha que era roçava mesmo o ridículo, um baixista albino com longas rastas, e o mesmo vocalista a cortar o balanço da música reggae com uns solos rock inconsequentes, daqueles mesmo chatos.



O mergulhador honorário, representando o Sismógrafo,
Diogo Duarte

terça-feira, agosto 07, 2007

Sudoeste 07 - primeiro dia

Diogo Duarte, do Sismógrafo

É bem sabido que o excesso de festivais que começam a haver em Portugal e o esgotamento das grandes reservas de ouro musicais provocado pelo Superbock Superrock, acabam por desequilibrar em grande medida os cartazes daqueles que foram os primeiros eventos do género a ser realizados em Portugal. Por isso, o festival do Sudoeste já teve cardápios mais consensuais do que o desta 11ª edição. Mas que não se julgue que foi por isso que deixou de reunir um bom número de grandes nomes com capacidade para justificar a deslocação de milhares de pessoas à Herdade da Casa Branca. E a prova disso mesmo é que o primeiro dia deste edição bateu o record de afluência aos dias de abertura dos festivais, com 40 mil pessoas a receber Manu Chao e Damian Marley.
Eu não fazia parte da camada da população psicologicamente afectada com a necessidade de me deslocar à Zambujeira do Mar, mas a oportunidade surgiu e não e hesitei. Contrariando as minhas previsões iniciais, o balanço final é bastante positivo e guardo comigo uma série de concertos memoráveis. O festival do Sudoeste, não fornecendo um cartaz muito equilibrado, tem a vantagem de reunir um número muito diversificado de bandas e estilos diferentes, e isso acabou por ser fundamental para esta opinião.


O primeiro dia do festival era, sem dúvida, o mais rico em termos de cartaz, contando com nomes como Gilberto Gil, Damian Marley e Manu Chao no palco principal ou The Noisettes e Camera Obscura no palco “Planeta Sudoeste”. Contrariamente aos dias que se seguiram, em que alternei mais entre os dois palcos, foi no principal que concentrei as minhas atenções. Comecei o dia com uma visita ao palco secundário para ver Claud, uma cantora de rosto forte que dissertava sobre ódio, cozinha e cacilheiros ao som de música electrónica e música tradicional portuguesa, e as outras visitas que registei ao mesmo palco serviram apenas para dar uma espreitadela a Lonely Dear e a Wraygunn. Com os primeiros fiquei-me por esta observação do vocalista: “estamos muito contentes por estar nos confins da civilização, e sim, sabemos tudo sobre vocês. Obrigado por virem receber este grupo de americanos”. Depois desta tentativa de mensagem simpática que provavelmente se assemelharia a algo que uma civilização superior extraterrestre diria em contacto com os hábitos estranhos dos terráqueos, achei que o melhor era ir dar uma volta e esperar por algo melhor. Já Wraygunn nunca me convenceu e ainda não foi desta. Tenho que admitir que o que vi deste concerto foi o mais perto que esteve de me impressionar, mas continuo a achar que os Tédio Boys geraram projectos bem melhores do que este badalado grupo. No concerto, Paulo Furtado prometeu o minuto mais infernal do evento ao subir uma das traves que suporta a tenda de circo, mas esqueceu-se que há dois anos, no mesmo dia da sua actuação nesse mesmo palco, três bandas diferentes realizaram essa proeza fantástica: D3O, The Vicious Five e The (Internacional) Noise Conspiracy. Mais uma vez, a acrobacia deixou-me com um sabor a nova desilusão e lá fui eu divagar pelo recinto.

No palco principal, a actuação da noite ficou a cargo de Manu Chao, proporcionando aos presentes quase 3 horas de concerto alimentadas por inúmeros encores. Num dia que começou com África, passou por Espanha, pelo Brasil, pela Suécia e pela Jamaica, o fim só podia ser algo que reunisse o mundo inteiro e gritasse bem alto o sabor da globalização. Curiosamente, este artista que é geralmente apelidado de anti-globalização, é, a rigor, um símbolo da multiculturalidade. Agregando os sons de todos esses países, cantando em português, em castelhano, em francês e em inglês, entrapado num misto de roupa freak duma festa transe dos subúrbios com um barrete de camponês andino, Manu Chao mostrou a globalização da diversidade que defende e deixou à porta a do preconceito e da hegemonia. No palco, passou um verdadeiro furacão da abstracção comprometida que a música devia ser, deixando no ar a mensagem de que “outro mundo é possível”. Uma voz com a vida do terceiro mundo, guitarras a rasgar numa raiva Punk nada gratuita e carregada de alegria, foram o tónico perfeito para a explosão que se verificava nos quase 40 mil presentes com os corpos em movimento frenético. O poeta e ensaísta Hakim Bey talvez tenha razão: há Zonas Autónomas Temporárias a derrubar as restrições à dança frenética dos corpos e às ideias livremente gritadas ou impressas. A música de Manu Chao encaixa bem nessa definição ao proporcionar um verdadeiro local de autonomia temporária. Com este concerto sonhador e num dia carregado de alguma mensagem com conteúdo social, a pergunta que fica no ar é: aonde é que costuma andar esta juventude que se entrega com tanta facilidade aos ritmos do mundo e grita com tanto fulgor a ideia de um mundo melhor? Talvez no fundo duma garrafa de cerveja? Juventude ambígua esta.

Ainda antes deste concerto memorável passaram outro nomes gigantes pelo palco principal. O dia começou com a beleza e a jovialidade africana de Mayra Andrade, que carregou na sua voz rouca mas infantil a simpatia e o calor do continente negro num recinto iluminado pela luz tropical do pôr do sol. Em seguida, vieram os Ojos de Brujo com uma vocalista de pluma verde ao pescoço, saia de sevilhana e sapatos estrondosos, a debitar poesia sobre a liberdade ao som duma banda sonora cigana, com elementos de Ska e um espectáculo de sapateado com sevilhanas, que conseguiu, de forma exímia, pôr todos os festivaleiros a dançar e levantou a primeira nuvem de pó do festival.
Os I’m From Barcelona, que afinal são da Suécia, eram outro dos nomes esperados por alguns presentes e se em CD é bem desinteressante, ao vivo mostrou-se um projecto bem divertido com os seus cerca de 30 elementos. A banda tem uma entrada épica ao som de “Barcelona” dos Queen que permite que os elementos entrem todos numa invasão interminável. Parecia que o autocarro duma qualquer excursão tinha parado junto ao palco e fornecido um carregamento de turistas equipados com calções de banho e camas insufláveis para a piscina debaixo do braço. Apesar do palco parecer a estação de Santa Apolónia em hora de ponta, a presença dos músicos no palco era harmoniosa e divertida, sem que ninguém atrapalhasse ninguém: enquanto meia dúzia tocava, os restantes vinte faziam bolinhas de sabão, abraçavam-se e andavam aos pulos pelo palco a brincar com balões. O vocalista da banda, se repetir a brincadeira quando voltar a Portugal e este blog for famoso, receberá certamente o prémio Stage-Diving por ter decidido passear sobre o público em cima dum colchão da praia. Apesar das dezenas de indivíduos a cantar em cima do palco só se ouvia a voz de duas, e a música é tão pobrezinha que o que safou mesmo foi o circo que ali se instalou.
Gilberto Gil veio logo a seguir e, diga-se de passagem, não é todos os dias que temos a oportunidade de ver um Ministro da Cultura de guitarra na mão a entrar por um palco a dentro aos pulos. Apesar de não ter faltado ritmo à actuação do sr. Ministro, os pontapés na gramática deste sujeito bem cotado no governo brasileiro e as falhas na sua voz enfraquecida por uma certa rouquidão também não quiseram deixar de iluminar os festivaleiros. Mas a actuação foi interessante e estimulante o suficiente para me ter feito questionar sobre o fosso enorme que existe entre a espontaneidade e a genuinidade da música e o artifício da arte retórica e da mentira política. E custa a crer que alguém possa estar ao mesmo tempo nos dois lados com a consciência tranquila. Outra nota para os primeiros avisos dos seguranças aos flashes das máquinas fotográficas que disparavam do público, provavelmente na tentativa de evitar que alguma delas apanhasse uma carantonha feia que não fosse possível conjugar com o estatuto de ministro que o músico tem que assumir de vez em quando. Damian Marley foi o músico que antecedeu Manu Chao e, pelo menos para mim, deixou um gostinho a prestação insonsa. Apesar de se ter livrado bem do peso do pai que transportava às costas com uma entrada contagiante, o primeiro concerto reggae foi esmorecendo cada vez mais até se perder na banalidade. Algo afectado pelo estrelato, o que dificultou o trabalho dos fotógrafos de serviço presentes que apenas podiam fotografar com uma autorização prévia, Damian Marley deixou a impressão que está a anos de luz da imagem do pai e da mensagem que este deixou ao mundo. Nem as suas letras sobre justiça, sobre a paz e sobre o rastafarianismo chegaram para convencer do contrário pois ficaram diluídas na burocracia gerada para tirar uma única fotografia. Mas uma coisa é certa: é mesmo filho de Bob Marley e os olhos não enganam ninguém, são os do pai: semicerrados e inchados, talvez para se proteger duma nuvem de fumo insuspeita que pairava nas redondezas.

Contudo, o primeiro dia foi o mais equilibrado e o que registou melhores concertos dos quatro dias de festival. Manu Chao foi o ponto alto, mas no palco principal todas as bandas proporcionaram momentos interessantes e contagiaram de forma sublime os presentes que dançaram toda a noite de forma enérgica e frenética, fosse ao som das guitarras do reggae, do balanço africano ou da velocidade do punk/ ska.


Convidado especial do Stage-Diving e actual contribiudor da redacção mergulhadora

Outra grande aquisição

Habituados a conhecer o DJ/Productor pelo seu Acid Jazz em DJ set, em 2004, os seus fãs foram assaltados por uma grande surpresa: o novo álbum não só era pela grande Blue Note - a maior editora de Jazz a nível internacional - como trazia acompanhamento instrumental, esquecendo a fórmula das remisturas com Bossa Nova, integrando-a real e finalmente na sua música.


Nicola Conte enveredava por novos caminhos quando se experimentou pela primeira vez como Guitarrista-Maestro de uma banda no álbum Other Directions, deixando para trás os tempos do DJ com perdição pelo Jazz Bossa Nova. Neste trabalho, o italiano provou ser capaz de compor e produzir um álbum de melodias que se podem vir a tornar standards de Jazz nos tempos próximos, mostrando-se também um excelente interprete das músicas que já são standards. O título de 2004 não pôs de parte a grande ligação que a música do productor tinha com a Bossa Nova brasileira, pelo contrário, ao invés de a utilizar para atribuir às suas producções uma força dançável, usou-a as raízes quentes do Brasil para embelezar e suavizar o seu Jazz frenético e “ácido”. A banda desempenha um papel colossal nesta obra, já que os instrumentais estão muito bem conseguidos, principalmente os seus improvisos conseguidos com uma excelência bem estudada e perfeitamente enquadrada nas músicas.

Other Directions foi o único trabalho de Nicola Conte editado pela Blue Note e também o seu álbum mais marcante.

Novo de Cat Power

A bela Charlyn Marshal, mais conhecida como Cat Power, vai lançar The Covers Record 2, sucessor do título editado em 2000, no qual a artista interpretava temas de Lou Reed, de Rolling Stones e de Daniel Johnston, entre outros.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Gentle Giant

Deixo-vos mais uma pequena demonstração do génio dos senhores do Rock-Progressivo. É o meu pequeno onanismo:

Knots & Octopus Features

Editors em Portugal

Para compensar o cancelamento do seu concerto no festival do Sudoeste, os Editors marcaram para o final do presente ano o regresso a Portugal. No dia 16 de Novembro, os britânicos trazem para aprensetar no Pavilhão do Restelo, em Lisboa, An End Has a Start, editado no presente ano. O sucessor de Back Room assegura o rumo próprio que a banda assumiu com a sua estreia discográfica, à semelhança dos nova iorquinos Interpol, diferenciando-se das restantes bandas de Post-Punk (cópias exactas de Joy Division ou destas duas bandas, mais importantes dentro do estilo actualmente).

sexta-feira, agosto 03, 2007

Arctic Rascals?

O líder dos Arctic Monkeys, Alex Turner, vai gravar álbum com Miles Kane, dos Rascals. Miles, para além de ter tocado com os Monkeys em alguns concertos, participou numa faixa do mais recente trabalho dos miúdos de Sheffield, Favourite Worst Nightmare. O trabalho tem estúdio marcado em França, no presente mês de Agosto, e ainda não tem data prevista para o lançamento.

Nova aquisição

Aquele que considero ser o melhor álbum de Hip Hop:


Instrumentais riquíssimos e as excelente participações de Erykah Badu e de Mos Def. Um álbum que remete muito aos influentes e eternos Blues, numa tristeza bela e melodiosa. The Roots reinventaram o Hip Hop ao longo da sua já longa carreira, procurando as suas bases e remetendo sempre às raízes. Este álbum é uma obra-prima do estilo, excedendo tudo o que dele se poderia esperar; quem julga já ter ouvido tudo no Hip Hop, se ainda não passou por este álbum, tem uma lacuna nessa conclusão. Há muito por descobrir em Things Fall Apart.

E as raízes do Hip Hop que os Roots apresentam tão claramente, por detrás da capa a preto e branco, não se ficam pelas sonoridades. Estendem-se mesmo ao objectivo primeiro do Hip Hop: levar o podre dos guetos ao mundo, levar a revolução com a alma de um negro nascido para música. As letras detêm uma revolta silenciosa por entre a crítica social tão forte que contém cada música.
Infelizmente, o Hip Hop tem sido desviado desta premissa original pelas massas e pelo dinheiro que produz. Fala-se de mulheres, sexo e tiros sobre uma batida repetitiva, esquecendo a revolta e as sonoridades ricas em melancolia que começou o estilo.
Felizmente, esse não é o caso dos Roots, muito menos deste trabalho.

quinta-feira, agosto 02, 2007

Sudoeste 07

Um enviado especial já se encontra na Zambujeira do Mar. Não faz parte da "redacção", fazendo parte de uma experiência sem propósito algum para além do de cobrir o evento. Não vai, portanto, haver nenhum membro novo; esta é uma ajuda preciosa que alguns colegas me cederam.

Os textos devem ficar online no final da 11ª edição do Sudoeste.

Leave Me Here - Cult Of Luna

The Smoke Will Lead You Home - Logh

quarta-feira, agosto 01, 2007

Not New and no Order

Peter Hook, baixista dos 'falecidos' Joy Division, afirma que os New Order não podem continuar sem ele, contrariando o que tem sido dito pelos músicos que já vieram da banda de Ian Curtis. Para Hook a banda acabou e só resta negociar os direitos das músicas.

Tudo isto está esclarecido no Myspace de Peter Hook, onde deixou mesmo a mensagem "see you in court!" para o que resta dos New Order.